Desenvolvimento de modelos substitutivos para ensino da técnica de coleta de líquido cefalorraquidiano em cisterna magna de cães
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80611 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Dra. Simone Tostes de Oliveira Stedile |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências VeterináriasStedile, Simone Tostes de OliveiraSoares, Andrea Ariane Matias2023-02-15T18:07:13Z2023-02-15T18:07:13Z2021https://hdl.handle.net/1884/80611Orientadora: Prof. Dra. Simone Tostes de Oliveira StedileDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Defesa : Curitiba, 08/04/2021Inclui referênciasResumo: O líquido cefalorraquidiano (LCR) envolve o sistema nervoso central, atuando em sua nutrição, remoção de metabólitos e como proteção para trauma. Sua análise laboratorial é importante para verificar alterações e doenças neurológicas. Para tal, faz-se necessário a coleta do LCR que pode ser feita na cisterna magna ou na região lombar. Para uma análise correta é preciso uma coleta sem contaminação sanguínea e isso depende da experiência do médico veterinário responsável pela coleta. Atualmente o ensino da técnica é realizada com uso de livros, fotos, vídeos e cadáveres, porem tais métodos não permitem a aplicação e repetição da técnica, dessa forma o desenvolvimento e validação de métodos alternativos para ensino da técnica de coleta de LCR torna-se importante para o ensino dos médicos veterinários e futuros profissionais. Foram desenvolvidos dois modelos de cães de pequeno e grande porte, um com uso de líquido artificial e outro com sensores para mimetizarem o LCR. Os modelos foram validados por especialistas e aplicados à médicos veterinários. Os modelos foram considerados úteis para o ensino da técnica de LCR, sendo semelhantes ao animal e podem, potencialmente, contribuir para a redução da curva de aprendizado.Abstract: The cerebrospinal fluid (CSF) surrounds the central nervous system, acting in its nutrition, removal of metabolites and as protection from trauma. Its laboratory analysis is important to check for neurological changes and diseases. For this, it is necessary to collect the CSF, which can be done in the cisterna magna or in the lumbar region. For a correct analysis, a collection without blood contamination is necessary and this depends on the experience of the veterinarian responsible for the collection. Currently, the teaching of the technique is carried out with the use of books, photos, videos and cadavers, however such methods do not allow the application and repetition of the technique, thus the development and validation of alternative methods for teaching the technique of CSF collection becomes important for teaching veterinarians and future professionals. Two models of small and large dogs were developed, one with the use of artificial liquid and the other with sensors to mimic the CSF. The models were validated by experts and applied to veterinarians. The models were considered useful for teaching the CSF technique, being similar to the animal and can potentially contribute to the reduction of the learning curve.1 recurso online : PDF.application/pdfLiquido cefalorraquidianoNeurologiaMedicina VeterináriaDesenvolvimento de modelos substitutivos para ensino da técnica de coleta de líquido cefalorraquidiano em cisterna magna de cãesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDREA ARIANE MATIAS BONRRUQUE.pdfapplication/pdf1701797https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80611/1/R%20-%20D%20-%20ANDREA%20ARIANE%20MATIAS%20BONRRUQUE.pdfbc4581a7ba85408c98da4ece4fbec9e3MD51open access1884/806112023-02-15 15:07:13.966open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80611Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-15T18:07:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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