O Método Tandem como sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira : Progranma Tandem-Celin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruano, Bruna Pupatto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29850
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Ruth Bohunovsky
id UFPR_6b93a817102d417e1b6edb15ea6120e0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29850
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ruano, Bruna PupattoBohunovsky, Ruth, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-05-07T21:15:07Z2020-05-07T21:15:07Z2012https://hdl.handle.net/1884/29850Orientadora: Profa. Dra. Ruth BohunovskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 21/12/2012Bibliografia: fls. 101-106Área de concentração: Estudos linguísticosResumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir o método de aprendizagem autônoma de língua estrangeira conhecido como Tandem. Para tanto, traça-se um panorama geral do método, desde sua concepção na Alemanha, em 1960, até sua aplicação nos tempos atuais por meio de novas mídias e tecnologias. Há também um capítulo descritivo a respeito do que existe sobre o tema no contexto brasileiro. A reflexão teórica se desenvolve sobre um dos princípios do método, a autonomia na aprendizagem, que no ambiente Tandem é construída em um contexto colaborativo. Para concluir, é feita uma análise crítica de um caso real de Tandem presencial, pioneiro no Brasil, no qual a autora esteve envolvida no momento de sua concepção (programa Tandem-Celin). Discutem-se ainda possíveis falhas existentes atualmente dentro do referido programa, que justificam a queda significativa do número de parceiros ao longo dos anos, e são apontados alguns caminhos com o intuito de melhorar o quadro atual deste projeto específico, que é utilizado como corpus deste trabalho.Abstract: This research aims at presenting and discussing the method of learning known as Tandem. At first, a general overview of this method will be presented, from its beginning in Germany in 1960, up to its most recent use in modern day with the advance of new media and technology, as well as a chapter which will describe what is already known about this subject in the Brazilian context. A theoretical reflection will follow about one of the principles of this method: the autonomy of the learning process, which in the Tandem environment, is built in a collaborative context. To conclude, a critical analysis of a concrete example of face-to-face Tandem will be exposed. This was a pioneer experience in Brazil in which I was involved from its conception (Tandem-Celin Programme). Furthermore, some possible flaws that currently exist in the programme, which have caused a significant decrease in the number of partners undertaking the programme in the past few years will be subject of discussion. At the end, some future directions will be proposed, with the aim of improving the profile of this particular on-going programme, which is the corpus of this research.107 f. + anexos : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasAquisição da segunda linguagem - MétodosTecnologia educacionalInterlíngua (Aprendizagem de línguas)LetrasO Método Tandem como sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira : Progranma Tandem-Celininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNA PUPATTO RUANO.pdfapplication/pdf10130901https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29850/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20PUPATTO%20RUANO.pdf2467df389c6fd1a0c073740c59b98f8dMD51open accessTEXTR - D - BRUNA PUPATTO RUANO.pdf.txtExtracted Texttext/plain217650https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29850/2/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20PUPATTO%20RUANO.pdf.txt9f2f6b8a2fadedb6b7f3188e6a4a0d7aMD52open accessTHUMBNAILR - D - BRUNA PUPATTO RUANO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29850/3/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20PUPATTO%20RUANO.pdf.jpgcca020f187406f97bb1d9071be94d42fMD53open access1884/298502020-05-07 18:15:07.592open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29850Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-07T21:15:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Método Tandem como sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira : Progranma Tandem-Celin
title O Método Tandem como sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira : Progranma Tandem-Celin
spellingShingle O Método Tandem como sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira : Progranma Tandem-Celin
Ruano, Bruna Pupatto
Dissertações - Letras
Aquisição da segunda linguagem - Métodos
Tecnologia educacional
Interlíngua (Aprendizagem de línguas)
Letras
title_short O Método Tandem como sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira : Progranma Tandem-Celin
title_full O Método Tandem como sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira : Progranma Tandem-Celin
title_fullStr O Método Tandem como sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira : Progranma Tandem-Celin
title_full_unstemmed O Método Tandem como sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira : Progranma Tandem-Celin
title_sort O Método Tandem como sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira : Progranma Tandem-Celin
author Ruano, Bruna Pupatto
author_facet Ruano, Bruna Pupatto
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bohunovsky, Ruth, 1972-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruano, Bruna Pupatto
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Letras
Aquisição da segunda linguagem - Métodos
Tecnologia educacional
Interlíngua (Aprendizagem de línguas)
Letras
topic Dissertações - Letras
Aquisição da segunda linguagem - Métodos
Tecnologia educacional
Interlíngua (Aprendizagem de línguas)
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Ruth Bohunovsky
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-07T21:15:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-07T21:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29850
url https://hdl.handle.net/1884/29850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 f. + anexos : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29850/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20PUPATTO%20RUANO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29850/2/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20PUPATTO%20RUANO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29850/3/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20PUPATTO%20RUANO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2467df389c6fd1a0c073740c59b98f8d
9f2f6b8a2fadedb6b7f3188e6a4a0d7a
cca020f187406f97bb1d9071be94d42f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860409831981056