O processo de inovação tecnológica como estratégia de concorrência das produtoras americanas no mercado cinematográfico : uma análise do período 2001-2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Rodrigo Ianckievicz Pacheco
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78332
Resumo: Orientador: Wellington da Silva Pereira
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spelling Andrade, Rodrigo Ianckievicz PachecoPereira, Wellington, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas2022-08-30T17:15:11Z2022-08-30T17:15:11Z2009https://hdl.handle.net/1884/78332Orientador: Wellington da Silva PereiraMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: Dentro do ramo de entretenimento, uma das principais indústrias é a cinematográfica, mais especificamente a norte-americana. Tal indústria é capaz de gerar uma receita anual doméstica de US$ 9,6 bilhões (em 2007) e de um único produto ser responsável por um lucro de mais de US$ 1,6 bilhão (o filme "Titanic", lançado no ano de 1997). Números dessa magnitude se tornaram os resultados esperados e, até mesmo, normais em se tratando das mega-produções milionárias das produtoras Hollywoodíanas, as "firmas" do cinema americano. Nesta briga pelo domínio do mercado, as produtoras buscam diversas maneiras de se sobreporem umas às outras, sendo que a mais utilizada nos últimos anos foi a estratégia de diferenciação de produtos, baseada principalmente no uso de inovações tecnológicas no processo de produção. O objetivo deste trabalho foi analisar como as inovações tecnológicas afetam o processo de concorrência no mercado cinematográfico norteamericano, no período de 2001 a 2008. Observou-se que o mercado cinematográfico norteamericano está em constante expansão, aumentando sua receita total em mais de US$ 2 bilhões no período, e é altamente concentrado, com 6 firmas dominando 80% do mercado. Após isso, fez-se uma análise de sua estrutura e caracterizou-se o mercado cinematográfico norte-americano como um Oligopólio Diferenciado, tendo como característica a presença de barreiras à entrada assentadas na diferenciação de produtos. Foi verificada a ocorrência de inovações tecnológicas nesta indústria, classificando-as em inovações radicais, quando afetam o processo de produção, ou em inovações incrementais, quando estas apenas buscam diretamente uma diferenciação de produto. Foi no período de 2001 a 2008 que as produtoras norte-americanas mais se utilizaram de avanços tecnológicos no processo de produção de seus filmes como maneira de obter vantagens competitivas relacionada à diferenciação de produtos e, conseqüentemente, alcançar maiores lucros e receitas. Por fim, verificou-se que os filmes que se utilizam de inovações tecnológicas para atrair um maior público consumidor possuem um diferencial significativo de lucro e receitas geradas em relação aos filmes que não fazem uso de tais inovações. Porém, ressaltou-se que a diferenciação de produtos através de inovações tecnológicas não deveria ser a única forma de concorrência da firma neste mercado. As produtoras devem optar por adotar outras ações, de modo que assim possam agradar as preferências de todo tipo de consumidor e alcançar o máximo de lucratividade na indústria.69 f.application/pdfIndustria cinematografica - Estados Unidos - ConcorrenciaIndustria cinematografica - Inovações tecnológicasO processo de inovação tecnológica como estratégia de concorrência das produtoras americanas no mercado cinematográfico : uma análise do período 2001-2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRODRIGO-IANCKIEVICZ-PACHECO-ANDRADE.pdfapplication/pdf2727742https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78332/1/RODRIGO-IANCKIEVICZ-PACHECO-ANDRADE.pdf385dd1650338aa69e9c2dfdb34063b69MD51open access1884/783322022-08-30 14:15:11.825open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78332Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-30T17:15:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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