Da apoteose à Damnatio Memoriae : as virtudes e os vícios do Imperador Cláudio segundo "A Apocoloquintose do Divino Cláudio" de Sêneca (século I d.c.)
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Data de Publicação: | 2011 |
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Corrêa, Luciano PradoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaFrighetto, Renan, 1974-2022-04-11T20:13:22Z2022-04-11T20:13:22Z2011https://hdl.handle.net/1884/26418Orientador : Prof. Dr. Renan FrighettoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba,30/08/2011Bibliografia: fls. 90-92Resumo: O sistema política romano transitou de um governo aristocrático, a república, para um governo monárquico, o principado. Otávio inaugurou o principado e a dinastia julio-claudiana. Gradativamente foram estabelecidos princípios que visavam promover a legitimação da figura central, o prínceps. Um dos mecanismos de fortalecimento imperial tinha cunho religioso, a divinização dos imperadores. O alvo de um imperador ao divinizar seu antecessor era tornar-se sucessor ou até filho de um deus. Cláudio foi imperador por quatorze anos e embora tenha feito um bom governo foi objeto de descrições depreciativas pela historiografia romana. Morreu envenenado e abriu caminho para que Nero se tornasse o novo imperador. Elevado por Nero à condição de divus, recebeu honrarias e discursos elogiosos em seu funeral. Posteriormente acabou sendo alvo de um tratado difamatório, a Apokolokintosis que visava satirizar a divinização do príncipe e colocá-lo na condição de uma abóbora. A Apokolokintosis, escrita pelo filósofo e professor de Nero, Sêneca, narra a viagem de Cláudio ao panteão para unir-se aos demais deuses. Num embate nos moldes de uma assembléia senatorial, Cláudio, após ser acusado de modo contundente, inclusive pelo divino Augusto, foi considerado indigno de ser um novo deus romano e finalmente condenado. Os festejos cívicos bem como a divinização foram ferramentas políticas utilizadas pelos imperadores. A discussão neste trabalho ultrapassa a linha do merecimento de Cláudio para tornarse um deus e objetiva compreender as motivações que fizeram Sêneca optar por difamar o imperador falecido.Abstract: The Roman political system has changed from an aristocratic government, the republic, to a monarchical government the principality. Octavio launched the principality and the Julio-Claudian Dynasty. It was gradually established principles aimed at promoting the legitimization of the central figure, the princes. One of the techniques of strengthening imperial had a religious nature, the deification of the emperors. The target ofan emperor to deify his predecessor was to become a successor or even the son of a god. Claudius was an emperor for fourteen years although having a good government he was derogative described by the roman history. He died of poisoning and paved the way for Nero to become the new emperor. Nero entitled him as a condition of divus congratulatory speeches and honors he received at his funeral. Later, he ended up being the target of defamatory agreement the Apokolokintosis which aimed to satirize the deification of the prince and put him in the condition of a pumpkin. The Apokolokintosis was written by the philosopher and teacher of Nero, Seneca he tells the journey of Claudius to the pan heon to join the other gods. In a discussion similar to a senator house assembly, Claudius, after being forceful accused, including by the heavenly Augustus, was considered unworthy to be a Roman god and he was finally sentenced. The civic celebrations as well as the deification were political tools used by the emperors. The discussion in this work is beyond the line of Claudius merit in becoming a god but it aims in understanding the motivations that Seneca had to defame the dead emperor.97f. : il. [algumas color.], grafs., maps., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCláudio, Imperador de Roma, 10 a.C.-54 d.C.TesesHistória antigaImperadores romanosDireito divino dos reisRoma - Historiografia - HistoriografiaHistóriaDa apoteose à Damnatio Memoriae : as virtudes e os vícios do Imperador Cláudio segundo "A Apocoloquintose do Divino Cláudio" de Sêneca (século I d.c.)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao LUCIANO PRADO.pdfapplication/pdf1143544https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26418/1/Dissertacao%20LUCIANO%20PRADO.pdfde1f28ef9507d893fa43abd813f3c5b1MD51open accessTEXTDissertacao LUCIANO PRADO.pdf.txtExtracted Texttext/plain204119https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26418/2/Dissertacao%20LUCIANO%20PRADO.pdf.txt50c271b502d3d4e5b43df2ae7ae7c353MD52open accessTHUMBNAILDissertacao LUCIANO PRADO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26418/3/Dissertacao%20LUCIANO%20PRADO.pdf.jpg62d2d8fe1431a0ad664cb862fd26bf53MD53open access1884/264182022-04-11 17:13:22.993open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26418Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-11T20:13:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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