Vídeo-dança vagão : um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/28322 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Roseane Yampolschi |
id |
UFPR_769df7775d4f10c0f386ebdf9cc2b1a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28322 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Yampolschi, Roseane, 1956-Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaBarcellos, Luiz Claudio Marques2022-12-08T18:54:56Z2022-12-08T18:54:56Z2012https://hdl.handle.net/1884/28322Orientadora: Profa. Dra. Roseane YampolschiOrientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de AraújoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 15/06/2012Bibliografia: fls. 120-124Resumo: Esse trabalho nasceu da necessidade de investigar de que maneiras os universos da música e da dança podem interagir no âmbito da criação artística, tendo por base as noções de integração e improvisação. O conceito de integração se refere a um processo de criação em que dois ou mais criadores contribuem para desenvolver uma produção colaborativa. As práticas ligadas à improvisação e a utilização de processos indeterminados abrem caminho para uma experiência mais espontânea entre música e dança. A coreógrafa Eunice de Oliveira foi convidada para colaborar no processo criativo desta pesquisa. Foram realizadas quatro sessões de improvisação com quatro bailarinos do Balé do Teatro Guaíra como preparação para a filmagem de um vídeo-dança, Vagão, no interior de uma estação de tubo (ponto de ônibus) da cidade de Curitiba. Para tal, três composições musicais: Drone, Dolcerino e Plano Primo foram utilizadas para impulsionar os movimentos corporais dos bailarinos durante as sessões no estúdio de dança. Foi utilizado o programa de gravação de música Logic Pro 8 para gravar, processar e editar as peças, que tiveram como pressuposto poético a incorporação do indeterminado na composição. As sessões de improvisação, que foram filmadas para possibilitar a reflexão acerca dos conceitos estudados, acabaram por adquirir vida própria e resultados ricos e espontâneos foram encontrados. Através desta pesquisa percebeu-se a relação entre os materiais musicais e a qualidade dos movimentos improvisados pelos bailarinos. Concluiu-se que a tendência primeira dos bailarinos é criar movimentos que estejam de acordo com a música (visualização musical) e em seguida, conforme a familiarização com o material sonoro, os bailarinos vão criando relações mais ricas e menos de acordo com a música (contraponto e eco). Do mesmo modo, a improvisação dos bailarinos acarretou uma improvisação de blocos de unidades por parte do compositor em tempo real dentro do estúdio de dança, o que possibilitou uma integração ainda maior entre som e movimento corporal. No caso do vídeo-dança outros processos entraram em jogo como por exemplo, o posicionamento e a proximidade da câmera assim como a edição de imagens. O que tornou o processo de criação em uma experiência coletiva e verdadeiramente integrada.Abstract: The following research arose from the need to investigate the ways in which the worlds of music and dance can interact within the artistic creation, based on the notions of integration and improvisation. The concept of integration refers to a creative process where two or more creators contribute to develop a collaborative production. The practices associated with improvisation and indeterminate practices pave the way for a more spontaneous experience between music and dance. The choreographer Eunice de Oliveira was invited to collaborate in the creative process of this research. There were four sessions of improvisation with four dancers from Balé do Teatro Guaira as preparation for the filming of a video-dance, Vagão, inside a tube station (bus stop) in the city of Curitiba. To this end, three compositions: Drone, Dolcerino Plano Primo were used to boost the body movements of the dancers during these sessions in the dance studio. The music production software Logic Pro 8 was used to record, edit and process the pieces, as they had assumed the poetic incorporation of indeterminate composition. The sessions of improvisation were filmed in order to allow reflection on the concepts studied and eventually acquired a life of its own, rich and spontaneous results were found. Through this research it was realized that there is a relationship between the musical materials and the quality of improvised movements accomplished by the dancers. It was found that the first tendency of the dancers is to create movements that are in accordance with the music (musical visualization) and then, as they become familiar with the sound material, the dancers create richer relationships and less in agreement with the music (counterpoint and echo). Likewise, the dancers improvisation led to a block-units oriented improvisation by the composer in real time in the dance studio, this process allowed an even deeper integration between sound and body movement. The case of the video-dance added other artistic processes into the creation such as the positioning and the proximity of the camera and image editing. What resulted in a truly integrated and collective creative experience.124f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesComposição (Música)Improvisação (Musica)Improvisação (Dança)Performance (Arte)MusicaVídeo-dança vagão : um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUIZ CLAUDIO MARQUES BARCELLOS.pdfapplication/pdf14055303https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28322/1/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20CLAUDIO%20MARQUES%20BARCELLOS.pdf03cb265abfe9f8d6fdb53020e7de2f80MD51open accessTEXTR - D - LUIZ CLAUDIO MARQUES BARCELLOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain245447https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28322/2/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20CLAUDIO%20MARQUES%20BARCELLOS.pdf.txt05a730298f7c288fd888b0bafb1a935bMD52open accessTHUMBNAILR - D - LUIZ CLAUDIO MARQUES BARCELLOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28322/3/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20CLAUDIO%20MARQUES%20BARCELLOS.pdf.jpga92e82d2f414f0987c228f00b0756d85MD53open access1884/283222022-12-08 15:54:56.159open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28322Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-08T18:54:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vídeo-dança vagão : um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação |
title |
Vídeo-dança vagão : um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação |
spellingShingle |
Vídeo-dança vagão : um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação Barcellos, Luiz Claudio Marques Teses Composição (Música) Improvisação (Musica) Improvisação (Dança) Performance (Arte) Musica |
title_short |
Vídeo-dança vagão : um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação |
title_full |
Vídeo-dança vagão : um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação |
title_fullStr |
Vídeo-dança vagão : um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação |
title_full_unstemmed |
Vídeo-dança vagão : um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação |
title_sort |
Vídeo-dança vagão : um processo de composição integrado entre música e dança baseado na improvisação |
author |
Barcellos, Luiz Claudio Marques |
author_facet |
Barcellos, Luiz Claudio Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Yampolschi, Roseane, 1956- Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcellos, Luiz Claudio Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Composição (Música) Improvisação (Musica) Improvisação (Dança) Performance (Arte) Musica |
topic |
Teses Composição (Música) Improvisação (Musica) Improvisação (Dança) Performance (Arte) Musica |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Roseane Yampolschi |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-08T18:54:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-08T18:54:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/28322 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/28322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
124f. : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28322/1/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20CLAUDIO%20MARQUES%20BARCELLOS.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28322/2/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20CLAUDIO%20MARQUES%20BARCELLOS.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28322/3/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20CLAUDIO%20MARQUES%20BARCELLOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03cb265abfe9f8d6fdb53020e7de2f80 05a730298f7c288fd888b0bafb1a935b a92e82d2f414f0987c228f00b0756d85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860497294753792 |