A tradução e o cloze-test na avaliação da compreensão da leitura
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Data de Publicação: | 1984 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24226 |
Resumo: | Orientador: Otília Arns |
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Hertel, SilviaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasArns, Otília, 1923-2020-06-03T21:11:58Z2020-06-03T21:11:58Z1984https://hdl.handle.net/1884/24226Orientador: Otília ArnsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em LetrasResumo: Neste trabalho desenvolvemos uma comparação entre dois métodos de avaliação da compreensão da leitura. Os métodos escolhidos e analisados foram: a tradução e o "cloze test". Os dois tipos de teste foram comparados com o objetivo de verificar se ambos levam a resultados que evidenciam a inexistência de diferenças, do ponto de vista estatístico, na avaliação da compreensão da leitura de falantes não nativos. Trinta e cinco alunos, matriculados no Primeiro ano do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, foram testados em cada um dos dois métodos. Os resultados dos dados obtidos foram comparados com auxílio de métodos estatísticos para verificar a existência, ou não, de uma relação entre as duas variáveis : tradução e "cloze test". Essa comparação revelou a existência de uma relação entre os dois métodos de avaliação abordados, comprovando, assim, a hipótese formulada neste trabalho, o que nos levou a concluir que não existem diferenças significativas, do ponto de vista estatístico, entre a tradução e o "cloze test" na avaliação da compreensão da leitura de falantes não nativos.Summary: In this dissertation two methods of measuring reading comprehension, cloze test and translation, are compared. The purpose of this comparison was to find out if the cloze test produces the same results as the translation with non-native students. So both tests were applied to 35 students attending first year of "Letras" at the Federal University of Parana. After applying the tests, both sets of results were compared in order to discover the strength of correlation between them. The results of this comparison showed us that there is a positive correlation between the variables and that the hypothesis, "the cloze test produces the same results as the translation with non-native speakers", has been supported by the data.73 p.application/pdfDisponível em formato digitalCompreensão na leituraLeitura - AvaliaçãoDissertações - LetrasA tradução e o cloze-test na avaliação da compreensão da leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - HERTEL, SILVIA.pdfapplication/pdf1838619https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24226/1/D%20-%20HERTEL%2c%20SILVIA.pdf4916e1acb25195b64166b8dc72748f6bMD51open accessTEXTD - HERTEL, SILVIA.pdf.txtExtracted Texttext/plain104112https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24226/2/D%20-%20HERTEL%2c%20SILVIA.pdf.txtc50e2fa2d41e9d6e79a47095206c5090MD52open accessTHUMBNAILD - HERTEL, SILVIA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24226/3/D%20-%20HERTEL%2c%20SILVIA.pdf.jpg805c7259cebf59a7eaab16dcce3ac73fMD53open access1884/242262020-06-03 18:11:58.393open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24226Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-03T21:11:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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