A expansão do ensino profissional na rede pública estadual de educação do Paraná - 2003-2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Amelia Cristina Titericz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/17596
Resumo: Orientadora: Taís Moura Tavares
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spelling Pinheiro, Amelia Cristina TitericzUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTavares, Taís Moura, 1958-2022-08-23T18:48:16Z2022-08-23T18:48:16Z2008https://hdl.handle.net/1884/17596Orientadora: Taís Moura TavaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 15/08/2008Inclui bibliografia e anexosResumo: Esta pesquisa buscou encontrar razões que determinaram a retomada do ensino profissional na rede pública de educação do Paraná como política, período 2003- 2006, bem como sua expansão; por conseqüência, também se analisaram fundamentos desta política. Foram utilizadas como principais estratégias metodológicas: análise de documentos oficiais, de levantamento de dados estatísticos, de questionário aplicado a diretores ou coordenadores de colégios com ensino profissional de Curitiba, de entrevistas com a gestora da rede pública estadual de educação profissional do Paraná e com representante da APP - Sindicato. Os dados foram analisados tomando o materialismo histórico dialético como referencial teórico-metodológico. As razões observadas foram: a indução que as políticas federais para o ensino profissional produzem sobre a política estadual; a necessidade dos governos, nacional e estadual, de dar uma resposta política a um problema social de raiz econômica, o desemprego, e assim buscar legitimidade; a herança histórica do estado do Paraná de reestruturação de cursos profissionalizantes nos governos do PMDB; a pressão dos movimentos sociais; a oposição ideológico-partidária deste governo, 2003-2006, ao seu antecessor, o qual quase eliminou a possibilidade de cursos profissionalizantes, na rede pública estadual; pressão do mercado de trabalho, que também atinge a opinião pública, principalmente pela mídia, apontando para a necessidade de formação específica para o trabalhador e ao mesmo tempo formação geral, o que causa também entrecruzamento de concepções no transcorrer da política.Abstract: The present research has sought to find the reasons that determined the return of the professional education in Parana's public education system as a policy in the period between 2003 and 2006, and its expansion; as a consequence, the basis of this policy has also been analyzed. The main methodological strategies utilized were: analysis of official documents; findings of statistic data coming from a questionnaire applied to principals or coordinators of schools that have professional education in Curitiba, and from interviews with the administrator of the public school system of Parana and with the spokesperson of the APP- Union (APP- Sindicato). The data have been analyzed having the dialectical historical materialism as theoreticalmethodological referential. The reasons that have been observed are: the influence the federal policies have over state policies about professional education; the need the government, either state or federal, has of giving a political response to a social problem that has economic origin: unemployment, thereby seeking legitimacy; Parana's historical heritage of re-establishing the professionalizing courses under PMDB Party's government; pressure from social movements; ideological-partidary opposition from the 2003-2006 government to its predecessor, which almost eliminated the possibility of the implantation of professionalizing courses in the public school system; work market pressure, that also reaches the public opinion, mainly through the media, indicating the need for an specialized education to the worker and, at the same time, the need for general education, which leads to the intercrossing of conceptions in the course of politics.133 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEnsino profissional - ParanáEscolas publicasRedação acadêmicaEducaçãoA expansão do ensino profissional na rede pública estadual de educação do Paraná - 2003-2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTAÇÃO.pdfapplication/pdf3172433https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17596/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf3917fff3165ba3f497d1d288ef57ae8fMD51open accessTEXTDISSERTAÇÃO.pdf.txtExtracted Texttext/plain312927https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17596/2/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.txt2294751cc8196ae70e207d9d76d0d373MD52open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17596/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.jpge3c6f2db650d10add3ad790e5a52243fMD53open access1884/175962022-08-23 15:48:16.401open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/17596Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-23T18:48:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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