Planejando uma gramática de polonês para brasileiros : a questão do caso genitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadalin, Eduardo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87666
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria José Gnatta Dalcuche Foltran
id UFPR_7b83c7ad68b182e7ae3836296b6b9438
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87666
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFoltran, Maria José, 1954-Nadalin, Eduardo2024-04-24T21:59:51Z2024-04-24T21:59:51Z2023https://hdl.handle.net/1884/87666Orientadora: Profa. Dra. Maria José Gnatta Dalcuche FoltranTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 04/12/2023Inclui referênciasResumo: A língua polonesa está presente no Brasil há cerca de 150 anos e seu ensino no país conheceu períodos de algum vigor. Contudo, o Estado Novo, a Segunda Guerra Mundial e a Cortina de Ferro, entre outros, acabariam reprimindo a presença do polonês em espaços oficiais da sociedade brasileira, situação essa que começa a mudar nos anos oitenta e, apenas a partir de 2009, é que a Universidade Federal do Paraná passa a oferecer uma graduação em Letras-Polonês. Curso pioneiro no país, sua história foi sendo construída ao longo de trinta anos de ininterrupta atividade extensionista em torno da língua polonesa, constituindo-se hoje em um espaço em que se estuda e pesquisa uma língua/cultura eslava e uma literatura robusta. Apesar disso, não existem ainda no Brasil pesquisas voltadas para o ensino e aprendizagem desse idioma, tampouco material didático produzido especificamente para o público brasileiro, o que obriga professores e aprendizes de polonês a recorrer a materiais universalistas produzidos na Polônia. É nesse contexto que se insere este trabalho, cujo escopo é estabelecer bases conceituais e metodológicas para se elaborar uma descrição didática do CASO GENITIVO polonês. Situada na interface entre teoria linguística e ensino de línguas estrangeiras, esta pesquisa parte de um breve panorama do pensamento e da prática gramaticais desde a Antiguidade (Borges, 2022; Vieira, 2015) até o Renascimento, período da gramatização do polonês (Gebal e Miodunka, 2020), articulando essa história com a das metodologias de ensino de línguas estrangeiras (Puren, 1988), com a pedagogia pós-método (Kumaravadivelu, 2001, 2006) e com a perspectiva da gramática pedagógica (Odlin, 1994) para, então, apresentar a proposta da "gramática plana" (Fellerer, 2008) - uma descrição gramatical de caráter teoricamente eclético, que recorre a diferentes modelos teóricos, filiados a distintas correntes da linguística. Procede-se, na sequência, a um estudo sobre as noções de CASO GRAMATICAL e CASO GENITIVO (Malchukov e Spencer, 2009; Blake, 2004) com destaque para o polonês, elencando-se os principais problemas que esse tópico gramatical traz para aprendizes e professores dessa língua, apresentando-se em seguida algumas soluções para os problemas em questão à luz tanto da gramática gerativa (Blaszczak, 2010, 2015; Lyskawa, 2020; Miechowicz- Mathiasen, 2011; Przepiórkowski, 2000, 2004) quanto da gramática cognitiva (Luraghi, 2009; Machowska, 2006; Rudzka-Ostyn, 2000). O estudo se encerra com alguns apontamentos para a elaboração de uma descrição didática do CASO GENITIVO polonês destinada a estudantes de Letras, funcionando, desse modo, como um experimento para embasar a futura elaboração de uma gramática dessa língua voltada para o público brasileiro. Este trabalho também aponta para o fato de que uma descrição gramatical elaborada a partir das bases conceituais e metodológicas propostas estaria, de fato, situado em um lugar intermediário entre uma gramática pedagógica e a ciência linguística, constituindo o que se poderia chamar de "gramática formativa", entendida como um manual de gramática voltado para a descoberta da LÍNGUA, destacada aqui para se referir a conhecimentos linguísticos de vários tipos, sobre línguas diversas, suas estruturas, histórias, inter-relações, semelhanças, diferenças, variação, mudança etc.Abstract: The Polish language has been present in Brazil for about 150 years and its teaching in this country has seen periods of some vigor. However, the Estado Novo, the Second World War and the Iron Curtain, among others, ended up strongly repressing the presence of Polish in official spaces of Brazilian society, a situation that began to change in the eighties and, only from 2009, the Federal University of Paraná began to offer a degree in Polish language and literature. A pioneering degree in Brazil, its history has been built over thirty years of uninterrupted university extension activity on the Polish language, constituting currently a space in which a Slavic language/culture and a robust literature are studied and researched. Despite this, there is still not much research in Brazil focused on teaching and learning this language, nor didactic material produced specifically for the Brazilian public, which forces Polish teachers and learners to resort to universalist materials produced in Poland. It is in this context that this work is inserted, whose scope is to establish conceptual and methodological bases to elaborate a didactic description of the Polish GENITIVE CASE. Situated at the interface between linguistic theory and foreign language teaching, this research starts from a brief overview of the grammatical thought and practice since Antiquity (Borges, 2022; Vieira, 2015) until the Renaissance, the period of Polish grammatization (Gebal and Miodunka, 2020), articulating this history with that of foreign language teaching methodologies (Puren, 1988), with post-method pedagogy (Kumaravadivelu, 2001, 2006) and with the perspective of pedagogical grammar (Odlin, 1994) to then present the proposal of "flat grammar" (Fellerer, 2008) - a theoretically eclectic grammatical description, which uses different theoretical models, affiliated to different currents of linguistics. Next, a study is carried out on the notions of GRAMMATICAL CASE and GENITIVE CASE (Malchukov and Spencer, 2009; Blake, 2004) with emphasis on Polish, listing the main problems that this grammatical topic brings to learners and teachers of this language, presenting subsequently some solutions to the problems in question in the light of both generative grammar (Blaszczak, 2010, 2015; Lyskawa, 2020; Miechowicz-Mathiasen, 2011; Przepiórkowski, 2000, 2004) and cognitive grammar (Luraghi, 2009; Machowska, 2006; Rudzka-Ostyn, 2000). The study ends with some notes for the elaboration of a didactic description of the Polish GENITIVE CASE aimed at students of Polish, thus functioning as an experiment to support the future elaboration of a grammar of this language destined for the Brazilian public. This research also points to the fact that a grammatical description elaborated from the proposed conceptual and methodological bases would be, in fact, situated in an intermediate place between a pedagogical grammar and linguistic science, constituting what could be called "formative grammar", understood here as a grammar manual focused on the discovery of LANGUAGE, highlighted to refer to linguistic knowledge of various kinds, about different languages, their structures, histories, interrelationships, similarities, differences, variation, change, etc.1 recurso online : PDF.application/pdfLíngua polonesa - Estudo e ensinoLingua polonesa - GramáticaLinguagem e línguasFalantes estrangeirosLetrasPlanejando uma gramática de polonês para brasileiros : a questão do caso genitivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - EDUARDO NADALIN.pdfapplication/pdf5479752https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87666/1/R%20-%20T%20-%20EDUARDO%20NADALIN.pdf21dab3f2d4b30e21a21439a89045ca72MD51open access1884/876662024-04-24 18:59:51.507open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87666Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-24T21:59:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejando uma gramática de polonês para brasileiros : a questão do caso genitivo
title Planejando uma gramática de polonês para brasileiros : a questão do caso genitivo
spellingShingle Planejando uma gramática de polonês para brasileiros : a questão do caso genitivo
Nadalin, Eduardo
Língua polonesa - Estudo e ensino
Lingua polonesa - Gramática
Linguagem e línguas
Falantes estrangeiros
Letras
title_short Planejando uma gramática de polonês para brasileiros : a questão do caso genitivo
title_full Planejando uma gramática de polonês para brasileiros : a questão do caso genitivo
title_fullStr Planejando uma gramática de polonês para brasileiros : a questão do caso genitivo
title_full_unstemmed Planejando uma gramática de polonês para brasileiros : a questão do caso genitivo
title_sort Planejando uma gramática de polonês para brasileiros : a questão do caso genitivo
author Nadalin, Eduardo
author_facet Nadalin, Eduardo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foltran, Maria José, 1954-
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadalin, Eduardo
contributor_str_mv Foltran, Maria José, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua polonesa - Estudo e ensino
Lingua polonesa - Gramática
Linguagem e línguas
Falantes estrangeiros
Letras
topic Língua polonesa - Estudo e ensino
Lingua polonesa - Gramática
Linguagem e línguas
Falantes estrangeiros
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Maria José Gnatta Dalcuche Foltran
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-24T21:59:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-24T21:59:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87666
url https://hdl.handle.net/1884/87666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87666/1/R%20-%20T%20-%20EDUARDO%20NADALIN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21dab3f2d4b30e21a21439a89045ca72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860849703321600