Eficácia de um programa de contingências de ensino para capacitar professores de séries iniciais do Ensino Fundamental a propor comportamentos-objetivo
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72522 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de Luca |
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Rauch, Sionara Luize BüchnerUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaDe Luca, Gabriel Gomes, 1983-2021-11-30T11:48:34Z2021-11-30T11:48:34Z2021https://hdl.handle.net/1884/72522Orientador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de LucaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 25/06/2021Inclui referências: p. 140-144Resumo: A Educação é um dos principais meios para gerar transformações sociais e tais transformações se dão por meio do desenvolvimento de comportamentos que possibilitam ao indivíduo a lidar com a sua realidade, transformando-a. A Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) consiste em uma tecnologia para promover mudanças comportamentais que possibilitem um ensino mais eficaz. Para que o ensino se torne capaz de promover mudanças comportamentais nos aprendizes, o professor deve promover contingências para o desenvolvimento de comportamentos por meio de programas de aprendizagens e proposições de comportamentos-objetivo orientados pelas necessidades sociais dos aprendizes. Assim, o presente estudo objetivou avaliar a eficácia de um programa de contingências para capacitar professores de séries iniciais do ensino fundamental a propor comportamentos-objetivo. Participaram do estudo quatro professoras, compondo duas duplas. O estudo teve como orientação o Delineamento Experimental de Sujeito Único e Linha de Base Múltipla. O Programa denominado "Objetivos de Ensino na Prática Pedagógica" teve como comportamento-objetivo terminal "propor comportamentos-objetivo" e os comportamentosobjetivo intermediários fazem referência aos comportamentos-objetivo "conceituar comportamento", "conceituar ensinar", "conceituar aprender" e "conceituar relevância de um comportamento-objetivo". Sua aplicação se deu em seis encontros que corresponderam ao encontro inicial (para apresentação do Programa), quatro encontros com condições de ensino para desenvolver os comportamentos-objetivo propostos e um encontro de Follow-up. As atividades de ensino consistiram em exames conceituais, leitura, debates e exercícios sobre os conceitos propostos bem como a implicação deles na prática pedagógica. Além dos encontros, as participantes responderam a questionários orientados pelos comportamentos-objetivo intermediários como parte da coleta de dados para a avaliação da eficiência. As participantes propuseram também comportamentos-objetivo em três oportunidades semanais após o Encontro 1 ao 5 e após o Follow-up, totalizando 120 comportamentos-objetivo propostos que possibilitaram a avaliação dos dados de eficácia. Os comportamentos-objetivo foram avaliados a partir dos seguintes critérios: formato do objetivo, fenômeno que o descreve, agente alvo, clareza e externalidade. As condições manejadas para o desenvolvimento dos comportamentosobjetivo "conceituar comportamento", "conceituar ensinar", "conceituar aprender" e "conceituar relevância de um comportamento-objetivo" se mostraram eficientes para a maioria das participantes. Já os dados de eficácia referentes à proposição dos comportamentos-objetivo sugerem que as condições de ensino foram eficazes para todas as participantes em curto prazo e para duas delas considerando a medida do Follow-up. Dentre os critérios avaliados para a proposição de comportamentos-objetivo, o critério "externalidade" é o critério que menos apresentou variação no desempenho das participantes. Os critérios "clareza", "formato de um objetivo" e "fenômeno que o descreve" sofreram mudanças significativas entre as medidas solicitadas na linha de base e nas medidas após o manejo da variável independente. Já o critério "agente alvo" parece ter sido o critério mais fácil para as participantes deste estudo. Na avaliação de satisfação do programa as participantes relataram satisfação com as condições de ensino apresentadas e validaram a importância em participar do estudo com benefícios relacionados a maior clareza da proposição de comportamentos-objetivo para sua prática pedagógica além de proporcionar um modelo que se contrapõe ao modelo tradicional de ensino. Ainda que melhorias no programa possam ser implementadas, os dados evidenciaram melhoras no repertório comportamental das professoras em relação à formulação de comportamentosobjetivo, tornando mais provável que elas proponham objetivos de ensino claros e relevantes.Abstract: Education is one of the main means to generate social transformations and such transformations occur through the development of behaviors that enable the individual to deal with his reality, transforming it. Programming Conditions for Behavior Development (PCDC) consists of a technology to promote behavioral changes that allow a more effective teaching. For teaching to be able to promote behavioral changes in learners, the teacher must enable contingencies for the development of behaviors through learning programs and proposed object-behaviors guided by the social needs of the learners. Thus, the present study aimed to evaluate the effectiveness of a contingency program to enable teachers in the early grades of elementary school to propose object-behaviors. Four teachers participated in the study, composing two pairs. The study was guided by the Experimental Design of Single-Subject and Multiple Baseline. The program called "Teaching Objectives in Pedagogical Practice" had as ultimate object-behavior "proposing object-behaviors" and the intermediate object-behaviors refer to the object-behaviors "conceptualize behavior", "conceptualize teaching", "conceptualize learning" and "conceptualize the relevance of an object-behavior". Its implementation took place in six meetings that corresponded to the initial meeting (for the presentation of the Program), four meetings with teaching conditions to develop the proposed object-behaviors and a Follow-up meeting. Teaching activities consisted of conceptual exams, reading, debates and exercises on the proposed concepts as well as their implication in pedagogical practice. In addition to the meetings, the participants answered surveys guided by the intermediate object-behaviors as part of the data collection for the efficiency evaluation. The participants also proposed object-behaviors on three weekly occasions after meetings 1 to 5 and after the Follow-up meeting, totaling 120 proposed object-behaviors that made it possible to evaluate the efficacy data. Object-behaviors were evaluated based on the following criteria: object format, phenomenon that describes it, target agent, clarity and externality. The conditions handled for the development of the object-behaviors "conceptualize behavior", "conceptualize teaching", "conceptualize learning" and "conceptualize the relevance of an object-behavior" proved to be efficient for most participants. The efficacy data referring to the proposal of the object-behaviors, on the other hand, suggests that the teaching conditions were effective for all participants in the short term and for two of them considering the measure of the Follow-up. Among the criteria evaluated for the proposal of object-behaviors, "externality" is the one that showed less variation in the performance of the participants. "Clarity", "object format" and "phenomenon that describes it" underwent significant changes between the measures requested in the baseline and in the measures after handling the independent variable. The "target agent" criterion, on the other hand, seemed to have been the easiest criterion for the participants in this study. In evaluating the program's satisfaction, the participants reported satisfaction with the teaching conditions presented and validated the importance of participating in the study with benefits related to greater clarity of the proposal of objectbehaviors for their pedagogical practice, in addition to providing a model that counters the traditional model of teaching. Although improvements in the program can be implemented, the data showed improvements in the behavioral repertoire of teachers regarding the formulation of object-behaviors, making it more likely that they will propose clear and relevant teaching objectives.1 arquivo (203 p.).application/pdfComportamento - AvaliaçãoComportamento humano - PsicologiaAprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Professores de ensino fundamental - FormaçãoPsicologiaEficácia de um programa de contingências de ensino para capacitar professores de séries iniciais do Ensino Fundamental a propor comportamentos-objetivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIONARA LUIZE BUCHNER RAUCH.pdfapplication/pdf2395746https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72522/1/R%20-%20D%20-%20SIONARA%20LUIZE%20BUCHNER%20RAUCH.pdfcfae735d618875668fb3da85c66b1cdeMD51open access1884/725222021-11-30 08:48:34.422open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72522Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-30T11:48:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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