As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra Mara dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53773
Resumo: Orientadora : Prof(a). Ma Monica de França
id UFPR_7f725015e8aad643bbf5ac0a633f52a8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53773
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Sandra Mara dosFrança, Mônica de, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-12T14:50:48Z2021-08-12T14:50:48Z2016https://hdl.handle.net/1884/53773Orientadora : Prof(a). Ma Monica de FrançaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O presente artigo tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas da disciplina de Língua Portuguesa em classes de alfabetização, e as suas contribuições para reforçar ou não as desigualdades sociais da escola Pública. Iniciaremos pela concepção de sociedade com foco na visão de Bourdieu (1975) sobre a escola e a sociedade, que traz a escola como lugar que ignora as diferenças socioculturais privilegiando em sua prática as manifestações das classes dominantes. Algumas considerações sobre o currículo segundo Miguel Arroyo (2013), não considera a questão da pobreza como relevante, e é nesta percepção que foi analisada a ótica da equipe pedagógica desta escola em especial. No decorrer deste trabalho procurou compreender como ocorre o processo de alfabetização e letramento, na perspectiva de diferentes autores, e suas contribuições a cerca desta temática, são eles Magda Soares (2004) e Emília Ferreiro, (1991). Lev Vygotsky, (1998), que nos traz reflexões sobre o desenvolvimento da criança como sujeito do processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi análise de conteúdo segundo Bardin (2009). As categorias analisadas foram organização do conteúdo, metodologia aplicada, concepção de aprendizagem e avaliação. Nas considerações finais constatamos que as atividades desenvolvidas pelo corpo docente da escola em foco são fragmentadas e descontínuas priorizando o processamento ortográfico, sem reflexão sobre o valor sonoro. Portanto, não atendem as expectativas da proposta pedagógica da rede Municipal de Educação, que tem como pressuposto teórico, a Pedagogia Histórico cultural, que assenta como direito o acesso ao que há de mais elaborado culturalmente pela humanidade.1 arquivo (24 p.).application/pdfPratica de ensinoAlfabetizaçãoEscolas publicasAs práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SANDRA MARA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf268181https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53773/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20MARA%20DOS%20SANTOS.pdfe42941099b5fe2742f80b2d1fcc91538MD51open access1884/537732021-08-12 11:50:48.498open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53773Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-12T14:50:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR
title As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR
spellingShingle As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR
Santos, Sandra Mara dos
Pratica de ensino
Alfabetização
Escolas publicas
title_short As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR
title_full As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR
title_fullStr As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR
title_sort As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR
author Santos, Sandra Mara dos
author_facet Santos, Sandra Mara dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv França, Mônica de, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandra Mara dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pratica de ensino
Alfabetização
Escolas publicas
topic Pratica de ensino
Alfabetização
Escolas publicas
description Orientadora : Prof(a). Ma Monica de França
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-12T14:50:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-12T14:50:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53773
url https://hdl.handle.net/1884/53773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (24 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53773/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20MARA%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e42941099b5fe2742f80b2d1fcc91538
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860358465388544