As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53773 |
Resumo: | Orientadora : Prof(a). Ma Monica de França |
id |
UFPR_7f725015e8aad643bbf5ac0a633f52a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53773 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Santos, Sandra Mara dosFrança, Mônica de, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-12T14:50:48Z2021-08-12T14:50:48Z2016https://hdl.handle.net/1884/53773Orientadora : Prof(a). Ma Monica de FrançaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O presente artigo tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas da disciplina de Língua Portuguesa em classes de alfabetização, e as suas contribuições para reforçar ou não as desigualdades sociais da escola Pública. Iniciaremos pela concepção de sociedade com foco na visão de Bourdieu (1975) sobre a escola e a sociedade, que traz a escola como lugar que ignora as diferenças socioculturais privilegiando em sua prática as manifestações das classes dominantes. Algumas considerações sobre o currículo segundo Miguel Arroyo (2013), não considera a questão da pobreza como relevante, e é nesta percepção que foi analisada a ótica da equipe pedagógica desta escola em especial. No decorrer deste trabalho procurou compreender como ocorre o processo de alfabetização e letramento, na perspectiva de diferentes autores, e suas contribuições a cerca desta temática, são eles Magda Soares (2004) e Emília Ferreiro, (1991). Lev Vygotsky, (1998), que nos traz reflexões sobre o desenvolvimento da criança como sujeito do processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi análise de conteúdo segundo Bardin (2009). As categorias analisadas foram organização do conteúdo, metodologia aplicada, concepção de aprendizagem e avaliação. Nas considerações finais constatamos que as atividades desenvolvidas pelo corpo docente da escola em foco são fragmentadas e descontínuas priorizando o processamento ortográfico, sem reflexão sobre o valor sonoro. Portanto, não atendem as expectativas da proposta pedagógica da rede Municipal de Educação, que tem como pressuposto teórico, a Pedagogia Histórico cultural, que assenta como direito o acesso ao que há de mais elaborado culturalmente pela humanidade.1 arquivo (24 p.).application/pdfPratica de ensinoAlfabetizaçãoEscolas publicasAs práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SANDRA MARA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf268181https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53773/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20MARA%20DOS%20SANTOS.pdfe42941099b5fe2742f80b2d1fcc91538MD51open access1884/537732021-08-12 11:50:48.498open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53773Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-12T14:50:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR |
title |
As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR |
spellingShingle |
As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR Santos, Sandra Mara dos Pratica de ensino Alfabetização Escolas publicas |
title_short |
As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR |
title_full |
As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR |
title_fullStr |
As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR |
title_full_unstemmed |
As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR |
title_sort |
As práticas pedagógicas, e a relação entre currículo e pobreza em uma escola municipal de Telêmaco Borba-PR |
author |
Santos, Sandra Mara dos |
author_facet |
Santos, Sandra Mara dos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
França, Mônica de, 1973- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sandra Mara dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pratica de ensino Alfabetização Escolas publicas |
topic |
Pratica de ensino Alfabetização Escolas publicas |
description |
Orientadora : Prof(a). Ma Monica de França |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-12T14:50:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-12T14:50:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53773 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (24 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53773/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20MARA%20DOS%20SANTOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e42941099b5fe2742f80b2d1fcc91538 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860358465388544 |