Concepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Juliano Ferreira de, 1981-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69749
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Christiano Nogueira
id UFPR_7f95abc1ae5b748cc00f83d8bb6fa591
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69749
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Moraes, Juliano Ferreira de, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisNogueira, Christiano, 1972-2022-02-22T18:19:58Z2022-02-22T18:19:58Z2020https://hdl.handle.net/1884/69749Orientador: Prof. Dr. Christiano NogueiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 29/10/2020Inclui referênciasResumo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise de como os docentes da Escola Municipal João Germano Machado, no município de São Francisco do Sul - SC, atuam como professores regentes no ensino fundamental - anos finais. O instrumento de pesquisa se deu através de questionário e entrevista não estruturada, com a finalidade de perceber as concepções que os docentes têm de educação ambiental e temas correlacionados. As questões e a entrevista tiveram como base para elaboração os principais conceitos abordados no referencial teórico, os quais constituíram os eixos temáticos. Os conceitos principais abordados na pesquisa foram: relação ser humano natureza; concepção ou não dos espaços de preservação ambiental; trabalho como interação ser humano- natureza; concepções de interdisciplinaridade em relação à educação ambiental; concepção de educação no processo formativo; compreensão de Educação/Escola Inovadora X Escola Tradicional; e concepções de educação ambiental. A partir das respostas dos docentes foi realizada a análise junto aos eixos orientadores. As Unidades de Análise foram obtidas por meio da Análise de Conteúdo, método que analisa as falas obtidas nas respostas das entrevistas. Como resultado das análises foi demonstrada forte ligação dos conceitos e concepções conservadores, embora com sentido inovador, quanto a educação ambiental e as temáticas correlacionadas. Observou se um discurso forte de uma educação ambiental fragmentada, legal e institucionalizada, que está ligada a resolução de problemas locais, que é tida como mera formalidade. Com isto as concepções de educação/escola inovadora, assim como a adoção de espaços diversos de aprendizagem, na prática, prendem-se ao mesmo conceito. A educação ambiental, as relações ser humano-natureza e as contradições ainda são consideradas um a parte, como se o sujeito não fizesse parte desse conjunto. Palavras-chave: Educação ambiental. Relação Ser Humano-Natureza. Concepção do papel docente. Educação-Práticas Inovadoras-Aprendizagem significativa.Abstract: The objective of this work was to carry out an analysis of how the teachers of the João Germano Machado Municipal School, in the municipality of São Francisco do Sul -SC, acted as conducting teachers in elementary school - final years. The research instrument took place through a questionnaire and unstructured interview in order to understand the conceptions that teachers have of environmental education and related themes. The questions and the interview were based on the main concepts covered in the theoretical framework and which constituted the thematic axes. The main concepts covered in the research were: relationship between human being and nature; Conception or not of the spaces of environmental preservation, work as human-nature interaction, conceptions of interdisciplinary in relation to environmental education, conception of education in the formative process, understanding of Education / Innovative School X Traditional School and conceptions of environmental education. Given the responses of the teachers analyzing together with the guiding axes elaborated according to the theoretical references, the Analysis Units were obtained through Content Analysis, analyzing the speeches of the teachers in the interview responses and their characteristics through the standard of arguments. Because of the analyzes, there was a strong connection between concepts and concepts, although with an innovative sense, strong indications of conservatism regarding environmental education and related themes. A strong discourse in a fragmented, legal and institutionalized environmental education, but linked to the resolution of local problems, taken as a mere formality and with this the conceptions of innovative education / school, as well as the adoption of different learning spaces are linked to the same concept in practice. Environmental education, the relationship between human and nature, contradictions are still considered a part, as if the subject were not part of this set. Keywords: Environmental education. Human Being-Nature Relationship. Conception of the teaching role. Education-Innovative Practices-Meaningful learning.1 arquivo (135 p.) : PDF.application/pdfEducação ambientalAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoRelaçao homem e naturezaConcepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANO FERREIRA DE MORAES.pdfapplication/pdf1438399https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69749/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20FERREIRA%20DE%20MORAES.pdfeeb3b30d756a56fcb3198ec0e38a38fdMD51open access1884/697492022-02-22 15:19:58.509open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69749Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-22T18:19:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SC
title Concepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SC
spellingShingle Concepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SC
Moraes, Juliano Ferreira de, 1981-
Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Relaçao homem e natureza
title_short Concepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SC
title_full Concepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SC
title_fullStr Concepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SC
title_full_unstemmed Concepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SC
title_sort Concepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SC
author Moraes, Juliano Ferreira de, 1981-
author_facet Moraes, Juliano Ferreira de, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Juliano Ferreira de, 1981-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Christiano, 1972-
contributor_str_mv Nogueira, Christiano, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Relaçao homem e natureza
topic Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Relaçao homem e natureza
description Orientador: Prof. Dr. Christiano Nogueira
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T18:19:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T18:19:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69749
url https://hdl.handle.net/1884/69749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (135 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69749/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20FERREIRA%20DE%20MORAES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eeb3b30d756a56fcb3198ec0e38a38fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860673508999168