Preferências musicais de alunos de 5ª a 8ª série da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : "significados da escuta"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cleonice dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/13659
Resumo: Inclui apêndices
id UFPR_84c5922ef82523415862be17bf9871c2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/13659
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBaibich, Tânia Maria, 1953-Santos, Cleonice dos2022-12-15T17:41:04Z2022-12-15T17:41:04Z2007https://hdl.handle.net/1884/13659Inclui apêndicesOrientadora: Tânia Maria Baibich-FariaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: Este trabalho é resultado de uma investigação realizada no segundo trimestre do ano de 2006 com alunos de 5.a a 8.a série de duas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Teve por objetivo identificar as preferências musicais desses alunos, bem como analisar a atribuição de significados implícitos na relação da apreciação. Norteou a pesquisa a idéia de que os significados atribuídos pelo adolescente dessas séries na apreciação da música popular não se limita apenas ao caráter determinista da indústria cultural. Trabalhou-se com a hipótese inicial de que os significados atribuídos às suas preferências musicais encontravam-se também na especificidade do som e sua construção artística. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semi-estruturado, aplicado aos 225 alunos que compuseram a amostra. Os dados obtidos mediante a aplicação do questionário, caracterizando a metodologia survey, foram também analisados sob o prisma qualitativo, utilizando-se para tal a técnica de análise de conteúdo. Para trazer luz às questões, a pesquisa pautou-se na perspectiva do aluno e teve como fundamentos cinco temas centrais: (a) a música popular; (b) escola; (c) educação musical; (d) a adolescência e (e) o significado da música. Ao final do trabalho, considera-se que tanto elementos intrínsecos à música como elementos externos à estrutura musical se constituem em motivações na atribuição de valor para a escuta musical. Entre esses destacam-se as funções de expressão emocional e prazer estético. Os dados evidenciam a necessidade de ação, por parte da escola, que considere as motivações e necessidades dos alunos para a realização tanto da função de expressão emocional quanto do prazer estético por meio do conhecimento escolar.Abstract: This work is a result of a survey made with students from the 5th to the 8th grade of two public schools of the Municipal Teaching Network of Curitiba between April and June of 2006. The goal was to identify the musical preferences of students as well as analyze the attribution of implicit meanings in the appreciation relation. The idea that the meanings in the appreciation of popular music attributed by the teenager in these grades are not restricted only to the determinist character of the cultural factory has guided the research.The initial hypothesis was that the meanings attributed to their musical preferences were also found in the specificity of sound and its artistic construction. For the data collection, it was used a semistructured questionnaire applied with the 225 students who formed the research. The data obtained through the application of the questionnaire, characterizing the survey methodology, was also analyzed under the qualitative prism, for that, the technique of content analysis was used. In order to put evidence into the questions, the research was based in the perspective of the student and has as main points five central subjects: (a) popular music; (b) school; (c) musical education; (d) adolescence and (e) the meaning of music. At the end of the work it is considered that elements intrinsic in music as well as outer elements of the musical structure constitute themselves in motivation in the attribution of value for the musical listening. Among these the functions of the emotional expression and aesthetic pleasure are clearly present. The data highlights the need of action by the school which considers the motivations and needs of the students for the achievement in the emotional expression as well as the aesthetic pleasure through school knowledge.124 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMúsica - Instrução e estudoMúsica popularRedação acadêmicaEducaçãoPreferências musicais de alunos de 5ª a 8ª série da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : "significados da escuta"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALcleonice_final 29 11.pdfapplication/pdf2370113https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13659/1/cleonice_final%2029%2011.pdf872b9db9bf8de8466b6fbd0c53164869MD51open accessTEXTcleonice_final 29 11.pdf.txtExtracted Texttext/plain209790https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13659/2/cleonice_final%2029%2011.pdf.txt66e000bb220b42b87adb062483444705MD52open accessTHUMBNAILcleonice_final 29 11.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1315https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13659/3/cleonice_final%2029%2011.pdf.jpgb30475d3e0cd7d45338e61d55d07a82fMD53open access1884/136592022-12-15 14:41:04.906open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/13659Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-15T17:41:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Preferências musicais de alunos de 5ª a 8ª série da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : "significados da escuta"
title Preferências musicais de alunos de 5ª a 8ª série da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : "significados da escuta"
spellingShingle Preferências musicais de alunos de 5ª a 8ª série da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : "significados da escuta"
Santos, Cleonice dos
Música - Instrução e estudo
Música popular
Redação acadêmica
Educação
title_short Preferências musicais de alunos de 5ª a 8ª série da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : "significados da escuta"
title_full Preferências musicais de alunos de 5ª a 8ª série da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : "significados da escuta"
title_fullStr Preferências musicais de alunos de 5ª a 8ª série da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : "significados da escuta"
title_full_unstemmed Preferências musicais de alunos de 5ª a 8ª série da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : "significados da escuta"
title_sort Preferências musicais de alunos de 5ª a 8ª série da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : "significados da escuta"
author Santos, Cleonice dos
author_facet Santos, Cleonice dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cleonice dos
contributor_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Música popular
Redação acadêmica
Educação
topic Música - Instrução e estudo
Música popular
Redação acadêmica
Educação
description Inclui apêndices
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-15T17:41:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-15T17:41:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/13659
url https://hdl.handle.net/1884/13659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 124 f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13659/1/cleonice_final%2029%2011.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13659/2/cleonice_final%2029%2011.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13659/3/cleonice_final%2029%2011.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 872b9db9bf8de8466b6fbd0c53164869
66e000bb220b42b87adb062483444705
b30475d3e0cd7d45338e61d55d07a82f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860673546747904