Funções educativas dos parlamentos digitais : uma análise comparada dos programas de letramento político e parlamento jovem dos legislativos brasileiros e europeus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Júnior, Edson Gil
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80212
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Soares Braga
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência PolíticaBraga, Sérgio Soares, 1965-Santos Júnior, Edson Gil2022-11-23T15:11:42Z2022-11-23T15:11:42Z2022https://hdl.handle.net/1884/80212Orientador: Prof. Dr. Sérgio Soares BragaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 15/09/2022Inclui referências: p. 210-216Resumo: Este trabalho desenvolve uma análise comparativa de sites parlamentares, a partir das dimensões de conteúdo educativo dos websites das casas legislativas e de programas de parlamentos jovens. Foram avaliados o Parlamento Europeu, com o Euroscola; o Parlamento do Reino Unido, juntamente com o Parlamento Juvenil, do Reino Unido, e a Assembleia da República Portuguesa, com o programa Parlamento dos Jovens, de Portugal. No Brasil, a investigação contempla a Câmara dos Deputados e o Parlamento Jovem Brasileiro, além do Senado Federal e o Jovem Senador. O estudo propôs a análise de conteúdo quantitativa, na criação de índices inspirados no trabalho efetuado por Leston-Bandeira (2009) em websites europeus, além de qualitativa, em um esforço descritivo-analítico, para a obtenção de um entendimento mais preciso sobre a relação entre os materiais digitais disponibilizados pelas instituições, frente às experiências de simulação de atividade parlamentar presencial. No caso dos parlamentos jovens, em particular, foi feita uma análise documental que apresenta as diferenças de cada modelo educação política tanto em um aspecto contextual e operacional quanto de engajamento e participação do público com a iniciativa. A avaliação desses sítios eletrônicos sistematizou os instrumentos de comunicação no âmbito educativo e suas especificidades, como eles potencializam as plataformas de aprendizado on-line e como possibilitam não somente o letramento político, mas também a e-participação da sociedade no processo legislativo.Abstract: This work develops a comparative analysis of parliamentary websites, based on the dimensions of the educational content of the websites of legislative houses and youth parliament programs. The European Parliament, with Euroscola; the UK Parliament, together with the UK Youth Parliament; and the Assembly of the Portuguese Republic, with the Youth Parliament program, from Portugal. In Brazil, the investigation includes the Chamber of Deputies, the Young Brazilian Parliament, the Federal Senate, and the Young Senator. The study proposed the analysis of quantitative content, in the creation of indexes inspired by the work carried out by Leston-Bandeira (2009) on European websites, as well as qualitative, in a descriptiveanalytical effort to obtain a more accurate understanding of the relationship between the digital materials available by the institutions, in view of the experiences of simulating face-to-face parliamentary activity. In the case of youth parliaments, in particular, a documental analysis was carried out that presents the differences of each political education model both in a contextual and operational aspect, but also in terms of engagement and public participation with the initiative. The evaluation of these electronic sites systematized the communication tools in the educational field and their specificities, how they enhance online learning platforms, and how they enable not only political literacy but also the e-participation of society in the legislative process.1 recurso online : PDF.application/pdfComunicação na políticaCiência PolíticaFunções educativas dos parlamentos digitais : uma análise comparada dos programas de letramento político e parlamento jovem dos legislativos brasileiros e europeusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - EDSON GIL SANTOS JUNIOR.pdfapplication/pdf9697220https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80212/1/R%20-%20T%20-%20EDSON%20GIL%20SANTOS%20JUNIOR.pdfd86359b33bfd3aedf6e3025c1752e796MD51open access1884/802122022-11-23 12:11:42.892open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80212Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-23T15:11:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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