A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thiago Ailton dos, 1998-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73980
Resumo: Orientador : Roberta Chiesa Bartelmebs
id UFPR_8e92337a62f8adc8721c4293de72b21c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73980
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Thiago Ailton dos, 1998-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências BiológicasBartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-2022-03-14T13:51:28Z2022-03-14T13:51:28Z2020https://hdl.handle.net/1884/73980Orientador : Roberta Chiesa BartelmebsMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.Inclui referênciasResumo : O presente trabalho é fruto de uma pesquisa da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Buscamos analisar a eficácia da metodologia Peer Instruction no ensino de Ciências através de uma pesquisa realizada com o oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do munícipio de Palotina-PR. O estudo busca compreender como a utilização da metodologia Peer Instruction pode potencializar o ensino e aprendizagem de Ciências de forma significativa. Através de uma atividade utilizando cartões resposta, intitulados na teoria como flashcards foi possível perceber que o Peer Instruction. Além de permitir uma aprendizagem eficaz, motiva os alunos a participarem da aula. Por permitir a interação social e a discussão do conteúdo por parte dos alunos, podendo sanar dúvidas utilizando uma linguagem com a qual os mesmos estão habituados, além de constituir um método avaliativo que não gera problemas como a tensão emocional, estímulo a competitividade e clima individualista, também possui uma simples e prática aplicação podendo facilmente ser incluso no sistema de ensino. Pode-se concluir que o Peer Instruction é uma metodologia efetiva para a aprendizagem pois permite a interação social, argumentação, exposição de ideias, além de possuir fácil aplicação.1 recurso online : PDF.application/pdfMetodologiaEnsinoAprendizagemA utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALThiago_Ailton_dos_Santos_TCC.pdfapplication/pdf1452495https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73980/1/Thiago_Ailton_dos_Santos_TCC.pdf9351dc5d4ab59d1ddccac963d743a053MD51open access1884/739802022-03-14 10:51:28.903open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73980Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-14T13:51:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório
title A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório
spellingShingle A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório
Santos, Thiago Ailton dos, 1998-
Metodologia
Ensino
Aprendizagem
title_short A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório
title_full A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório
title_fullStr A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório
title_full_unstemmed A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório
title_sort A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório
author Santos, Thiago Ailton dos, 1998-
author_facet Santos, Thiago Ailton dos, 1998-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thiago Ailton dos, 1998-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-
contributor_str_mv Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Ensino
Aprendizagem
topic Metodologia
Ensino
Aprendizagem
description Orientador : Roberta Chiesa Bartelmebs
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-14T13:51:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-14T13:51:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73980
url https://hdl.handle.net/1884/73980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73980/1/Thiago_Ailton_dos_Santos_TCC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9351dc5d4ab59d1ddccac963d743a053
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860518371131392