Um estudo qualitativo sobre componentes psíquicos discentes presentes na interação professor-aluno durante o ensino médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Wael de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81204
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Valderilio Feijó Azevedo
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spelling Kusma, Solena ZiemerUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da SaúdeAzevedo, Valderilio FeijóOliveira, Wael de2023-02-16T15:29:16Z2023-02-16T15:29:16Z2022https://hdl.handle.net/1884/81204Orientador: Prof. Dr. Valderilio Feijó AzevedoCoorientador: Profa. Dra. Solena Ziemer Kusma FidalskiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúde. Defesa : Curitiba, 02/12/2022Inclui referências: p. 79-89Resumo: O curso de medicina apresenta-se como a formação de ensino superior com uma das maiores cargas horárias no mundo; no Brasil, os alunos passam ao menos 7.200h em contato direto ou indireto com seus professores durante o curso, tempo mínimo curricular exigido pelas Diretrizes Curriculares/2014 do MEC. Sendo a relação professor-aluno um dos elementos fundamentais no ensino médico, essencial para o desenvolvimento acadêmico e pessoal do aluno, é importante considerar alguns fatores envolvidos, tais como: muitos docentes médicos trazem, para a sala de aula, a formação pedagógica adquirida durante cursos de pós graduação lato ou stricto sensu; com instrumento de trabalho baseado em conhecimentos construídos através de sua experiência profissional e informação científica própria do campo médico, não é simples exercer o cumprimento das Diretrizes Curriculares de 2014, que estabelecem parâmetros de aprendizagem ativa e criativa como preparação dos alunos para o trabalho em campo; tais parâmetros são buscados através de novas metodologias ativas e tecnologias, sobretudo virtuais de ensino. Ao mesmo tempo, as relações entre professores e alunos em sala de aula compõem um caldo humano que deve sua complexidade às respectivas histórias de vida, com o que isso pode acarretar de processos pedagógicos mais ou menos eficazes. Como o eixo de cada curso gira em torno da formação acadêmica dos graduandos em medicina, é importante investigar os componentes psíquicos envolvidos na interação que os alunos estabelecem com seus professores, para esclarecer como suas histórias de vida podem se apresentar no momento dessa interação. Foi sobre tal articulação que se baseou a pesquisa primária do presente estudo. Objetivo Geral: Investigar a interação professor-aluno em sala de aula no ensino de medicina. Objetivos Específicos: 1) Observar reações de alunos a comportamentos docentes de demonstração de conhecimento e de humor, em sala de aula; 2) Analisar componentes psíquicos discentes presentes em reações a comportamentos docentes em sala de aula; 3) Investigar relações entre reações discentes a comportamentos docentes em sala de aula e histórias de vida discentes. Método: estudo transversal qualitativo descritivo, com amostragem não probabilística, realizado através de observação participante e entrevistas semiestruturadas, analisadas conforme os pressupostos propostos pelo método Bardin para análise de conteúdos. Resultados e Discussão: foram analisadas 39 entrevistas com alunos que reagiram a comportamentos docentes específicos em sala de aula, tais como demonstrações de conhecimento e demonstrações de humor. Descritivamente, constatou-se que os estudantes têm idade de 21,8±19-31, sendo 62,5% do sexo feminino. Para avaliar a associação existente entre as variáveis do estudo, foi aplicado o teste qui-quadrado ou Teste Exato de Fisher, e observou-se que os alunos foram mais reativos em sala de aula quando seus professores demonstraram conhecimento técnico e científico, em comparação com suas reações a demonstrações de humor por parte dos professores (p=0,013), em sala de aula. Também se constatou que alunos que não possuíam familiares médicos eram mais sensíveis a demonstrações de conhecimento docente (p=0,006); inversamente, alunos em cujas famílias havia médicos foram mais sensíveis a demonstrações de humor de seus professores (p=0,008). Verificou-se que a associação significativa entre reações a comportamentos docentes de conhecimento e de humor pode ser indicativo da importância atribuída ao conhecimento técnicocientífico docente em sala de aula, embora tal influência possa ser afetada pelo histórico familiar dos alunos. A análise de conteúdo (refazer a partir de Bardin) de alguns exemplos das entrevistas permitiu aprofundar o detalhamento de tais descobertas, e indicaram relações entre as histórias de vida dos alunos, suas interações com os professores e suas expectativas quanto ao exercício futuro da profissão. Considerações finais: Entende-se que a análise de algumas dessas relações encontradas nas interações entre professores e alunos durante o processo de aprendizado pode contribuir para melhor compreensão sobre a interação entre professores e alunos durante o ensino médico, além de estimular investigações futuras sobre influências familiares na escolha do curso de medicina. Também se espera que apresente vias frutíferas para investigar com mais detalhes possíveis influências entre históricos familiares dos alunos e suas relações com o conhecimento durante o processo formador. Finalmente, espera-se que o estudo possa contribuir para a compreensão docente de componentes psíquicos presentes nos comportamentos de seus alunos durante a aprendizagem, bem como também contribuir para a introdução de metodologias como grupos de discussões mediados por psicólogos ou psicopedagogos para identificação precoce dos pontos de influência aventados para incrementar o aprendizado.Abstract: Medicinehas one of the highest workloads ofhigher education courses in the world. In Brazil, students spend at least 7,200 hours in direct or indirect contact with their professors, according to the minimum curricular time required by the 2014 Brazilian Curriculum Guidelines. The teacher-student relationship is one of the fundamental elements of medical education, essential for students' academic and personal development. Thus, it is important to consider key factors in this relationship, among which we highlight: many medical professors bring to the classroomtheir pedagogical training, acquired in lato or strictosensu postgraduate courses; based on the knowledge acquired from professional experience and the scientific information of the medical field, it is not easy to comply with the 2014 Brazilian Curriculum Guidelines, which establish parameters for active and creative learning, in order to prepare students to work in the field; such parameters make use of new active methodologies and virtual teaching technologies. At the same time, relationships between professors and students constitute a "human broth", whose complexity is linked to the respective life stories of each, materialized in pedagogical processes that vary in terms of effectiveness. As the axis of each course revolves around the academic training of medical students, it is important to investigate the psychic components involved in the interaction that students establish with their professors. From that, it is possible to clarify how their life stories are presented at the time of their interaction. The primary research of the present study was based on this articulation. General Objective: To investigate teacher-student interactions in the classroom during medical education. Specific Objectives: 1) To observe students' reactions to teaching behaviors that demonstrate knowledge and humor in the classroom; 2) To analyze students' psychic components in reaction to teaching behaviors in the classroom; 3) To investigate the relationships between student reactions to teaching behavior in the classroom and students' life stories. Method: Descriptive qualitative cross-sectional study, with non-probabilistic sampling, carried out through participant observation and semi-structured interviews, which were then analyzed according to the assumptions of the Bardin method for content analysis. Results and Discussion: We analyzed 39 interviews with students, considering how students reacted to specific behaviors of their professors in the classroom, such as displays of knowledge and displays of humor. Descriptively, students were aged 21.8±19-31 (62.5% female). To assess the existing association between the study variables, we applied the chi-squared test or Fisher's Exact Test. We observed that students were more reactive in the classroom when professors demonstrated technical and scientific knowledge, compared to their reactions to humorous displays by professors (p=0.013), always in the classroom. We also found that students who did not have medical relatives were more sensitive to teaching knowledge demonstrations (p=0.006). Conversely, students with medical relatives were more sensitive to their professors' displays of humor (p=0.008). The significant association between reactions to teaching behaviors of knowledge and humor might indicate the importance of technical-scientific teaching knowledge in the classroom, although this influence can be affected by the students' family history. Applying Bardin's content analysis to the data collected in the interviews, we can stablish that unconscious psychic operations, derived from students' life stories, were related to the way students interact with their professors. Final considerations: We understand that the analysis of the relationships between professors and students, during the learning process, can contribute to a better understanding of the interactions in medical education. Such study presents interesting paths that may help in further investigations of the influences of students' family dynamics and of their relationship with knowledge during the educational process. Finally, we hope that the present study can contribute to the teaching understanding of psychic components present in students' behaviors during the learning process. We also expect tocontribute with the introduction of methodologies (for example, discussion groups mediated by psychologists or educational psychologists) for the early identification of points of influence, with the aim of improving both the learning process and the mental health of students.1 recurso online : PDF.application/pdfEducaçãoEducação medicaEstudantes de medicinaRelacoes interpessoaisClínica MédicaUm estudo qualitativo sobre componentes psíquicos discentes presentes na interação professor-aluno durante o ensino médicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - WAEL DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf2556406https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81204/1/R%20-%20T%20-%20WAEL%20DE%20OLIVEIRA.pdfa8921f71f8dce4526cffffb228d9052cMD51open access1884/812042023-02-16 12:29:16.827open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81204Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-16T15:29:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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