Atividades estruturadas na terapia de aceitação e compromisso com duas idosas : uma análise da interação terapeuta/cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Claudia Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81898
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dra. Jocelaine Martins da Silveira
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSilveira, Jocelaine Martins da, 1970-Ferreira, Ana Claudia Rodrigues2023-12-13T19:04:47Z2023-12-13T19:04:47Z2022https://hdl.handle.net/1884/81898Orientadora: Prof.ª Dra. Jocelaine Martins da SilveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 21/10/2022Inclui referênciasResumo: O Brasil é o quinto país com a maior população idosa do mundo e dados do IBGE sugerem que a depressão é uma das doenças que mais afetam os idosos. Estudos sugerem que a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) tem potencial para gerar bons resultados terapêuticos nessa população. O uso de atividades estruturadas parece ser mais um dos recursos indicados na intervenção em diferentes terapias para evocar comportamentos de interesse, que no caso da ACT com pessoas idosas, pode consistir na descrição e reflexão sobre valores. O objetivo do presente estudo foi avaliar o uso de atividades estruturadas relacionadas aos valores em sessões de ACT, em termos da consistência dos comportamentos relatados na vida diária com os valores indicados por duas pacientes idosas. As atividades estruturadas consistiram no uso da metáfora "comparecendo ao seu próprio funeral" e na apresentação de cartas do baralho chamado Trabalhando Valores (ambos recursos disponíveis na literatura para intervenções em ACT). Participaram do estudo duas idosas (uma com 72 anos e a outra, com 68 anos) e um terapeuta do gênero masculino, com idade de 34 anos. Colaboraram com o estudo, quatro transcritores e dois categorizadores. As intervenções ocorreram ao longo de 14 sessões, de forma on-line, em um período de sete semanas. O delineamento consistiu em um A-B-A. As condições A consistiram em sessões de ACT sem uso de atividades estruturadas, na condição B foram realizadas sessões de ACT com uso da referida metáfora sobre valores e do baralho. Além disso, antes e depois das 14 sessões, foram realizadas uma avaliação inicial e uma final para a aplicação dos instrumentos seguintes: GDS, AAQ-II, VLQ e Tarefa de Casa sobre Valores. As condições A-B-A foram compostas por quatro sessões cada. Os instrumentos usados na avaliação inicial e final para caracterização da flexibilidade psicológica e de valores foram o AAQ-II e o VLQ. O SiMCCIT foi usado como medida de processo da interação terapeuta/cliente. Para isso, algumas categorias do instrumento receberam adaptações, na tentativa de capturar relatos de ações consistentes com valores. Os escores do instrumento AAQ não indicaram diferenças e os escores do VLQ indicaram associações qualitativas, como clareza de quanto uma área de vida poderia ou não ser valorosa, a partir de um Self como Conceito. Os dados obtidos por meio do SiMCCIT indicaram que o uso de atividades estruturadas em sessões de ACT focada em valores pareceu ter sido terapêutico para as duas participantes idosas. As categorias do SiMCCIT sugeriram que o foco em valores com as duas idosas do estudo ajudou no esclarecimento de seus valores e na discriminação de eventos privados, aumento de relatos de estabelecimento de relações entre eventos e, a depender do caso, planejamento de ações direcionadas aos valores. Discute-se que alguns componentes do hexaflex podem receber foco terapêutico antes da ênfase em valores, conforme a formulação de caso. É possível que outros pontos do hexaflex ajudem a agregar características terapêuticas às atividades estruturadas como a reflexão de ações comprometidas com os valores. O vínculo terapêutico também pareceu fundamental para o alcance dos objetivos terapêuticos nos atendimentos às idosas. Do ponto de vista metodológico, discute-se a necessidade de desenvolvimento ou adaptação de instrumentos de medida de processo para um tratamento com a ACT. Além disso, foram feitas considerações sobre a concordância interobservadores do presente estudo.Abstract: Brazil is the fifth country with the largest elderly population in the world and data from the IBGE suggest that depression is one of the diseases that most affect the elderly. Studies suggest that Acceptance and Commitment Therapy (ACT) has the potential to generate good therapeutic results in this population. The use of structured activities seems to be one of the resources indicated in the intervention of different therapies to evoke behaviors of interest, which in the case of ACT with elderly people, can consist of description and reflection on values. The aim of the present study was to evaluate the use of structured activities related to values in ACT sessions, in terms of the consistency of reported behaviors in daily life with the values indicated by two elderly patients. The structured activities consisted of the use of the metaphor "attending your own funeral" and the presentation of cards from the deck called Working Values (both resources available in the literature for interventions in ACT). Two elderly women (one 72 years old and the other 68 years old) and a male therapist, aged 34 years old, participated in the study. Four transcribers and two categorizers collaborated with the study. The interventions ocurred over 14 sessions, online, over a period of seven weeks. The design consisted of an A-B-A. Condition A consisted of a few ACT sessions without the use of structured activities, in condition B, ACT sessions were held using a metaphor about values and from the deck. In addition, before and after the 14 sessions, an initial and a final evaluation were carried out for the application of the following instruments: GDS, AAQ-II, VLQ and Homework on Values. The A-B-A conditions were composed of four sessions each. The instruments used in the initial and final assessment to characterize psychological flexibility and values were the AAQ-II and the VLQ. The SiMCCIT was used as it was used as a process measure of the therapist/client interaction. For this, some categories of the instrument were adapted, in an attempt to capture reports of actions consistent with values. The AAQ instrument scores did not indicate differences and the VLQ scores indicated qualitative associations, such as clarity of how much a life area could or could not be valuable, based on a Self as Context. The SiMCCIT data indicated that the use of structured activities in values-focused ACT sessions appeared to have been therapeutic for the two elderly participants. The SiMCCIT categories suggested that the focus on values with the two elderly women in the study helped to clarify their values and the discrimination of private events, increase reports of establishing relationships between events and depending on the case, planning of actions directed to values. It is argued that some components of hexaflex may receive therapeutic focus before emphasizing values, depending on the case formulation. It is possible that other points of hexaflex help to add therapeutic characteristics to structured activities, such as the reflection of actions committed to values. The therapeutic bond also seems fundamental to reach the therapeutic goals in the elderly care. From a methodological point of view, the need to develop or adapt process measurement instruments for treatment with ACT is discussed. In addition, considerations were made on the interobserver agreement of the present study.1 recurso online : PDF.application/pdfIdososTerapia do comportamentoTerapeuta e pacientePsicologiaAtividades estruturadas na terapia de aceitação e compromisso com duas idosas : uma análise da interação terapeuta/clienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CLAUDIA RODRIGUES FERREIRA..pdfapplication/pdf7219975https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81898/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CLAUDIA%20RODRIGUES%20FERREIRA..pdf754073b8e0c07c1fd4d92c7b91c2a5d1MD51open access1884/818982023-12-13 16:04:47.783open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81898Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-13T19:04:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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