Mensuração da aprendizagem por meio de ferramentas de Learning analytics no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Sandro Fabiano da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55001
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Glauco Gomes de Menezes
id UFPR_9f05d469c6653425833db19e20cf3137
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55001
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Luz, Sandro Fabiano daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da InformaçãoMenezes, Glauco Gomes de, 1968-2018-07-19T18:47:06Z2018-07-19T18:47:06Z2017https://hdl.handle.net/1884/55001Orientador : Prof. Dr. Glauco Gomes de MenezesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa : Curitiba, 18/12/2017Inclui referênciasResumo: A utilização de Tecnologias de Informação de Comunicação (TIC) e informações oriundas de ferramentas de Learning Analytics estão à disposição de professores e instituições. Esta pesquisa quase-experimental, utiliza-se de metodologias e ferramentas de Learning Analytics e TIC, com o objetivo de observar os diferentes padrões de aprendizagem de dois grupos de educandos do Ensino Superior. Buscouse analisar a utilização das TIC e avaliar a sua eficácia, tanto como auxílio ao processo ensino-aprendizagem, como para o planejamento pedagógico realizado pelo professor. Para isso, foram analisados dois grupos de alunos. Os grupos foram selecionados e obtiveram acesso a uma mesma disciplina, preparada na modalidade mista, onde parte foi lecionada de forma presencial e grande parte de forma on-line. Para ambos os grupos, foram aplicadas as mesmas provas, atividades e conteúdo pedagógico, via plataforma Moodle, porém o grupo experimental, obteve a possibilidade de utilização de interação por meio de TIC entre os alunos e o aproveitamento de informações oriundas de ferramentas de Learning Analytics pelo professor ao longo do curso. A intencionalidade foi diagnosticar a efetividade das tecnologias educacionais e estratégias didáticas selecionadas. Diante do exposto, entende-se que esta pesquisa venha a contribuir com a geração de informações estratégicas para a organização do trabalho pedagógico na IES e assim, propor metodologias e recursos didáticos enquanto o curso ainda estava em andamento. A seleção de tecnologias se valeu do relatório Horizon Report 2016 Higher Education e também a sua aderência a uma metodologia que contemplasse a complexidade. Os resultados indicam que o grupo experimental obteve maior número de alunos aprovados, menor evasão e mais acessos na plataforma Moodle. A estratégia adotada foi a distribuição de emblemas atrelada ao desempenho nas notas, após a análise do estilo de aprendizagem da turma. O grupo experimental alcançou uma taxa de aprovação 20% maior que o grupo de controle. Foi possível quantificar a mobilização dos alunos do grupo experimental por meio de postagens em fanpages criadas para o estudo. Quanto ao número de logins à plataforma, verificou-se que o grupo experimental, obteve um número médio de 15 sessões por aluno, enquanto o grupo de controle obteve um número médio de 8,5 sessões por aluno durante o curso. No quesito evasão, o grupo experimental apresentou uma evasão de 33%, enquanto o grupo de controle obteve uma evasão de 50% dos alunos. Pode-se concluir que o grupo experimental, que obteve acesso às TIC e informações de Learning Analytics, apresentou menor evasão e melhor rendimento no quesito notas nas provas on-line que o grupo de controle, indicando que a utilização deste tipo de ferramenta no ambiente escolar, maximiza o processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Learning Analytics. Teoria do Pensamento Complexo. Ensino Superior. Educação a Distância.Abstract: The use of Information and Communication Technologies (ICT) and the information from Learning Analytics tools are available to teachers and institutions. This quasiexperimental research uses Learning Analytics and ICT methodologies and tools, in order to observe the different learning patterns of two groups from Higher Education students. The intention is to test the use of technologies and evaluate their effectiveness as an aid for the teaching learning process as well as for the pedagogical planning carried out by the teacher. For this, two groups of students were analysed. The groups were selected and obtained access to the same discipline prepared in the mixed mode where part of it was taught in person and part of it was online. For both groups, the same tests, activities and pedagogical content were applied through the Moodle platform, but the experimental group obtained the possibility of using ICT interaction among the students and the teachers could use the information from Learning Analytics tools during the course. The intention is to diagnose the effectiveness of the selected educational technologies and didactic strategies. This research will contribute to the generation of strategic information for the organization of the pedagogical work in the IES and thus, to propose methodologies and didactic resources while the course was still in progress. After using the technologies, it was possible to propose methodologies and didactic resources. The selection of technologies relied on the Higher Education Horizon Report 2016 and also its adherence to a methodology that contemplated complexity. The results indicate that the experimental group obtained a higher number of approved students and a lower school evasion and more accesses to the Moodle platform. The adopted strategy was the distribution of badges linked to the grades performance, after analysing the class learning style. The experimental group achieved a 20% higher approval rate than the control group. It was possible to quantify the mobilization of the students from the experimental group through their posts in fanpages created for the study. As for the number of logins in the platform, the experimental group obtained an average number of 15 sessions per student, while the control group obtained an average number of 8.5 sessions per student during the course. In the school evasion, the experimental group showed a dropout of 33%, while the control group obtained a dropout of 50% of the students. It is concluded that the experimental group, which obtained access to ICT and information from Learning Analytics, presented lower evasion and better performance in terms of grades in online tests than the control group, indicating that the use of this type of tool in the environment maximizes the teaching-learning process. Keywords: Information and Communication Technologies. Learning Analytics. Theory of Complex Thought. Higher Education. Distance Education.147 p. : il. (algumas color.).application/pdfTecnologia da informaçãoCiencia da informaçãoEnsino superiorEnsino a distancia - Universidades e faculdadesMensuração da aprendizagem por meio de ferramentas de Learning analytics no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SANDRO FABIANO DA LUZ.pdfapplication/pdf1460086https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55001/1/R%20-%20D%20-%20SANDRO%20FABIANO%20DA%20LUZ.pdfea4c8d9090c285b0771b4396f71a52daMD51open access1884/550012018-07-19 15:47:06.731open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55001Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-07-19T18:47:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mensuração da aprendizagem por meio de ferramentas de Learning analytics no ensino superior
title Mensuração da aprendizagem por meio de ferramentas de Learning analytics no ensino superior
spellingShingle Mensuração da aprendizagem por meio de ferramentas de Learning analytics no ensino superior
Luz, Sandro Fabiano da
Tecnologia da informação
Ciencia da informação
Ensino superior
Ensino a distancia - Universidades e faculdades
title_short Mensuração da aprendizagem por meio de ferramentas de Learning analytics no ensino superior
title_full Mensuração da aprendizagem por meio de ferramentas de Learning analytics no ensino superior
title_fullStr Mensuração da aprendizagem por meio de ferramentas de Learning analytics no ensino superior
title_full_unstemmed Mensuração da aprendizagem por meio de ferramentas de Learning analytics no ensino superior
title_sort Mensuração da aprendizagem por meio de ferramentas de Learning analytics no ensino superior
author Luz, Sandro Fabiano da
author_facet Luz, Sandro Fabiano da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Sandro Fabiano da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes, Glauco Gomes de, 1968-
contributor_str_mv Menezes, Glauco Gomes de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Ciencia da informação
Ensino superior
Ensino a distancia - Universidades e faculdades
topic Tecnologia da informação
Ciencia da informação
Ensino superior
Ensino a distancia - Universidades e faculdades
description Orientador : Prof. Dr. Glauco Gomes de Menezes
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-19T18:47:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-19T18:47:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55001
url https://hdl.handle.net/1884/55001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55001/1/R%20-%20D%20-%20SANDRO%20FABIANO%20DA%20LUZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea4c8d9090c285b0771b4396f71a52da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860447119343616