Tramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pfütz, Karine Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/82109
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cláudia Madruga Cunha
id UFPR_a2d5e8cd76488915b94fc1aeaeaad24e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/82109
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCunha, Claudia Madruga, 1963-Pfütz, Karine Cristina2023-06-30T19:52:35Z2023-06-30T19:52:35Z2022https://hdl.handle.net/1884/82109Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cláudia Madruga CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 10/08/2022Inclui referências: p. 112-118Resumo: Este é um trabalho que tem por objetivo principal discutir a filosofia da diferença com o plano educativo pela ideia de virada do pensamento da tradição a partir de deslocamentos conceituais presentes no filósofo francês Gilles Deleuze (2010, 2011, 2018). Primeiramente, tal discussão analisa contextos da tradição filosófica e educacional, atravessando a teoria da ideias presente em Platão. Posteriormente, aborda alguns campos de atuação de professoras pesquisadoras da Diferença, na intenção de apresentar outras relações docentes possíveis. Seguindo por Deleuze, a cartografia surge enquanto percurso metodológico por meio das conexões e articulações entre o território da diferença e o território da educação. Tal percurso se desdobra em uma teargrafia que forma a tecitura do texto pela ideia de tear o pensar, o fazer docente e a própria escrita. Os efeitos desta movimentação tecida contemplam as linhas de fuga da mulher professora que trama o fora de um papel social delimitado historicamente. Um movimento que decorre do encontro com a Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença, proposta por Sandra Mara Corazza, e do encontro com três produções desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Rizoma: Laboratório de Pesquisa em Filosofia e Arte-Educação, proposto por Cláudia Madruga Cunha. Assim, a escrita procura devir docência e docente sob um pano de fundo filosófico que captura fluxos de pensamento, além de usar de recursos discursivos e estéticos para afirmar uma pesquisa e uma professora-pesquisadora criadoras.Abstract: This is a work whose main objective is to discuss the philosophy of difference with the educational plan through the idea of turning the thought of tradition from conceptual displacements present in the French philosopher Gilles Deleuze (2010, 2011, 2018). First, this discussion analyzes contexts of the philosophical and educational tradition, crossing the theory of ideas present in Plato. Subsequently, it addresses some fields of activity of professors who are researchers of Difference, with the intention of presenting other possible professors' relationships. Following Deleuze, cartography emerges as a methodological path through connections and articulations between the territory of difference and the territory of education. This path unfolds in a weaving that forms the weaving of the text through the idea of weaving thinking, teaching and writing itself. The effects of this woven movement contemplate the lines of flight of the female teacher who plot the outside of a historically delimited social role. A movement that stems from the meeting with the Escrileituras da Diferença Research Network, proposed by Sandra Mara Corazza, and the meeting with three productions developed by the Rizoma Study Group: Research Laboratory in Philosophy and Art-Education, proposed by Cláudia Madruga Cunha. Thus, writing seeks to become teaching and teaching under a philosophical background that captures flows of thought, in addition to using discursive and aesthetic resources to affirm a creator research and teacherresearcher.1 recurso online : PDF.application/pdfDiferença (Filosofia)EducaçãoDocênciaDevir (Conceito filosófico)EducaçãoTramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KARINE CRISTINA PFUTZ.pdfapplication/pdf4346385https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82109/1/R%20-%20D%20-%20KARINE%20CRISTINA%20PFUTZ.pdfbb573ed8d1d182084e9450c65f5ce8b8MD51open access1884/821092023-06-30 16:52:36.055open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82109Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-30T19:52:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras
title Tramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras
spellingShingle Tramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras
Pfütz, Karine Cristina
Diferença (Filosofia)
Educação
Docência
Devir (Conceito filosófico)
Educação
title_short Tramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras
title_full Tramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras
title_fullStr Tramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras
title_full_unstemmed Tramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras
title_sort Tramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras
author Pfütz, Karine Cristina
author_facet Pfütz, Karine Cristina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Claudia Madruga, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Pfütz, Karine Cristina
contributor_str_mv Cunha, Claudia Madruga, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Diferença (Filosofia)
Educação
Docência
Devir (Conceito filosófico)
Educação
topic Diferença (Filosofia)
Educação
Docência
Devir (Conceito filosófico)
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cláudia Madruga Cunha
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-30T19:52:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-30T19:52:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/82109
url https://hdl.handle.net/1884/82109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82109/1/R%20-%20D%20-%20KARINE%20CRISTINA%20PFUTZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bb573ed8d1d182084e9450c65f5ce8b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860628793524224