O ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Tatiana Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35048
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis Cesar
id UFPR_a8c054a808f6ac2939340e2e2636d704
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35048
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silveira, Tatiana TeixeiraCésar, Maria Rita de Assis, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-07T13:44:46Z2020-08-07T13:44:46Z2014https://hdl.handle.net/1884/35048Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis CesarTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/02/2014Inclui referênciasResumo: A presente tese construiu sua trajetória de reflexão tendo como foco geral o Ensino Técnico no Brasil, dividindo-se em duas partes principais. Na primeira parte da tese, a pesquisa concentrou-se na discussão de um importante deslocamento ocorrido a partir do final da década de 1990, o qual ensejou a constituição do ensino profissionalizante no país, tendo como culminação a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que suplantou o antigo ensino profissional. A pergunta que orientou a pesquisa sobre a constituição do Ensino Técnico no Brasil, sobretudo nas últimas décadas, resultou em dois eixos de análise. Um primeiro, relacionado à criação e desenvolvimento do Ensino Técnico desde o período colonial até os anos de 1970. E um segundo e mais importante, a respeito das reformulações educacionais dos anos de 1990 até os dias de hoje. A problematização das políticas educacionais que reformularam o Ensino Técnico e criaram os IFs foi orientada por algumas teorizações do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo aquelas relativas à sua análise do neoliberalismo, da governamentalidade e da biopolítica. Tratava-se nesta primeira parte da tese, de mostrar como a criação do ensino profissionalizante e dos IFs vincula-se às novas lógicas de produção de corpos e subjetividades, orientando-se por noções como empreendedorismo, mercado de trabalho competitivo, felicidade, formação permanente, dentre outras, as quais fazem dos próprios alunos-técnicos os responsáveis pelo sucesso e integração de suas vidas na sociedade competitiva. Na segunda parte da tese, formula-se uma cartografia que procura mapear as possibilidades de resistência à lógica neoliberal, no interior mesmo do ensino profissionalizante levado a cabo nos IFs, sobretudo por meio da disciplina de Educação Física. Ao longo do trabalho, a disciplina de Educação Física constituiu-se em eixo central de pesquisa, pois tratava-se de analisar em que medida ela contribui para a formação de corpos e subjetividades aprisionados em teias de poder-saber, ao mesmo tempo em que tal disciplina também parece abrir brechas para práticas de resistência, sobretudo em relação à lógica neoliberal que presidiu à reformulação do Ensino Técnico no país.Abstract: The thesis focuses on the research of Technical Education in Brazil and is divided into two main parts. In its first part, it concentrates on the discussion of an important shift occurred at the end of the 1990's, responsible for instituting what is nowadays called as professionalizing education, whose apex was the establishment of the Federal Institutes for Education, Science and Technology (IFs), which have overcome Brazil's old professional education. The question concerning Technical Education in Brazil resulted into two analysis' axes. The first one relates to the creation and development of Technical Education from the colonial period to the 1970's. The second and more important one focuses on the 1990's educational reformulations. The critical questioning of the educational policies which redefined Technical Education in Brazil thru the creation of the Federal Institutes for Education, Science and Technology (IFs) was oriented by some of Michel Foucault's concepts and notions, such as his analysis of neoliberalism, governmentality and biopolitics. In the thesis first part, we intend to show how the institution of professionalizing education in Brazil was connected to a new social logics aimed at the mass production of entrepreneuring bodies and subjectivities. This process of fabricating bodies and subjectivities was itself oriented by the values of the competitive economic market, by the contemporary extreme valorization of social happiness and social integration, and by the educational procedure of continued formation. These new values and educational practices have defined the technical student as the sole responsible for his/her own social success and for his/her own integration in a competitive society. In the thesis second half, we draw a cartography that tries to map the possibilities of resisting amongst and against the neoliberal logics. We focus mostly on the Physical Education discipline taught at the Federal Institutes for Education, Science and Technology (IFs). Throughout the whole thesis, the discipline of Physical Education was of a major concern, since we tried to analyze in which ways it helped forming bodies and subjectivities captured in the power-knowledge webs, at the same time that it also seems to allow for some space concerning resisting practices against the neoliberal logics that presided the recent reformulation of Brazil's Technical Education.237 f.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEnsino profissionalEnsino técnico - BrasilEducação física - Estudo e ensinoEducaçãoO ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - TATIANA TEIXEIRA SILVEIRA.pdfapplication/pdf1599996https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35048/1/R%20-%20T%20-%20TATIANA%20TEIXEIRA%20SILVEIRA.pdf554598ad24268c1b4221020536abc686MD51open accessTEXTR - T - TATIANA TEIXEIRA SILVEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain510136https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35048/2/R%20-%20T%20-%20TATIANA%20TEIXEIRA%20SILVEIRA.pdf.txtcf4a2a8c3d6372325f7e507d15963b52MD52open accessTHUMBNAILR - T - TATIANA TEIXEIRA SILVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35048/3/R%20-%20T%20-%20TATIANA%20TEIXEIRA%20SILVEIRA.pdf.jpg63fea67ce0cd92a710c8a7be04e963f2MD53open access1884/350482020-08-07 10:44:46.558open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35048Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-07T13:44:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistência
title O ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistência
spellingShingle O ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistência
Silveira, Tatiana Teixeira
Teses
Ensino profissional
Ensino técnico - Brasil
Educação física - Estudo e ensino
Educação
title_short O ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistência
title_full O ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistência
title_fullStr O ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistência
title_full_unstemmed O ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistência
title_sort O ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistência
author Silveira, Tatiana Teixeira
author_facet Silveira, Tatiana Teixeira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Tatiana Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Ensino profissional
Ensino técnico - Brasil
Educação física - Estudo e ensino
Educação
topic Teses
Ensino profissional
Ensino técnico - Brasil
Educação física - Estudo e ensino
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis Cesar
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-07T13:44:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-07T13:44:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35048
url https://hdl.handle.net/1884/35048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 237 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35048/1/R%20-%20T%20-%20TATIANA%20TEIXEIRA%20SILVEIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35048/2/R%20-%20T%20-%20TATIANA%20TEIXEIRA%20SILVEIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35048/3/R%20-%20T%20-%20TATIANA%20TEIXEIRA%20SILVEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 554598ad24268c1b4221020536abc686
cf4a2a8c3d6372325f7e507d15963b52
63fea67ce0cd92a710c8a7be04e963f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860893798039552