O ensino de ciências naturais na educação infantil : um olhar para currículos do curso de licenciatura em pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fochesato, Raquel de Abreu, 1994-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61377
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
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spelling Fochesato, Raquel de Abreu, 1994-Zimer, Tania Teresinha BrunsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCamargo, Sérgio, 1971-2021-05-06T12:04:28Z2021-05-06T12:04:28Z2019https://hdl.handle.net/1884/61377Orientador: Prof. Dr. Sérgio CamargoCoorientadora: Profa. Dra. Tania T. Bruns ZimerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2019Inclui referências: p.159-169Resumo: A presente pesquisa documental de caráter qualitativo tem como intuito investigar quais conhecimentos relacionados a área de Ciências Naturais, ao seu ensino e sua aprendizagem estão manifestos nas ementas e nos planos de ensino de cursos de Licenciatura em Pedagogia para a formação dos licenciandos, com vistas à Educação Infantil? Para tal, foi delineado como objetivo desvelar o que está manifesto nas estruturas curriculares dos cursos de Licenciatura em Pedagogia em Universidades Públicas Federais, identificando a base de conhecimentos necessários para o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil. Para responder o problema e atingir o objetivo proposto, primeiramente buscou-se apresentar o contexto em que a presente pesquisa está inserida. Utilizou-se para tal a contribuição de autores como Kuhlmann Jr. (1991, 2000, 2005, 2015, 2016), Vieira (1988), Kramer (2006), Craidy (2012), Cerisara (1999, 2002), entre outros. Na segunda parte desse trabalho, compondo a fundamentação teórica sobre a questão da formação de professores que ensinam Ciências Naturais, são apresentados os pensamentos de Carvalho e Gil-Pérez (2011), Shulman (1986, 1987, 2014), Grossman (1990) e Carlsen (2002) e sobre a questão do currículo as contribuições de Sacristán (2000, 2013). A terceira parte expõe as questões referentes ao desenvolvimento da pesquisa. Como primeira etapa desse percurso são apresentados os resultados das revisões bibliográfica realizadas nas plataformas de busca Scielo, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Anais dos ENPEC. Percebe-se por meio desta busca que existem poucas pesquisas nacionais sobre esse tema que se mostra relevante para a educação brasileira. O corpus da pesquisa é constituído pelas ementas e planos de ensino das disciplinas que abordam o Ensino de Ciências Naturais nos cursos presencias de Licenciatura em Pedagogia das Universidades Federais. Esses documentos foram obtidos on-line e/ou por meio de respostas de e-mails encaminhados às instituições de ensino. Para análise do corpus foi utilizada como metodologia a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999; BARDIN, 2016). Como resultado do processo de análise dos dados foram utilizados códigos a priori baseados em Carlsen (2002) e 6 códigos emergentes. Esses códigos foram distribuídos em três categorias homônimas dos conhecimentos que constituem a base para o ensino proposta por Shulman (1986,1987, 2014). Como resultado desse processo de categorização percebeu-se a presença nas disciplinas analisadas de todos os conhecimentos necessários para o Ensino de Ciências Naturais. Visando uma melhor adequação à realidade da Educação Infantil, se propôs um modelo que retrata a base de conhecimentos necessários para o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil. Pretende-se com esse estudo, contribuir para uma formação de professores que irão ensinar Ciências Naturais nesse nível de ensino, promovendo o respeito ao mesmo tempo às características existentes tanto nessa área do conhecimento quanto ao trabalho na Educação Infantil. Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo. Educação Infantil. Ensino de Ciências Naturais.Abstract: The purpose of this qualitative documentary research is to investigate which knowledge related to the area of Natural Science, to its teaching and learning are manifested in the menus and teaching plans of Pedagogy courses for the training of graduates, with a view to Child education? Therefore, the objective was to unveil what is manifested in the curricular structures of Pedagogy Degree courses at Federal Public Universities, identifying the knowledge base necessary for the Teaching of Natural Science in Early Childhood Education. In order to answer the problem and reach the proposed goal, firstly it was sought to present the context in which the present research is inserted. It was used for this propose the contribution of authors such as Kuhlmann Jr. (1991, 2000, 2005, 2015, 2016), Vieira (1988), Kramer (2006), Craidy (2012) and Cerisara (1999, 2002). In the second part of this work, the theoretical framework on the formation of teachers teaching Natural Science is presented the thoughts of Carvalho and Gil-Perez (2011), Shulman (1986, 1987, 2014), Grossman (1990) and Carlsen (2002) and on the issue of the curriculum the contributions of Sacristan (2000, 2013). The third part presents the issues related to the development of the research. As the first step in this path, the results of the bibliographic reviews carried out on the Scielo, Bank of Thesis and Dissertation of Capes and ENPEC Annal platforms are presented. It can be seen from this search that there is little national research on this subject that is relevant for Brazilian education. The research corpus is constituted by the menus and teaching plans of the disciplines that approach the Teaching of Natural Science in classroom Pedagogy Degree courses of Federal Universities. These documents were obtained online and / or through e-mail responses sent to educational institutions. For the corpus analysis it was used as methodology the Content Analysis (MORAES, 1999; BARDIN, 2016). As a result of the data analysis process, a priori codes based on Carlsen (2002) and 6 emergent codes were used. These codes were distributed in three homonymous categories of knowledge that form the basis for the teaching proposed by Shulman (1986, 1987, 2014). As a result of this categorization process the presence in the disciplines analyzed of all the necessary knowledge for the Teaching of Natural Science was perceived. Aiming for a better adaptation to the reality of Early Childhood Education, a model was proposed that portrays the knowledge base necessary for the Teaching of Natural Science in Early Childhood Education. The aim of this study is to contribute to the training of teachers who will teach Natural Science at this level of education, promoting respect both in the existing characteristics of this knowledge area and the work in Early Childhood Education. Key-words: Teacher Training. Curriculum. Child education. Teaching of Natural Sciences.238 p. : il. (algumas color.).application/pdfCiência - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoCurrículosEducação de criançasMatemáticaO ensino de ciências naturais na educação infantil : um olhar para currículos do curso de licenciatura em pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAQUEL DE ABREU FOCHESATO.pdfapplication/pdf176180303https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61377/1/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20DE%20ABREU%20FOCHESATO.pdffac7ab9abce2b3176466af01c17f8e54MD51open access1884/613772021-05-06 09:04:28.624open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61377Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T12:04:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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