Os sentidos elaborados por licenciandos de física pelo desenvolvimento de projetos investigativos durante o estágio curricular supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karsten, Karine, 1995-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68541
Resumo: Orientadora: Profa. Dra.Ivanilda Higa
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spelling Karsten, Karine, 1995-Higa, Ivanilda, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-08T15:41:22Z2020-12-08T15:41:22Z2020https://hdl.handle.net/1884/68541Orientadora: Profa. Dra.Ivanilda HigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2020Inclui referências: p. 266-272Resumo: Analisamos os sentidos atribuídos à docência por meio da inserção de projetos de ensino e pesquisa na formação inicial de professores de Física durante o estágio de docência. Destarte, nosso objetivo geral foi entender e analisar como as investigações durante o estágio influenciam nos sentidos que os estudantes constroem para sua futura atuação como professores de Física, indicando as potencialidades dessa ação na formação inicial dos licenciandos. Nossos objetivos específicos foram: a) entender como ocorrem as etapas de construção dos projetos de ensino e de pesquisa durante o estágio em Prática de Docência I e II; b) identificar e analisar os sentidos que os estudantes dão para essa atividade; e c) apontar os instrumentos potencializadores para o trabalho com a pesquisa no ensino, na formação inicial de professores de Física. Com uma abordagem qualitativa, utilizamos a metodologia de estudo de caso, focando nas mencionadas disciplinas de um curso de Licenciatura em Física em uma universidade pública. Como estratégias de trabalho empírico, utilizamos observações, anotações e gravações das aulas, análise de documentos produzidos pelos estagiários nas disciplinas, questionários e entrevistas semiestruturadas. Adotamos como referenciais teóricos Vygotsky (com os conceitos de internalização, instrumentos, sentidos, consciência, o ato criativo e a arte), Giroux (com os conceitos dos tipos de intelectuais) e Pimenta e Lima (com os conceitos dos tipos de estágio). Ao focalizar os projetos de ensino e pesquisa, observamos também o estágio como um todo, afinal, as atividades estão todas articuladas entre si. Dentre vários instrumentos mobilizadores de sentidos, percebemos seis em comum para todos os estagiários: as experiências anteriores ao estágio; os diálogos com a orientadora e o grupo de estagiários; as ações do professor supervisor com os estagiários; o Projeto de Ensino e Pesquisa; as atividades que são derivadas da observação e as atividades relativas ao Planejamento. A partir dos sentidos que foram desenvolvidos e mobilizados durante a disciplina, em especial por esses seis eixos de instrumentos, concluímos que a pesquisa atrelada ao ensino, com um cuidado acentuado para as relações entre estagiários, alunos, supervisores e orientadores, que não seja passiva para nenhum dos envolvidos, apresentam um grande potencial para a formação inicial de professores, principalmente por permitir que eles aprofundem seus conhecimentos sobre os problemas inerentes ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Percebemos que os projetos de ensino e pesquisa se tornaram uma forma dos estagiários expressarem muitos dos sentidos mobilizados nas reflexões sobre a docência. Para essa atividade, eles equilibram-se entre universidade, escola e suas ambições pessoais, o que inclui aprofundar os significados existentes para o trabalho docente. Refletir, pesquisando e utilizando uma teoria que perpassa o projeto de ensino e pesquisa, permite que os sujeitos tenham mais clareza do por que adotar determinadas ações. Além disso, constatamos que existem determinadas escolhas teórico-metodológicas que estimulam mais os estagiários a desenvolverem reflexões sobre a docência. Quanto mais intenso e atrelado estiver o ensino a pesquisa, a parceria entre supervisores e orientadores, bem como o estabelecimento de uma sólida relação entre os estagiários e o grupo de acadêmicos da disciplina, maior é o potencial de desenvolvimento de sentidos para a docência dos licenciandos. Palavras-chave: Estágio com pesquisa. Formação docente. Licenciatura. Física. Estágio supervisionado.Abstract: We analyzed the senses attributed to teaching through the insertion of teaching and research projects in the initial training of Physics teachers during the teaching internship. Thus, our general objective was to understand and analyze how the investigations - developed during the internship - influence the senses that students build for their future performance as Physics teachers, indicating the potential of this action in the initial training of undergraduate students. Our specific objectives were: a) to understand the stages of construction of the teaching and research projects during the internship in Teaching Practice I and II; b) to identify and analyze the senses that interns give to this activity; and c) to indicate the instruments that enhance the work with research in teaching, in the initial training of Physics teachers. With a qualitative approach, we used the case study methodology, focusing on the aforementioned subjects of a Physics Degree course at a public university. As empirical work strategies, we used observations, notes and recordings of classes, analysis of documents produced by interns in the disciplines, questionnaires and semi-structured interviews. We adopted as theoretical references Vygotsky (with the concepts of internalization, instruments, senses, conscience, the creative act and art), Giroux (with the concepts of types of intellectuals) and Pimenta and Lima (with the concepts of types of internship). When focusing on teaching and research projects, we also observed the internship as a whole; after all, the activities are all articulated among themselves. Among several instruments that mobilize the senses, we perceived six in common for all interns: their experiences prior to the internship; dialogues with the advisor and the group of interns; the actions of the supervising teacher with the interns; the Teaching and Research Project; the activities that are derived from observation and the activities related to classes Planning. From the senses that were developed and mobilized during the discipline, especially through these six axes of instruments, we concluded that research linked to teaching, with considerable care for the relations between interns, students, supervisors and advisors, that is not passive for none of those involved, have great potential for initial teacher training, mainly because it allows them to deepen their knowledge about the problems inherent in the students' teaching and learning process. We realized that teaching and research projects have become a way for interns to express many of the senses mobilized in reflections on teaching. For this activity, they balance between university, school and their personal ambitions, which includes deepening the existing meanings for the teaching work. Reflecting, by researching and using a theory that permeates the teaching and research project, allows the subjects to have more clarity as to why to adopt certain actions. In addition, we found that there are certain theoretical-methodological choices that encourage more the interns to develop reflections on teaching. The more intense and linked teaching and research are, as well as the partnership between supervisors and advisors, and the establishment of a solid relationship between interns and the group of academics in the discipline, the greater the potential for developing senses for teaching of undergraduate students. Keywords: Internship and research. Teacher training. Undergraduate course. Physics. Supervised internship297 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducaçãoFísica - Estudo e ensinoProgramas de estagioProfessores - FormaçãoLicenciaturaOs sentidos elaborados por licenciandos de física pelo desenvolvimento de projetos investigativos durante o estágio curricular supervisionadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KARINE KARSTEN.pdfapplication/pdf5071993https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68541/1/R%20-%20D%20-%20KARINE%20KARSTEN.pdfbffd2b2e4ce61831f817cf9e2d8ac1b3MD51open access1884/685412020-12-08 12:41:23.088open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68541Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-08T15:41:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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