Capacitando idosos a utilizar smartphone : uma abordagem utilizando o design instrucional contextualizado e flexível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Eron Moreno Chagas, 1988-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58140
Resumo: Orientadora: Prof.a Dra. Stephania Padovani
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spelling Rocha, Eron Moreno Chagas, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignPadovani, Stephania, 1973-2019-05-18T15:50:41Z2019-05-18T15:50:41Z2017https://hdl.handle.net/1884/58140Orientadora: Prof.a Dra. Stephania PadovaniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 24/02/2017Inclui referências: p.109-113Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo propor Prioridades Educacionais no ensino-aprendizagem de smartphone para o usuário idoso em formato de mini curso, a fim de diminuir a sensação de isolamento social e aumentar a autonomia desse público. O método que norteia esta pesquisa é caracterizado pela Pesquisa-ação, com a abordagem do design instrucional flexível e contextualizado. Para tanto, ele se divide em três fases: exploratória, planejamento e ação (com monitoramento). Espera-se que, com essa dissertação possa ser definido e organizado um plano de aula com metas (distinguir objetivos), maneiras (meios de atingir esses objetivos) e material (conteúdo apropriado e relevante a ser lecionado) para o ensino-aprendizagem de smartphone para o público idoso. Como resultado deste trabalho espera-se possibilitar aos alunos usufruir da independência que esses aparelhos podem proporcionar para se comunicar com amigos, familiares e resolver tarefas do cotidiano. Palavras-chave: Idosos 1. Smartphones 2. Curso 3.Abstract: This research aims to propose Educational Priorities to smartphone teaching and learning for the elderly user, so that the smartphone teaching is taught in mini course format in order to reduce the feeling of social isolation and increase the autonomy of this public. The method that guides this research is characterized by action-research with the approach of flexible and contextualized instructional design, the method is divided into three phases: exploration, planning and action (with monitoring). It is hoped that with this research is defined and organized a lesson plan with goals (distinguish objectives), ways (ways to achieve those goals) and equipment (appropriate and relevant content to be taught) to the smartphone of teaching and learning for elderly public. With the result of this work, with the implementation of the Educational Priorities in mini course smartphone format for seniors enables students enjoy the independence that these devices can provide to solving everyday tasks. Keywords: Elderly 1. Smartphones 2. Course 3.120 p. : il. (algumas color.).application/pdfIdosos - ComunicaçãoDesignSmartphonesInclusão digital - IdososCapacitando idosos a utilizar smartphone : uma abordagem utilizando o design instrucional contextualizado e flexívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ERON MORENO CHAGAS ROCHA.pdfapplication/pdf30375819https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58140/1/R%20-%20D%20-%20ERON%20MORENO%20CHAGAS%20ROCHA.pdf58e196652ac264525dac12da365d32ccMD51open access1884/581402019-05-18 12:50:41.629open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58140Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-18T15:50:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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