Habilidades sociais e resiliência em acadêmicos de licenciaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angst, Rosana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30637
Resumo: Orientadora: Profª Drª Suzane Schmidlin Löhr
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spelling Angst, RosanaLöhr, Suzane Schmidlin, 1958-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-01T16:42:47Z2020-10-01T16:42:47Z2013https://hdl.handle.net/1884/30637Orientadora: Profª Drª Suzane Schmidlin LöhrDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2013Bibliografia : fls. 87-96Resumo: O presente trabalho teve por objetivo identificar relações entre o repertório de habilidades sociais, resiliência, variáveis sociodemográfica (idade, estado civil, entre outras) e de histórico profissional (carga horária de trabalho, se já atuou como professor, se gosta de ser professor, entre outras) de formandos em licenciaturas em uma universidade pública do Estado do Paraná. Os oitenta e seis participantes do estudo responderam a: Escala de Resiliência de Pesce et al; Questionário de Comportamentos Resilientes; Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette); e um Questionário Sociodemográfico composto de questões gerais e outras relativas ao histórico profissional. Dos participantes quatro eram do curso de Artes Visuais, 14 de Ciências Sociais, oito de Física, 10 de Química, dois de Música, 16 de Ciências Biológicas, e 32 de Pedagogia. Os participantes em geral são do sexo feminino, já atuaram como professor, gostam da profissão que escolheram, e apesar de haver alguns momentos que desejam desistir de ser professores, não o fazem, pois gostam da sua profissão. Acreditam que possuem controle de turma e conseguem dizer o que precisa ser dito tanto aos alunos como aos seus colegas de trabalho. Constatou-se que os participantes apresentam um repertório adequado de habilidades sociais e resiliência, porém há indicativos pelas respostas de alguns participantes de que o repertório de resiliência pode ser ainda mais desenvolvido. Não houve diferença significativa entre as médias dos cursos. Foi encontrada correlação positiva significativa estatisticamente entre o escore de habilidades sociais e o do Questionário de Comportamentos Resilientes, e correlação positiva, porém não significativa estatisticamente com a Escala de Resiliência. Ao ser realizada uma análise de redundância, constatou-se que alunos com altos escores de habilidades sociais apresentavam também altos escores de resiliência, tendem a gostar de ser professores e dedicam ao trabalho altas cargas horárias. Saber que os professores da presente pesquisa apresentam um repertório adequado de habilidades sociais, resiliência e possuem um bom manejo em sala de aula é satisfatório, pois serão os docentes do futuro e terão que lidar com os aspectos gratificantes da profissão, mas também com as adversidades hoje evidenciadas (dificuldades de relacionamento com alunos, equipe, baixa remuneração, número de exigências feitas pelos empregadores, dentre outras). O presente estudo apresentou algumas limitações, e uma delas foi a impossibilidade de aplicação em um maior número de participantes. Os resultados encontrados podem ser úteis para a realização de atividades na formação de professores e durante a graduação pelos professores dos futuros licenciados e pedagogos. Ao atuar na formação de professores, é interessante ter conhecimento do perfil dos alunos no qual se trabalha para facilitar a comunicação de informações e possibilitar interações professor-aluno mais efetivas. Conhecer cada vez melhor o professor na atualidade é um desafio, e mais estudos que abarquem a formação de professores devem ser estimulados.Abstract: The present study identified the relationship between resilience, social skills repertoire, socio-demographic profile (age, marital status, etc.), and past professional experiences (weekly working hours, teaching experience, pleasure of being a teacher, etc.) of undergraduates of the Federal University of Paraná in Brazil. The eighty six college graduate students that participated in the study answered the following: Resilience Scale of Pesce et al, Resilience Assessment Questionnaire, Social Skills Inventory (IHS-Del-Prette), and a Socio-demographic questionnaire that included general questions as well as questions regarding past professional experiences. Among the participants, four are going to major in Visual Arts, fourteen in Social Science, eight in Physics, ten in Chemistry, two in Music, sixteen in Biology and thirty-two in Pedagogy. Most of the participants were females that had already worked as teachers. Even when they had moments where they were disappointed and considered quitting the profession, they persevered because they were driven by their love to educate. The survey participants reported that they were able to keep their class under control and were able to successfully communicate with both students and coworkers. The undergraduates had a desirable social skills repertoire and personal resilience, however, after analyzing some of the participants' answers, it was discovered that their resilience repertoire had room for improvement. There was not a significant difference in rating amongst the majors. There was an observed statistically significant positive correlation between their Social Skills scores and their Resilience Assessment Questionnaire scores. The correlation was positive, but not significant with respect to the Resilience Scale. Through a Redundancy Analysis, it was observed that the participants with a high score in social skills also had a higher score in resilience. These students dedicated more time to their profession and expressed greater joy in teaching. Knowing that the teachers from this study possessed a good repertoire of social skills, classroom control, and personal resilience is reassuring because they will be future educators. As teachers, they will experience the joys that the profession brings as well as adversities such as being underpaid, having high demands from employers, and facing relationship challenges with students and coworkers. The limitation of the study was the small number of participants. The final results of the study could be useful in conducting teacher's training activities and could be further incorporated by professors when developing future educators. When teaching, it is important to identify and understand the students' profiles in order to facilitate communication and improve the interaction between teachers and students. Getting to know a teacher's profile is a challenge and more studies regarding their academic development should be stimulated.108 f. : il.[algumas color.], tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoHabilidades sociaisResiliencia (Traço da personalidade)Formação de professoresProfessores e alunosLicenciaturaEducaçãoHabilidades sociais e resiliência em acadêmicos de licenciaturasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSANA ANGST.pdfapplication/pdf1436672https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30637/1/R%20-%20D%20-%20ROSANA%20ANGST.pdf7113260287b86cc03bbf21d001b3d705MD51open accessTEXTR - D - ROSANA ANGST.pdf.txtExtracted Texttext/plain193796https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30637/2/R%20-%20D%20-%20ROSANA%20ANGST.pdf.txteef392ae7dc2f1e9baabc9a754641fbdMD52open accessTHUMBNAILR - D - ROSANA ANGST.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30637/3/R%20-%20D%20-%20ROSANA%20ANGST.pdf.jpg8906691d86fb5b710e0943372c01d378MD53open access1884/306372020-10-01 13:42:47.93open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30637Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-01T16:42:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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