Caminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lippmann, Luciane
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68306
Resumo: Orientadora: Dr.ª Maria Helena Cordeiro
id UFPR_b4a99b76981f832ef9bb1a260a4d8b71
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68306
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Branco, Veronica, 1947-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCordeiro, Maria Helena, 1947-Lippmann, Luciane2022-11-08T21:47:29Z2022-11-08T21:47:29Z2000https://hdl.handle.net/1884/68306Orientadora: Dr.ª Maria Helena CordeiroCoorientadora: Mestre Verônica BrancoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 74-76Resumo: A partir de uma reflexão sobre o conceito de letramento este estudo enfoca um dos fatores envolvidos no desenvolvimento do letramento: a relação entre ler e escrever textos narrativos. Os sujeitos da pesquisa foram 36 alunos que frequentavam uma escola de ensino fundamental no município de Araucária, PR. O estudo verificou se a leitura afeta a aquisição de características específicas da linguagem escrita. Um desenho experimental foi criado para comparar o desempenho de um grupo de controle com outros dois grupos experimentais que foram submetidos a uma pequena intervenção. (Uma sessão só). Para um dos grupos experimentais foi pedido que prestassem atenção quando escutavam uma versão oralizada de "Chapeuzinho Vermelho", lida pelo experimentador, que tinha sido gravada em fita, enquanto olhavam as figuras do livro mostradas pelo experimentador. Ao outro grupo experimental (o grupo da leitura) era pedido que prestassem atenção ao texto que era mostrado no livro enquanto ele era lido e apontado pelo experimentador. Os resultados mostraram uma tendência leve, de ambos os grupos, o da Gravação e da Leitura, para o enriquecimento do vocabulário e aumento na frequência de registro da moral da história. Só foi observado um aumento no uso da pontuação no grupo que foi exposto à Leitura feita pelo experimentador. Então, é provável que ouvir alguém ler um texto favoreça a incorporação do vocabulário e de algumas características específicas do gênero de texto nas produções escritas das crianças. Além disto, visualizar o texto quando é lido pode proporcionar a reprodução de marcas gráficas e ortográficas na escrita.Abstract: Starting from a reflection about the concept of literacy, this study focuses on one of the factors involved in literacy development: the relationship between reading and writing narrative texts. The subjects were 36 second-graders, attending a municipal primary school in the Great Curitiba, PR, Brazil. The study aimed to verify whether reading affects the acquisition of specific features of written language. An experimental design was devised to compare the performance of a control and two experimental groups, which were submitted to a short intervention (one session only). One of the experimental groups (the Listening Group) was asked to pay attention when listening to a tape (where an oralised version of "Little Red Hood", read by the experimenter, had been recorded), while looking at the pictures on the book displayed by the experimenter. The other experimental group (the Reading Group) was asked to pay attention to the text on the storybook, while it was read and finger-pointed by the experimenter. The results showed a slight tendency, of both the Listening and the Reading groups, towards the enhancement of the vocabulary and the increase on the number of characters introduced to the reader, as well as on the frequency of registering the story morals. An increase on the use of punctuation was observed only in the group that watched the printed text as it was finger-pointed by the experimenter (Reading Group). Therefore, the small changes observed in this study were likely to be due to intervention. Thus, listening to someone reading a text is likely to foster the incorporation of the vocabulary and of some specific features of the text gender into children's written productions; in addition to this, visualizing the text as it is read is likely to foster the use of graphic and orthographic marks as well.82 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalLeitura - Estudo e ensino - Araucária (PR)NarrativaRedação acadêmicaEducaçãoCaminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - LUCIANE LIPPMANN.pdfapplication/pdf3765570https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68306/1/D%20-%20LUCIANE%20LIPPMANN.pdfe58697d66a16409a773a095e9cde7e60MD51open access1884/683062022-11-08 18:47:29.577open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68306Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-08T21:47:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamental
title Caminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamental
spellingShingle Caminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamental
Lippmann, Luciane
Leitura - Estudo e ensino - Araucária (PR)
Narrativa
Redação acadêmica
Educação
title_short Caminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamental
title_full Caminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamental
title_fullStr Caminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamental
title_full_unstemmed Caminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamental
title_sort Caminho do letramento : a escrita de texto narrativo no início do ensino fundamental
author Lippmann, Luciane
author_facet Lippmann, Luciane
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Branco, Veronica, 1947-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cordeiro, Maria Helena, 1947-
dc.contributor.author.fl_str_mv Lippmann, Luciane
contributor_str_mv Cordeiro, Maria Helena, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Estudo e ensino - Araucária (PR)
Narrativa
Redação acadêmica
Educação
topic Leitura - Estudo e ensino - Araucária (PR)
Narrativa
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Dr.ª Maria Helena Cordeiro
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T21:47:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T21:47:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68306
url https://hdl.handle.net/1884/68306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 82 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68306/1/D%20-%20LUCIANE%20LIPPMANN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e58697d66a16409a773a095e9cde7e60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860867377070080