Formação de professores no Instituto de Educação do Paraná : projetos formativos de 1966 e 1972

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Vanessa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81652
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Nadia Gaiofatto Gonçalves
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-Queirós, Vanessa2023-06-01T14:27:00Z2023-06-01T14:27:00Z2023https://hdl.handle.net/1884/81652Orientadora: Prof.ª Dr.ª Nadia Gaiofatto GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/02/2023Inclui referências: p. 286-302Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender como se deu o processo de discussão e construção da formação de professores do Instituto de Educação do Paraná (IEP), no contexto de transição entre o Curso Normal e a habilitação do magistério de 2º grau, com o recorte de 1966, ano de implementação do Plano Experimental, até 1975, data de finalização da primeira turma de vigência do Projeto de Implantação da reforma de 2º grau. A fim de entender o processo posto, foram inicialmente analisadas concepções e representações atribuídas à Escola Normal e a constituição do Instituto de Educação do Paraná. Em sequência foram abordados alguns apontamentos por meio da primeira Lei de Diretrizes e Bases, tendo como foco a Escola Normal da década de 1960, articulando o Plano Experimental do Instituto de Educação do Paraná nesse contexto. Em um segundo momento, analisou-se desdobramentos por meio da lei n.º 5.692/71 e alguns elementos que remetem às organizações iniciais nos sistemas de ensino e no IEP diante da lei, assim como o processo de construção do Projeto de Implantação de 1972 na instituição. O último capítulo da tese, por sua vez, trabalhou com a dimensão do currículo no IEP, abordando as disciplinas de Fundamentos de Educação, de Estrutura e Funcionamento de Ensino e Didática e Prática de Ensino. As fontes utilizadas como subsídio nesta pesquisa foram diversas, como documentos oficiais do estado do Paraná e do governo federal, revistas, jornais, fontes orais, documentos escolares, atas de registros de reuniões, diários de classe, fotografias, caderno escolar, entre outros. Como respaldo nas análises foram utilizados conceitos de representação e apropriação de Roger Chartier e cultura escolar de Viñao Frago; e no aspecto curricular as contribuições de Ivor Goodson e Gimeno Sacristán. Como resultados, a pesquisa evidenciou que o IEP, de certa maneira, já continha em seu Plano Experimental de 1966 alguns pressupostos e fundamentos que estariam presentes na lei n.º 5.692/71, por serem ideias que já circulavam no país, como o atendimento às diferenças individuais e a necessidade de uma educação mais voltada à prática e ao contexto local. Além disso, elementos como a influência do pensamento da Escola Nova na vertente de Anísio Teixeira e a inspiração nos ideais do professor Erasmo Pilotto foram questões que permaneceram na cultura escolar da instituição no período pesquisado. Ademais, percebeu-se que as mudanças com a nova configuração de Habilitação de Magistério vieram mais em um aspecto de continuidade nas concepções pedagógicas, porém na questão organizacional trouxeram várias tensões e readaptações ao IEP, principalmente no que tange aos recursos físicos. Por fim, a tese tem sua relevância ao abordar dois projetos educativos de formação de professores desenvolvidos no IEP, de momentos distintos, que demonstram o processo de construção do currículo, de apropriações de concepções educativas, legitimadas e publicizadas, interferências internas e externas em seu desenvolvimento, bem como a relação da cultura escolar com esses elementosAbstract: The research were focused to understand how the process of discussion and construction of the formation of Teachers at the Instituto de Educação do Paraná occurred, regarding the transition between the Regular School and qualification of teaching in secondary school, with the cut of 1966, year of the implementation of the Experimental Plan, until 1975, completion date of the first class of the conclusive Implantation Project of the secondary school reform. In order to understand the given process, conceptions and representations were primarily analyzed attributed to the Regular School and the constitution of the Instituto de Educação do Paraná, afterwards, some notes were addressed through the first Law of Guidelines and Bases, focusing on the Regular School from the 1960’s, articulating the Experimental Plan of the Instituto de Educação do Paraná, in this context. In a second moment, developments were analyzed through the law No. 5.692/71 and some elements that refer to the initial organizations in education systems and at the IEP towards that law, as well as the construction process of the 1972 Implementation Project at the institution. In conclusion, the last chapter of the thesis is based on the curriculum extent at the IEP, addressing the subjects of Fundamentals of Education, Structure and Teaching Operation and Didactics and Teaching Practice. Several sources were used as support in this research, as official documents of the State of Paraná and the Federal Government, magazines, newspapers, oral history, school documents, minutes of meeting records, class diaries, pictures, school books, among others. As support in the analysis, concepts of representation and appropriation from Roger Chartier and the school culture from Viñao Frago were used; and in the curricular aspect the contributions from Ivor Goodson and Gimeno Sacristán. As results, the research showed that the IEP somehow, already had, on its Experimental Plan from 1966, some assumptions and foundations that would be present in the law No. 5.692/71, because those ideas were already circulating in the country, such as attending to individual differences and the need for an education more focused on practice and the local context. Beyond that, elements such as the influence of the New School thought in the vein of Anísio Teixeira as well as inspiration from the ideals of Professor Erasmo Pilotto, were questions that remained in the school culture of the institution, in the period researched. In addition, it was noticed that the changes with the new configuration of Teaching Qualification came more in an aspect of continuity in the pedagogical conceptions, however, on the organizational matter, they brought several tensions and readaptations to the IEP, especially with regard to physical resources. Finally, the thesis has its relevance by addressing two educational projects for the formation of Teachers developed at the IEP, from distinct moments, that showed the the curriculum building process, of appropriations of educational concepts, legitimized and published, internal and external interference in their development, as well as the relationship of school culture with these elements.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEducação - História - Curitiba (PR)Educação e EstadoEducaçãoFormação de professores no Instituto de Educação do Paraná : projetos formativos de 1966 e 1972info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - VANESSA QUEIROS ALVES.pdfapplication/pdf7383489https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81652/1/R%20-%20T%20-%20VANESSA%20QUEIROS%20ALVES.pdf0e0f3f8189492ea0aa057ae0f9bc3546MD51open access1884/816522023-06-01 11:27:00.612open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81652Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-01T14:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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