Impacto do clima motivacional mediado pelo trabalho em equipe na satisfação esportiva de atletas de voleibol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Mayara Juliana, 1988-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72066
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Joice Mara Facco Stefanello
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spelling Paes, Mayara Juliana, 1988-Stefanello, Joice Mara FaccoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física2021-10-06T22:30:17Z2021-10-06T22:30:17Z2021https://hdl.handle.net/1884/72066Orientadora: Profa. Dra. Joice Mara Facco StefanelloTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 30/04/2021Inclui referências: p. 143-154Resumo: A presente tese teve o objetivo de verificar o impacto do clima motivacional criado pelo treinador, quando mediado pelos comportamentos de trabalho em equipe, na satisfação de jovens atletas de voleibol. Para tal, foram realizados três estudos interdependentes. No Estudo 1, realizou-se a adaptação transcultural da Multidimensional Assessment of Teamwork in Sport (MATS) para a língua portuguesa corrente no Brasil, sendo testadas as evidências de validade do instrumento para uma amostra de 447 atletas brasileiros, de ambos os sexos, de diferentes modalidades esportivas coletivas, participantes dos Jogos da Juventude (JOJUPS) e Jogos Abertos (JAPS) do Paraná, em 2019. A versão brasileira (MATSB) apresentou propriedades psicométricas satisfatórias, mantendo a estrutura multidimensional, conforme o instrumento original, porém com melhor adequação a um modelo com quatro dimensões para o aspecto ajustes do trabalho em equipe. No No Estudo 2, buscou-se, junto a 394 atletas, verificar a associação entre a percepção do trabalho em equipe e o sexo, faixa etária (categoria), tempo de prática no voleibol e tempo na equipe atual. Observou-se que a faixa etária contribui para a percepção do trabalho em equipe, sendo que atletas de equipes mais jovens (sub- 16) tendem a apresentar maior percepção do trabalho em equipe, quando comparados a atletas mais velhos (sub-18 e sub-21). Já no Estudo 3, procurou-se investigar o papel mediador dos comportamentos de trabalho em equipe no impacto que a percepção do clima motivacional criado pelo treinador tem sobre a satisfação com a prática esportiva, sendo conduzido com 394 jovens atletas de voleibol, de ambos os sexos, participantes da Taça Paraná 2019. As variáveis latentes tarefa e ego, juntamente com o trabalho em equipe, explicaram maior variabilidade da satisfação com o esporte (68%). Quando mediada pelo trabalho em equipe de maneira geral, bem como no aspecto preparação isoladamente, observou-se que a percepção de um clima motivacional criado pelo treinador voltado à tarefa contribui para maior satisfação destes jovens atletas com vivências decorrentes do esporte, sugerindo que em atletas que se percebem envolvidos por um clima motivacional voltado ao ego, por meio desta mediação, o impacto negativo deste clima motivacional na satisfação esportiva tende a diminuir. Conclui-se que jovens atletas brasileiros de voleibol podem encontrar na percepção do trabalho em equipe realizado por seu grupo um importante mediador do impacto do clima motivacional criado pelo treinador na satisfação que sentem em relação às vivências no esporte, tanto relacionadas aos comportamentos do treinador como ao seu desempenho esportivo. Os comportamentos de trabalho em equipe mostraram-se, também, como importantes contributos para o efeito do clima motivacional criado pelo treinador sobre a satisfação destes jovens atletas quando voltado à tarefa, assim como potencialmente capazes de minimizar o impacto do clima motivacional criado pelo treinador voltado ao ego. Palavras-chave: trabalho em equipe; clima motivacional; satisfação no esporte; psicometria; modelos de equações estruturais.Abstract: The present thesis aimed to verify the impact of the motivational climate created by the coach, when mediated by teamwork behaviors, on the satisfaction of young volleyball athletes. Then, three interdependent studies were conducted. In Study 1, the cross-cultural adaptation of the Multidimensional Assessment of Teamwork in Sport (MATS) was performed for the Portuguese language current in Brazil, being tested the validity evidence of the instrument for a sample of 447 Brazilian athletes, of both sexes (female/male), from different collective sports modalities, participants of the Youth Games (JOJUPS) and Open Games (JAPS) of Paraná, in 2019. The Brazilian version (MATS-B) presented satisfactory psychometric properties, maintaining the multidimensional structure, according to the original instrument, but with a better fit to a model with four dimensions for the adjustments aspect of teamwork. In Study 2, it was sought, with 394 athletes, to verify the association between perception of teamwork and individual aspects, such as sex, age group (category), time of practice in volleyball and time in the current team. It was observed that age group contributes to the, and athletes from younger teams (under-16) tend to present a greater perception of teamwork when compared to older athletes (under- 18 and under-21). In Study 3, we sought to investigate the mediating role of teamwork behaviors in the impact that the perception of the motivational climate created by the coach has on satisfaction with sports practice, being conducted with 394 young volleyball athletes of both sexes (female/male), participants in the Paraná Cup 2019. The latent variables task and ego, along with teamwork, explained more variability in satisfaction with sport (68%). When mediated by teamwork in general, as well as in the preparation aspect alone, it was observed that the perception of a motivational climate created by the coach focused on the task contributes to greater satisfaction of these young athletes with experiences arising from the sport, suggesting that in athletes who perceive themselves as involved by a motivational climate focused on the ego, through this mediation, the negative impact of the motivational climate on sport satisfaction tends to decrease. It is concluded that young Brazilian volleyball athletes may find in the perception of teamwork performed by their group an important mediator of the impact of the motivational climate created by the coach on the satisfaction they feel about their experiences in sport, both related to the coach's behaviors and to their sport performance. Teamwork behaviors were also shown to be important contributors to the effect of the motivational climate created by the coach on the satisfaction of these young athletes when task-oriented, as well as potentially able to minimize the impact of the motivational climate created by the coach directed at the ego. Keywords: teamwork; motivational climate; satisfaction in sports; psychometry; structural equations models.1 arquivo (203 p.) : il.application/pdfEsportes - Aspectos psicológicosPesquisa motivacional (Marketing)PsicometriaVoleibolEducação FísicaImpacto do clima motivacional mediado pelo trabalho em equipe na satisfação esportiva de atletas de voleibolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MAYARA JULIANA PAES.pdfapplication/pdf12242582https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72066/1/R%20-%20T%20-%20MAYARA%20JULIANA%20PAES.pdfd571ca4bb4d8366ba8504d1bc1a226dfMD51open access1884/720662021-10-06 19:30:17.182open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72066Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-06T22:30:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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