Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alécio, Janete Sandra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77963
Resumo: Orientador (a): Professora Dra. Araci Asinelli-Luz
id UFPR_bf473fcae10654cdc328bb6ed509d7da
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77963
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoLuz, Araci Asinelli da, 1948-Alécio, Janete Sandra2023-06-07T20:27:36Z2023-06-07T20:27:36Z2022https://hdl.handle.net/1884/77963Orientador (a): Professora Dra. Araci Asinelli-LuzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 24/02/2022Inclui referências: p. 81-86Resumo: A dissertação objetiva a compreensão das causas da instabilidade emocional profissional e o adoecimento docente na atuação nos anos finais do Ensino Fundamental; buscou identificar os motivos que desencadeiam a instabilidade emocional profissional e o adoecimento docente em diferentes realidades vivenciadas por oito docentes nos anos finais do Ensino Fundamental, de quatro escolas privadas confessionais, pertencentes a uma mesma rede de ensino na cidade de Curitiba - PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória que traz à tona um nível de realidade muito específico, com questões particulares, com um universo de significados próprios, constituindo numa realidade social particular que nos parece cientificamente adequada para sua análise a partir de Núcleos de Significação, conforme proposto por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Dessa forma, as seguintes etapas foram realizadas: questionário on-line: 1ª fase - refere-se aos dados de caracterização dos participantes; entrevistas semiestruturadas remotas: 2º fase - refere-se a questões relacionadas à temática da pesquisa: instabilidade emocional profissional e o adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental; os aportes teóricos da presente dissertação têm como base, a bioecologia do desenvolvimento humano (BRONFENBRENNER, 1996, 2011); o paradigma do pensamento complexo e os saberes necessários para a prática educativa (MORIN, 2001, 2007, 2003, 2015, 2020) ; mal- estar docente/adoecimento(ESTEVES,1999); a precarização do trabalho docente (XAVIER, ASINELLI-LUZ, 2018); a formação de professores e o trabalho pedagógico (FREIRE,1999;NÓVOA,2002,2020); a realidade específica da pesquisa quantitativa (MINAYO, 2011); os núcleos de significação (AGUIAR e OZELLA, 2006, 2013), entre outros que foram utilizados para embasar as discussões e reflexões deste trabalho. Considerando a leitura flutuante do material produzido com um olhar voltado para análise e síntese, foram organizados sete núcleos de significação, a partir de uma compreensão dialógica das relações (parte/todo) que configuram a realidade. São eles: prática reflexiva da docência, adoecimento docente, instabilidade emocional e resiliência, pandemia e suas dores. Diante do quadro de instabilidade emocional profissional verificado nas entrevistas, no semblante cansado e indignado dos participantes, destaca-se a importância da gestão da escuta aos docentes por meio de atendimentos periódicos; a reconfiguração do olhar para o itinerário da formação inicial e continuada dos docentes com ações que visem a prevenção da saúde e estabilidade emocional no trabalho; a necessidade de plano de saúde acessível e sem carência aos profissionais da educação, minimizando assim a negligência acentuada com a sua saúde. Enquanto profissional da educação, faz- se necessária a permanente busca por políticas públicas que direcionem investimentos e planejamentos de intervenções eficazes voltadas à prevenção da saúde mental, emocional e física dos docentes, alcançando tantos os docentes com transtornos clinicamente diagnosticados, bem como aqueles que apresentam evidências e requerem intervenção e/ou um olhar mais atento às suas emoções ou dores.Abstract: The dissertation aims at understanding the causes of professional emotional instability and teacher illness in the performance of the final years of Elementary School; it sought to identify the reasons that trigger the professional emotional instability and teacher illness in different realities experienced by eight teachers in the final years of Elementary School, from four private, confessional schools, belonging to the same educational network in the city of Curitiba - PR. This is a qualitative, exploratory research that brings to light a very specific level of reality, with particular issues, with a universe of meanings of its own, constituting a particular social reality that seems scientifically adequate for its analysis from the Nuclei of Meaning, as proposed by Aguiar and Ozella. Thus, the following steps were performed: online questionnaire: 1st phase - refers to the characterization data of the participants; remote semi-structured interviews: 2nd phase - refers to issues related to the research theme: professional emotional instability and teacher illness in the final years of Elementary School; The theoretical contributions of this dissertation are based on the bioecology of human development (BRONFENBRENNER, 1996, 2011); the paradigm of complex thinking and the knowledge needed for educational practice (MORIN, 2001, 2007, 2003, 2015, 2020); teacher malaise/illness (ESTEVES, 1999); the precariousness of the teaching work (XAVIER, ASINELLILUZ, 2018); teacher education and pedagogical work (FREIRE,1999;NÓVOA,2002,2020); the specific reality of quantitative research (MINAYO, 2011);the nuclei of meaning (AGUIAR and OZELLA, 2006, 2013), among others that were used to ground the discussions and reflections of this work. Considering the fluctuating reading of the material produced with a look at analysis and synthesis, seven nuclei of meaning were organized, from a dialectical understanding of the relationships (part/whole) that configure reality. They are: reflective teaching practice, teacher illness, emotional instability and resilience, the pandemic and its pains. Facing the professional emotional instability verified in the interviews, in the participants' tired and indignant faces, the importance of the management of listening to teachers through periodic consultations is highlighted; the reconfiguration of the look at the itinerary of the initial and continuing education of teachers with actions aimed at the prevention of health and emotional stability at work; the need for an affordable health insurance plan with no shortages to education professionals, thus minimizing the accentuated negligence with their health. As an education professional, it is necessary to permanently seek public policies that direct investments and planning of effective interventions aimed at the prevention of teachers' mental, emotional, and physical health, reaching both teachers with clinically diagnosed disorders, as well as those who present evidence and require intervention and/or a closer look at their emotions or pains.Resumen: La disertación tiene como objetivo comprender las causas de la inestabilidad emocional profesional y la enfermedad docente en los últimos años de la Enseñanza Fundamental; buscó identificar las razones que desencadenan la inestabilidad emocional profesional y la enfermedad docente en diferentes realidades vividas por ocho docentes en los últimos años de la Enseñanza Fundamental, de cuatro escuelas privadas, confesionales, pertenecientes a la misma red educativa en la ciudad de Curitiba - PR. Es una investigación cualitativa, exploratoria, que saca a la luz un nivel de realidad muy específico, con interrogantes particulares, con un universo de significados propios, constituyendo una realidad social particular que nos parece científicamente adecuada para su análisis a partir de Núcleos de Sentido. propuesto por Aguiar y Ozella (2006, 2013). Así, fueron realizadas las siguientes etapas: cuestionario en línea: 1ª fase - se refiere a los datos de caracterización de los participantes; entrevistas semiestructuradas a distancia: 2ª fase - se refiere a preguntas relacionadas con el tema de investigación: inestabilidad emocional profesional y enfermedad docente en los últimos años de la Enseñanza Fundamental; Los aportes teóricos de esta disertación se basan en la bioecología del desarrollo humano (BRONFENBRENNER, 1996, 2011); el paradigma del pensamiento complejo y los conocimientos necesarios para la práctica educativa (MORIN, 2001, 2007, 2003, 2015, 2020), malestar/enfermedad docente (ESTEVES, 1999); la precariedad del trabajo docente (XAVIER, ASINELLI-LUZ, 2018); la formación docente y el trabajo pedagógico (FREIRE,1999;NÓVOA,2002,2020),la realidad específica de la investigación cuantitativa (MINAYO, 2011), los núcleos de sentido (AGUIAR y OZELLA, 2006, 2013), entre otros que sirvieron para sustentar las discusiones y reflexiones de este trabajo. Considerando la lectura fluctuante del material producido con miras al análisis y la síntesis, se organizaron siete núcleos de sentido, a partir de una comprensión dialógica de las relaciones (parte/todo) que configuran la realidad. Ellos son: práctica docente reflexiva, enfermedad docente, inestabilidad emocional y resiliencia, pandemia y su dolor. Ante la inestabilidad emocional profesional que se aprecia en las entrevistas, en el rostro de cansancio e indignación de los participantes, gestionar la escucha se destacala reconfiguración de la mirada al itinerario de la formación inicial y continua de los docentes con acciones dirigidas a la prevención de la salud y la estabilidad emocional en el trabajo; la necesidad de un plan de salud accesible y sin carencias a los profesionales de la educación, minimizando así el descuido acentuado con su salud. Como profesional de la educación, es necesario buscar permanentemente políticas públicas que orienten inversiones y planeen intervenciones efectivas encaminadas a prevenir la salud mental, emocional y física de los docentes, alcanzando tanto a los docentes con trastornos clínicamente diagnosticados, como a aquellos que presentan evidencias y requieren intervención y/o una mirada más cercana a sus emociones o dolor.1 recurso online : PDF.application/pdfHigiene do trabalhoProfessores - Condições de trabalhoProfessores de ensino fundamentalProfessores - Aspectos psicológicosInstabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JANETE SANDRA ALECIO.pdfapplication/pdf2973277https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77963/1/R%20-%20D%20-%20JANETE%20SANDRA%20ALECIO.pdf21aaefe017e6b2e4dbd03941677a0809MD51open access1884/779632023-06-07 17:27:36.48open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77963Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-07T20:27:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
title Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
spellingShingle Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
Alécio, Janete Sandra
Higiene do trabalho
Professores - Condições de trabalho
Professores de ensino fundamental
Professores - Aspectos psicológicos
title_short Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
title_full Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
title_fullStr Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
title_sort Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
author Alécio, Janete Sandra
author_facet Alécio, Janete Sandra
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
dc.contributor.author.fl_str_mv Alécio, Janete Sandra
contributor_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Higiene do trabalho
Professores - Condições de trabalho
Professores de ensino fundamental
Professores - Aspectos psicológicos
topic Higiene do trabalho
Professores - Condições de trabalho
Professores de ensino fundamental
Professores - Aspectos psicológicos
description Orientador (a): Professora Dra. Araci Asinelli-Luz
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T20:27:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T20:27:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77963
url https://hdl.handle.net/1884/77963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77963/1/R%20-%20D%20-%20JANETE%20SANDRA%20ALECIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21aaefe017e6b2e4dbd03941677a0809
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860931950477312