Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Leoni Ventura, 1997-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74793
Resumo: Orientador: Tiago Venturi
id UFPR_bf5e2e185fd3fd4015c2661ecde17b6e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74793
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Leoni Ventura, 1997-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências BiológicasVenturi, Tiago2022-04-04T13:53:03Z2022-04-04T13:53:03Z2021https://hdl.handle.net/1884/74793Orientador: Tiago VenturiMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.Inclui referênciasResumo : As Metodologias Ativas possuem como premissa possibilitar aos estudantes que sejam protagonistas em seu próprio processo de aprendizagem. Com a mudança do ensino médio e da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as metodologias devem estar presentes no ensino médio a partir do ano de 2021. Levando em consideração que o Livro didático é o principal instrumento de ensino utilizado por professores, o objetivo deste trabalho é compreender como as abordagens de Metodologias Ativas estão presentes em livros didáticos de Ciências da Natureza do novo ensino médio, em fase de avaliação no PNLD de 2021. Tratase de uma pesquisa qualitativa com elementos da pesquisa descritiva documental. Os dados foram coletados através de análises de livros didáticos previamente selecionados que foram submetidos à dez critérios de análise. Após analisar os livros didáticos disponíveis on-line, constata-se que a principal metodologia utilizada é a Aprendizagem Baseada em Projetos, acompanhada de forma secundária pelas metodologias da Aprendizagem Baseada em Problemas e a investigação. Percebese também a utilização de temas cotidianos e relacionados a problemáticas sociais como forma de integrar as Ciências da Natureza com a realidade do estudante.1 recurso online : PDF.application/pdfLivro didáticoEnsinoBiologiaMetodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLEONI VENTURA COSTA_BIOLOGIA_2021_1.pdfapplication/pdf959555https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74793/1/LEONI%20VENTURA%20COSTA_BIOLOGIA_2021_1.pdff28886c2969bfd754ac16d3284ccb241MD51open access1884/747932022-04-04 10:53:03.339open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74793Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-04T13:53:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio
title Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio
spellingShingle Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio
Costa, Leoni Ventura, 1997-
Livro didático
Ensino
Biologia
title_short Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio
title_full Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio
title_fullStr Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio
title_full_unstemmed Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio
title_sort Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio
author Costa, Leoni Ventura, 1997-
author_facet Costa, Leoni Ventura, 1997-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Leoni Ventura, 1997-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Venturi, Tiago
contributor_str_mv Venturi, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Ensino
Biologia
topic Livro didático
Ensino
Biologia
description Orientador: Tiago Venturi
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-04T13:53:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-04T13:53:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74793
url https://hdl.handle.net/1884/74793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74793/1/LEONI%20VENTURA%20COSTA_BIOLOGIA_2021_1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f28886c2969bfd754ac16d3284ccb241
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860554680172544