Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53768 |
Resumo: | Orientador : João Paulo de Souza da Silva |
id |
UFPR_c38bd559202fc2d337d366ef4a0f16a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53768 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ducat, RoseliUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialSilva, João Paulo de Souza da2021-07-07T20:01:22Z2021-07-07T20:01:22Z2016https://hdl.handle.net/1884/53768Orientador : João Paulo de Souza da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O artigo apresenta as relações entre o fracasso escolar de alunos oriundos de camadas populares, as representações traçadas por seus professores e o desinteresse familiar. Compreende-se que as condições materiais dos alunos são fator fundamental no sucesso ou insucesso escolar, todavia, não é o único fator. Os alunos ao vivenciarem relações positivas, tendem a se sentir mais confortáveis e seguros face às relações escolares e aos conhecimentos do mundo escolar, ao passo que relações negativas podem contribuir para o desenvolvimento de atitudes de rejeição em relação à escola, acarretando assim uma desvalorização pessoal e baixo rendimento relacionado à aprendizagem cognitiva, social ou emocional. De acordo com o exposto, as representações desenvolvidas pelos estudantes ao longo de suas trajetórias escolares podem vir a interferir em seu processo de aprendizagem. Deste modo, compreende-se que esse movimento de formação de representações seja relevante para o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem caráter bibliográfico e empregou também documentação acerca da condição escolar de estudantes.1 arquivo (13 p.).application/pdfPobrezaFracasso escolarExclusão socialRelação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ROSELI DUCAT.pdfapplication/pdf201331https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53768/1/R%20-%20E%20-%20ROSELI%20DUCAT.pdf3280ab96a0921c27fab92cd14f75872bMD51open access1884/537682021-07-07 17:01:22.404open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53768Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-07T20:01:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar |
title |
Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar |
spellingShingle |
Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar Ducat, Roseli Pobreza Fracasso escolar Exclusão social |
title_short |
Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar |
title_full |
Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar |
title_fullStr |
Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar |
title_full_unstemmed |
Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar |
title_sort |
Relação entre o fracasso escolar dos alunos de baixa renda e o seu cotidiano escolar e familiar |
author |
Ducat, Roseli |
author_facet |
Ducat, Roseli |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ducat, Roseli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, João Paulo de Souza da |
contributor_str_mv |
Silva, João Paulo de Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pobreza Fracasso escolar Exclusão social |
topic |
Pobreza Fracasso escolar Exclusão social |
description |
Orientador : João Paulo de Souza da Silva |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-07T20:01:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-07T20:01:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53768 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (13 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53768/1/R%20-%20E%20-%20ROSELI%20DUCAT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3280ab96a0921c27fab92cd14f75872b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860552369111040 |