Para sanar o desprezo com a escola pública : da reflexão à prática filosófica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Alexandre Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56979
Resumo: Orientadora: Prof. Me. Aline da Silva Dias
id UFPR_c74555814b181ebddca6f40bf97a934d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56979
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Franco, Alexandre SouzaDias, Aline da SilvaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais2020-02-04T16:38:54Z2020-02-04T16:38:54Z2018https://hdl.handle.net/1884/56979Orientadora: Prof. Me. Aline da Silva DiasMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Políticas EducacionaisInclui referênciasResumo : O presente trabalho tem por finalidade sugerir uma proposta de atividade filosófica a partir da leitura e reflexão do texto "Oração fúnebre de Péricles", para buscar sanar um problema que, ao longo dos anos, vem se tornando cada vez mais intenso, como é o caso da depredação do patrimônio público escolar. Problema que se apresenta da seguinte forma: diante do quadro de abando e indiferença, principalmente por parte dos alunos, como a filosofia pode contribuir para amenizar a desvalorização para com o patrimônio público escolar? Ou seja, de que maneira a filosofia pode estimular um sentimento de pertença, por parte dos alunos de nível médio das escolas públicas estaduais, em relação ao ambiente escolar? Para dar cabo desta questão, o trabalho se estrutura em três seções. Na primeira, a atenção se voltou para a exposição do quadro de depredação no qual muitos colégios se encontram, com base nas pesquisas desenvolvidas por professores da rede pública estadual de educação apoiados pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Em seguida, apresenta-se a filosofia enquanto saber de formação, ou seja, enquanto modalidade de conhecimento que procura, por meio de suas peculiaridades, demonstrar como é possível, a partir da reflexão filosófica e de um processo de formação humana, buscar resolver a problemática do vandalismo por parte de muitos alunos e a questão da indiferença por parte de alguns professores insensíveis ao problema. Na terceira, por fim, a proposta didático-filosófica é apresentada como sugestão de intervenção. Ela se divide em duas etapas na qual a primeira tem por objetivo a leitura, interpretação e reflexão do texto filosófico em sala de aula, na segunda , a parte prática, que estimula os alunos a proporem projetos de mudanças num ambiente do qual fazem parte durante um longo período de tempo, na perspectiva de deixarem o seu legado. Com isso, espera-se não só contribuir para o enriquecimento de propostas de atividades voltadas para o ensino de filosofia nas aulas do ensino médio, mas também contribuir para um ideal de pessoa humana que se perceba pertencente à determinada comunidade e valorize o legado cultural recebido, como é o caso da instituição escolar.Abstract : The present paper has as objective to suggest a proposal of philosophical activity starting from the reading and reflection upon the text "Pericles'Funeral Oration", to try to solve a problem that, along the past few years has become more and more intense, which is the case of the depredation of the property and heritage of public school. Problem that has been presented this way: Before the abandon and indifference, mostly shown by the students, how can philosophy contribute to lessen the devaluation of public school patrimony? That is, in what ways can philosophy stimulate a feeling of belonging on Middle and Junior High school students toward the school environment. To answer this question this paper is divided in three sections. In the first section, the focus is the exposition of the depredation itself at which many schools are found. The data has been provided by researches developed by public education teachers supported by Education Development Plan (PDE). In the second section we present philosophy as knowledge of formation, that is, a modality of knowledge that seeks, through its peculiarities, to demonstrate how possible it is, from philosophical reflection and of a human formation process, to try to resolve the problem of vandalism perpetrated by students and also the indifference from some teachers insensitive to the problem. Finally, in the third section, the didactic -philosophical proposal is presented as a suggestion of intervention. Such intervention is also divided in two steps, being the first the reading, interpretation and reflection of the philosophical text in the classroom. The second step being the practice, that stimulates the students to propose projects aiming changes in the environment they are active parts of, so they could leave their legacy. W ith that done, we truly expect not only to contribute to enrich the activities directed to the philosophy teaching at Middle and Junior High schools, but also to contribute to an ideal of human being that might have the perception of belongin g to a particular community and therefore value the cultural legacy received, as is the case of scholar institutions.32 p.application/pdfEscolas publicasDisciplina escolarSociologia educacionalPara sanar o desprezo com a escola pública : da reflexão à prática filosófica em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ALEXANDRE SOUZA FRANCO.pdfapplication/pdf297295https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56979/1/R%20-%20E%20-%20ALEXANDRE%20SOUZA%20FRANCO.pdf94da7cbe797d78d5a4bf0a42a35dc5b8MD51open access1884/569792020-02-04 13:38:54.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56979Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-04T16:38:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para sanar o desprezo com a escola pública : da reflexão à prática filosófica em sala de aula
title Para sanar o desprezo com a escola pública : da reflexão à prática filosófica em sala de aula
spellingShingle Para sanar o desprezo com a escola pública : da reflexão à prática filosófica em sala de aula
Franco, Alexandre Souza
Escolas publicas
Disciplina escolar
Sociologia educacional
title_short Para sanar o desprezo com a escola pública : da reflexão à prática filosófica em sala de aula
title_full Para sanar o desprezo com a escola pública : da reflexão à prática filosófica em sala de aula
title_fullStr Para sanar o desprezo com a escola pública : da reflexão à prática filosófica em sala de aula
title_full_unstemmed Para sanar o desprezo com a escola pública : da reflexão à prática filosófica em sala de aula
title_sort Para sanar o desprezo com a escola pública : da reflexão à prática filosófica em sala de aula
author Franco, Alexandre Souza
author_facet Franco, Alexandre Souza
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dias, Aline da Silva
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Alexandre Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas publicas
Disciplina escolar
Sociologia educacional
topic Escolas publicas
Disciplina escolar
Sociologia educacional
description Orientadora: Prof. Me. Aline da Silva Dias
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-04T16:38:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-04T16:38:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56979
url https://hdl.handle.net/1884/56979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56979/1/R%20-%20E%20-%20ALEXANDRE%20SOUZA%20FRANCO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94da7cbe797d78d5a4bf0a42a35dc5b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860627785842688