Mobilidade no aglomerado metropolitano de Curitiba : governança e integração
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/40979 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Drª. Olga L. C. de Freitas Firkowski |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeografiaFirkowski, Olga Lúcia Castreghini de Freitas, 1964-Paese, Dalva Natália Gomes2024-04-04T11:22:04Z2024-04-04T11:22:04Z2015https://hdl.handle.net/1884/40979Orientadora : Profª. Drª. Olga L. C. de Freitas FirkowskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 06/08/2015Inclui referências : fls. 137-147Resumo: A presente dissertação identifica dificuldades relacionadas à mobilidade no processo de governança do Aglomerado Metropolitano de Curitiba. A base teórica envolve os temas da mobilidade, transporte, governança, planejamento urbano e uma contextualização que abarca os processos de metropolização e motorização. Realiza-se uma caracterização da mobilidade no Aglomerado Metropolitano de Curitiba a partir de dois enfoques, o territorial e o analítico. A caraterização territorial foi realizada por meio de dados e informações sobre o transporte coletivo público e particular, indicadores de motorização, bem-estar urbano e infraestrutura. A caracterização analítica abarca a gestão metropolitana, identificando os seus principais atores bem como os órgãos e conflitos envolvidos no processo de governança da mobilidade, que se estende a toda a Região Metropolitana. Também foram analisados instrumentos legais propostos e vigentes tendo em vista a integração das escalas (municipal, metropolitana, estadual, nacional). A caracterização da mobilidade foi realizada com base no período entre os anos de 2002 e 2012. A aglomeração metropolitana foi delimitada de acordo com a Área de Concentração de População e a Rede Integrada de Transportes. Observou-se uma acentuada motorização e grandes deficiências de infraestrutura, prejudicando a acessibilidade no Aglomerado. A pesquisa resgata o histórico de planejamento dos transportes no âmbito urbano-metropolitano, concentrando-se na Rede Integrada de Transportes da Região Metropolitana de Curitiba. Os principais instrumentos analisados foram os planos diretores municipais, que facilitam o entendimento das ações na escala local; o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (2006), que traz um relato das limitações da estrutura atual de governança metropolitana, bem como diretrizes, propostas e diagnósticos; e o Estatuto da Metrópole (2015), cujo teor possibilitou traçar perspectivas para a mobilidade metropolitana. Também foram realizadas entrevistas com atores envolvidos com o processo de planejamento e gestão da mobilidade na região e observações sobre o desenvolvimento do tema, como a recente desintegração tarifária da Rede Integrada de Transporte. Pode-se afirmar que o maior entrave para a mobilidade metropolitana no Brasil é de natureza políticoinstitucional, falta integração entre as políticas, instituições e instrumentos. Observase no Aglomerado Metropolitano de Curitiba, entre as questões que dificultam a governança metropolitana, a interferência de natureza político-partidária, a pouca oportunidade de participação da sociedade civil, além da falta de solidez dos acordos entre empresas e instituições. Com o desenvolvimento da governança colaborativa no plano metropolitano, esses problemas coletivos poderão ser mais facilmente equacionados entre os poderes. Nota-se que o momento presente é de transição, pois a gestão deverá passar por adequações impostas pelo Estatuto da Metrópole.Abstract: This work is aimed to identify obstacles to the governance process within Curitiba Metropolitan Cluster. The theoretical basis gathers themes such as mobility, transports, governance and urban planning under the context of the process of metropolitanisation and motorization. In order to identify obstacles to the process, this study starts by the issuing of a definition of mobility within the field of analysis. This definition is issued under both the territorial and the analytic views. The territorial view considered data regarding to private and collective public passenger transport, motorization rate, urban welfare and infrastructure in order to build the above mentioned definition. The analytical view considered the metropolitan governance, its key agents and conflicts to reach a complementary the definition of the same phenomenon. Regulations issued and proposed (not approved until the date of this study) by the different administrations (municipal, metropolitan, state and national) have also been analysed under the criteria of its compatibility. The definition of mobility have been issued with temporal focus over the period from 2002 to 2012 and geographical focus set on the Curitiba Metropolitan Cluster delimited by its Population Concentration Area and its Integrated Transports Network. We have observed a high motorization rate and grave infrastructures deficiencies on the cluster which jeopardize urban accessibility. The research recalls the history of the urban-metropolitan planning concentrating on the Integrated Transports Network of the Curitiba Metropolitan Cluster. The key instruments analysed on this study have been: 1) the Urban Plans as they help the understanding of the municipal government actions; 2) the Metropolitan Integrated Development Plan for Curitiba Cluster as it refers to the limitations of the metropolitan governance structure and 3) The Metropolis Statute (issued by the National Parliament in 2015) which have set new perspectives on metropolitan mobility. Interviews have been conducted with key agents involved in the mobility planning process as well as observations have been made about the development of this process, for example, about the economic disintegration of the Transport Network. This study concluded that the biggest obstacle to metropolitan mobility has a political character marked by the absence of integrated policies, institutions and instruments. This study also concluded that on Curitiba Metropolitan Cluster the main obstacles to a real metropolitan government are 1) political interference, 2) the lack of popular participation and 3) the instability of the agreements between institutions and societies. These collective issues could be solved easier by the implementation of the collaborative government on the metropolitan scale. The present moment is marked by transition ensued by the Metropolis Statute.149 f. : il. algumas color., mapas, tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalGeografiaTransporte urbanoPlanejamento urbanoTransportes - PlanejamentoMobilidade no aglomerado metropolitano de Curitiba : governança e integraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - DALVA NATALIA GOMES PAESE.pdf.txtExtracted Texttext/plain329650https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40979/1/R%20-%20D%20-%20DALVA%20NATALIA%20GOMES%20PAESE.pdf.txtbd2ed160b406972fa942d484c02516b4MD51open accessORIGINALR - D - DALVA NATALIA GOMES PAESE.pdfapplication/pdf2319744https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40979/2/R%20-%20D%20-%20DALVA%20NATALIA%20GOMES%20PAESE.pdf3a43640e6dc313abd4a010035101ca80MD52open accessTHUMBNAILR - D - DALVA NATALIA GOMES PAESE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40979/3/R%20-%20D%20-%20DALVA%20NATALIA%20GOMES%20PAESE.pdf.jpg2f645031dab9dc78207e875a55a543a0MD53open access1884/409792024-04-04 08:22:05.026open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40979Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-04T11:22:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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