Cyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandira, Marielly Rodrigues, 1987-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/49073
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha
id UFPR_ce9d13b1135b179c64d3fd8cff6909b0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49073
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mandira, Marielly Rodrigues, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCunha, Josafá Moreira da, 19782022-08-23T19:04:22Z2022-08-23T19:04:22Z2017https://hdl.handle.net/1884/49073Orientador : Prof. Dr. Josafá Moreira da CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 08/03/2017Inclui referências : f. 48-56Resumo: O presente estudo teve por objetivo averiguar a incidência do Cyberbullying entre estudantes de escolas públicas e quais possíveis associações a fatores individuais e do contexto escolar, por meio de estudo descritivo correlacional entre as variáveis de Vitimização e Agressão no contexto escolar e virtual. Foi hipotetizado que a vitimização e a agressão no Bullying e no Cyberbullying estariam significativamente relacionados a fatores sociodemográficos, e que o Cyberbullying estaria significativamente relacionado com os padrões de uso da internet. Os participantes foram 1940 crianças e adolescentes (idade média = 11,06; d.p. = 3,02), de 87 turmas de 14 escolas públicas do município de Curitiba - Paraná - Brasil. Os participantes completaram as seguintes medidas: Escala de Agressão e Vitimização entre Pares (EVAP) e Cyberbullying Questionnaire (CBQ). Conforme a hipótese inicialmente levantada as variáveis de Bullying e o Cyberbullying correlacionaram-se positivamente e também estavam relacionadas às variáveis sociodemográficas, como idade, ciclo de ensino e cor, raça ou etnia, observando-se que os participantes que se declararam pretos apresentaram escores mais elevados para as variáveis de vitimização, agressão e cyber-agressão em relação a estudantes que se declararam brancos ou pardos. Também houve a correlação positiva significativa entre o Bullying e o Cyberbullying no início e no final do ano letivo, demonstrando que o envolvimento no início do ano letivo em qualquer dos comportamentos de vitimização e agressão prevê o envolvimento no final do ano letivo. Verificou-se que o padrão de uso das tecnologias de informação e comunicação foi encontrado como um dos preditores para a cyber-agressão. Os dados apresentaram resultados opostos a algumas pesquisas realizadas em escolas públicas de outros países e se mostraram de grande relevância para preencher a evidente lacuna na literatura nacional sobre esta temática. Palavras-chave: Bullying; Cyberbullying; Escola; Crianças; Adolescentes.Abstract: The present study aimed to investigate the incidence of Cyberbullying among public school students and what possible associations to individual factors and school context, through a descriptive correlation study between the variables of Victimization and Aggression in the school and virtual context. It was hypothesized that victimization and aggression in Bullying and Cyberbullying would be significantly related to sociodemographic factors and that Cyberbullying would be significantly related to Internet usage patterns. The participants were 1940 children and adolescents (mean age = 11.06; SD = 3.02), of 87 classes from 14 public schools in the city of Curitiba - Paraná - Brazil. Participants completed the following measures: Aggression and Peer Victimization Scale (EVAP), Cyberbullying Questionnaire (CBQ). According to the hypothesis initially raised, the variables of Bullying and Cyberbullying were positively correlated and also related to sociodemographic variables, such as age, education cycle and race or ethnicity, observing that participants who declared themselves to be afrobrasilians studentes had higher scores For the variables of victimization, aggression and cyber-aggression in relation to students who declared themselves to be caucasians or mestizos. There was also a significant positive correlation between Bullying and Cyberbullying at the beginning and end of the school year, demonstrating that involvement at the beginning of the school year in any of the victimization and aggressive behaviors predicts involvement at the end of the school year. It was found that the pattern of use of information and communication technologies was found as one of the predictors for cyber-aggression. The data presented opposite results to some researches carried out in public schools in other countries and showed to be of great relevance to fill the evident gap in the national literature on this subject. Key-words: Bullying; Cyberbullying; School; Children; Adolescents.Resumen: Este estudio tuvo como objetivo determinar la incidencia de ciberacoso entre los estudiantes de las escuelas públicas y las posibles asociaciones a los factores individuales y del contexto escolar, a través de un estudio descriptivo correlacional de las variables de la victimización y la agresión en la escuela y el contexto virtual. Se planteó la hipótesis de que la victimización y la agresión en acoso escolar y el ciberacoso se relacionaron significativamente con factores sociodemográficos y que el ciberacoso se relacionó significativamente con el uso de los estándares de Internet. Los participantes fueron 1940 niños y adolescentes (edad media = 11,06, SD = 3,02), 87 aulas en 14 escuelas públicas en la ciudad de Curitiba - Paraná - Brasil. Los participantes completaron las siguientes medidas: Escala de agresión y maltrato entre iguales (EVAP) Cyberbullying Questionnaire (CBQ). Como la hipótesis planteada inicialmente las variables de acoso escolar y ciberacoso correlacionó positivamente y también se relaciona con variables sociodemográficas como la edad, el ciclo de la educación y de raza o etnia, y señaló que los participantes que declararon negros tenían las puntuaciones más altas para las variables de victimización, la agresión y asalto cibernético en relación con los estudiantes que eran caucásico o mestizo. También hubo una correlación positiva significativa entre la intimidación y el acoso cibernético al comienzo y al final del año escolar, lo que demuestra que la participación en el inicio del año escolar en cualquiera de las conductas de victimización y la agresión proporciona la participación al final del año escolar. Se encontró que el patrón de uso de tecnologías de la información y la comunicación se encontró como uno de los predictores de la agresión cibernética. Los datos mostraron resultados opuestos a una investigación llevada a cabo en las escuelas públicas de otros países y han demostrado ser de gran importancia para llenar el vacío evidente en la literatura nacional sobre este tema. Palabras clave: Acoso Escolar; Ciberacoso; Escuela; Niños; Adolescentes.70 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoAssédio nas escolasAssédio virtualEstudantes - CondutaViolencia escolarCyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIELLY RODRIGUES MANDIRA.pdfapplication/pdf1968014https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49073/1/R%20-%20D%20-%20MARIELLY%20RODRIGUES%20MANDIRA.pdf8d76657b7082b3c670bdffecdbf3db92MD51open access1884/490732022-08-23 16:04:23.03open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49073Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-23T19:04:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolar
title Cyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolar
spellingShingle Cyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolar
Mandira, Marielly Rodrigues, 1987-
Educação
Assédio nas escolas
Assédio virtual
Estudantes - Conduta
Violencia escolar
title_short Cyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolar
title_full Cyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolar
title_fullStr Cyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolar
title_full_unstemmed Cyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolar
title_sort Cyberbullying entre estudantes : fatores individuais e do contexto escolar
author Mandira, Marielly Rodrigues, 1987-
author_facet Mandira, Marielly Rodrigues, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Mandira, Marielly Rodrigues, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Josafá Moreira da, 1978
contributor_str_mv Cunha, Josafá Moreira da, 1978
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Assédio nas escolas
Assédio virtual
Estudantes - Conduta
Violencia escolar
topic Educação
Assédio nas escolas
Assédio virtual
Estudantes - Conduta
Violencia escolar
description Orientador : Prof. Dr. Josafá Moreira da Cunha
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-23T19:04:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-23T19:04:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/49073
url https://hdl.handle.net/1884/49073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49073/1/R%20-%20D%20-%20MARIELLY%20RODRIGUES%20MANDIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d76657b7082b3c670bdffecdbf3db92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860465883611136