Estrutura e funcionamento do ensino e política educacional : análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da política educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Gregory Luis Rolim, 1989-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62615
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Rose Meri Trojan
id UFPR_d484361846c073f04a0f124a122d5991
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62615
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rosa, Gregory Luis Rolim, 1989-Trojan, Rose Meri, 1951-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-08-26T19:48:34Z2019-08-26T19:48:34Z2019https://hdl.handle.net/1884/62615Orientadora: Profa. Dra. Rose Meri TrojanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2019Inclui referências: p. 204-229Resumo: Caracterizada como um estudo teórico e epistemológico situado no campo da Política Educacional, a presente dissertação parte da constatação da importância do tema para a formação de docentes e pesquisadores, referendada pelas pesquisas no âmbito da América Latina e divulgada pela Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Considerando como base teóricometodológica o materialismo histórico e dialético, propôs analisar as disciplinas Política Educacional e Estrutura e Funcionamento do Ensino nas Licenciaturas, incluindo o curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Delimita, no recorte temporal, o período compreendido entre 1970 e 2018, em que se evidencia a institucionalização das disciplinas. A partir de análise documental alicerçada nas categorias Estado, Política e Hegemonia, busca-se apreender como e se os componentes curriculares correspondem ao atual objeto de estudo do campo de pesquisa da Política Educacional, e como se evidencia o movimento dialético do caráter jurídico-normativo e restrito para o caráter amplo e crítico de compreensão do contexto social, político e econômico que influencia a Educação brasileira nas disciplinas estudadas. Assim, entende-se que, considerando a importância da análise dos componentes curriculares presentes na formação docente, este estudo é necessário e pode contribuir com as discussões do campo teórico de pertencimento e com a formação dos futuros docentes e pesquisadores, no contexto brasileiro. Palavras-chave: Disciplina Política Educacional. Estrutura e Funcionamento do Ensino. Formação de docentes e pesquisadores em Política Educacional. Campo de pesquisa da Política Educacional.Abstract: Featured as a theoretical and epistemological study placed in the Educational Policy field, this work starts from the confirmation of the importance of the theme for teacher an researchers training, countersigned by researches in Latin America field and disclosed by Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Considering as theoretical methodological base the historical and dialectical materialism, it proposed analyzing the subjects Política Educacional e Estrutura e Funcionamento do Ensino in Education faculty of the Universidade Estadual de Ponta Grossa. Delimited in the temporary clipping the period from 1970 and 2018, in which the institutionalization of subjects is evidenced. From documental analysis based on the State, Policy and Hegemony categories, it searches for seize hoe and whether the curricular components correspond to the current research field study object of restricted legal and normative character to the broad and critical character of the social, policy and economic context understanding that influences Brazilian Education in the subjects studied. Thereunto, it is understood that the analysis of curricular components in teacher training in Brazilian context is necessary and may contribute with discussions in theoretical field of belongings and with future teachers and researchers training Keywords: Educational Policy subject. Structure and Functioning of Teaching. Teachers and researcher training in Educational Policy. Educational Policy research field.284 p. : il.application/pdfUniversidade Estadual de Ponta GrossaEducação - Politicas publicasProfessores - FormaçãoEducação - CurriculosEducaçãoEstrutura e funcionamento do ensino e política educacional : análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da política educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GREGORY LUIS ROLIM ROSA.pdfapplication/pdf13141077https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62615/1/R%20-%20D%20-%20GREGORY%20LUIS%20ROLIM%20ROSA.pdf44b1fd3e19f2b281347569104205c0b1MD51open access1884/626152019-08-26 16:48:34.544open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62615Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-26T19:48:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estrutura e funcionamento do ensino e política educacional : análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da política educacional
title Estrutura e funcionamento do ensino e política educacional : análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da política educacional
spellingShingle Estrutura e funcionamento do ensino e política educacional : análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da política educacional
Rosa, Gregory Luis Rolim, 1989-
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Educação - Politicas publicas
Professores - Formação
Educação - Curriculos
Educação
title_short Estrutura e funcionamento do ensino e política educacional : análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da política educacional
title_full Estrutura e funcionamento do ensino e política educacional : análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da política educacional
title_fullStr Estrutura e funcionamento do ensino e política educacional : análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da política educacional
title_full_unstemmed Estrutura e funcionamento do ensino e política educacional : análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da política educacional
title_sort Estrutura e funcionamento do ensino e política educacional : análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da política educacional
author Rosa, Gregory Luis Rolim, 1989-
author_facet Rosa, Gregory Luis Rolim, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Trojan, Rose Meri, 1951-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Gregory Luis Rolim, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
Educação - Politicas publicas
Professores - Formação
Educação - Curriculos
Educação
topic Universidade Estadual de Ponta Grossa
Educação - Politicas publicas
Professores - Formação
Educação - Curriculos
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Rose Meri Trojan
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-26T19:48:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-26T19:48:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62615
url https://hdl.handle.net/1884/62615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 284 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62615/1/R%20-%20D%20-%20GREGORY%20LUIS%20ROLIM%20ROSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44b1fd3e19f2b281347569104205c0b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860267410194432