Surdez e linguagens : é possível o diálogo entre as diferenças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sueli de Fátima
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24321
Resumo: Orientador: Carlos Alberto Faraco
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spelling Fernandes, Sueli de FátimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFaraco, Carlos Alberto, 1950-2020-05-26T14:40:55Z2020-05-26T14:40:55Z1998https://hdl.handle.net/1884/24321Orientador: Carlos Alberto FaracoA Biblioteca possui fita de video com o anexo I: Textos sinalizados em librasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-graduação em LetrasÁrea de concentração: LinguísticaResumo: Os objetivos desta pesquisa envolvem dois aspectos : por um lado, analisar a interferência da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS nas produções textuais de estudantes surdos em diferentes níveis de escolaridade, bem como demonstrar a restrita concepção de linguagem subjacente às metodologias de ensino de Língua Portuguesa para surdos, que acaba por intervir, de forma negativa, em seu aprendizado da mesma; e, por outro lado, a partir dessas constatações, buscar sistematizar alguns critérios de avaliação diferenciada para os surdos, em relação à língua portuguesa. A análise de dados baseou-se em uma pesquisa envolvendo a transcrição de textos sinalizados em LIBRAS, bem como textos escritos em língua portuguesa por estudantes surdos desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Concurso Vestibular. O trabalho desenvolvido apresenta reflexões teóricas que envolvem as concepções de linguagem e de desenvolvimento humano propostas por BAKHTIN (1990,1992) e VYGOTSKY (1991), respectivamente, assim como a contribuição de estudos sócio-antropológicos da surdez desenvolvidos por SÁNCHEZ (1990, 1991) e SKLIAR (1997, 1998), como subsídio à análise de alguns dos principais encaminhamentos metodológicos realizados na área da surdez. Com base nas pesquisas de FELIPE (1993, 1998), FERREIRA BRITO (1990,1993,1995,1998) e QUADROS(1995,1997), lingüistas brasileiras que vêm desenvolvendo uma teorização específica em torno da LIBRAS, direcionou-se a análise dos dados em seus aspectos morfo-sintático-semânticos, realizando-se a análise comparativa dos textos produzidos em português. Ficou evidente a interferência da LIBRAS nos textos dos surdos, principalmente no que se refere aos aspectos relacionados à pessoa, artigos, elementos de ligação, verbos, organização sintática, gênero e número. Além desta, em alguns casos, pudemos comprovar como a inadequação das metodologias de ensino acabam por gerar um conhecimento lingüístico superficial da língua portuguesa, baseado em generalizações inapropriadas ou em manifestação de comportamentos completamente aleatórios ao escrever. Os critérios de avaliação diferenciada propostos não pretendem se constituir em um conjunto fechado e consensual sobre as possibilidades lingüísticas dos surdos em relação à escrita, senão em um referencial para assentarmos as bases para uma discussão mais ampla sobre a implementação de políticas educacionais voltadas ao reconhecimento das diferenças.Abstract: The objective of this research entail two aspects : first, the analysis of the interference of the Brazilian Language of Signs - LIBRAS for the deaf students' textual productions in different levels of schooling, as well as demonstrate the restrict conception of language implied in the teaching methodology of the Portuguese Language for deaf students, wich interfere, on a negative way, in their apprenticedship; second, from these findings, thus aiming to sort out some differentiate criteria for deaf evaluation, with regards to the Portuguese Language. The data analysis has been based on a research involving the transcription of texts for deaf people in LIBRAS, as well as written texts in Portuguese for deaf students from the first grade of Fundamental Teaching up to Entrance Examination. The developed research presents theoretical reflexions which involve the language conceptions and human development proposed by BAKHTIN (1990, 1992) and VYGOTSKY (1991) respectively, as well as the socio-anthropological of deafness developed by SÁNCHEZ (1990, 1991) and SKLIAR (1997, 1998) as subsidy to the analysis of some of the main methodological concerns carried out in deafness area. Based on FELIPE'S (1993, 1998), FERREIRA BRITO'S (1990, 1993, 1995, 1998) and QUADROS'S (1995, 1997), researches of Brazilian linguists who have been developing a specific theory on LIBRAS, directed towards the data analysis in their morpho semantic syntatic aspects, developing the comparison analysis of texts written in the Portuguese Language. The LIBRAS interference has become evident to the aspects mainly related to persons, articles, linking elements, verbs, syntax, gender and number. Apart from these, in some cases, we could prove as na inadéquation of teaching methodologies end up generating a superficial linguistic knowledge of the Portuguese language, based on either inadequated generalizations or on behavioral demonstrations completely aleatory in writing. The differed assesment criteria proposed do not intend to comprise a concensus and closed group on linguistic possibilities of the deaf in relation to the writing, but a referential for us to establish the basis for a broader discussion about the implementation of educational policies towards the awareness of the differences.xi, 216 f.application/pdfDisponível em formato digitalLinguagem por sinaisSurdos - EscritaLingua portuguesa - Estudo e ensino - SurdosSurdos - Meios de comunicaçãoDissertações - LetrasSurdez e linguagens : é possível o diálogo entre as diferenças?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - FERNANDES, SUELI DE FATIMA.pdfapplication/pdf5289111https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24321/1/D%20-%20FERNANDES%2c%20SUELI%20DE%20FATIMA.pdf68bd76dbd3eea94380dbceff7a1305b1MD51open accessTEXTD - FERNANDES, SUELI DE FATIMA.pdf.txtExtracted Texttext/plain332099https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24321/2/D%20-%20FERNANDES%2c%20SUELI%20DE%20FATIMA.pdf.txtff32d4730727e79db927a56211e36ca6MD52open accessTHUMBNAILD - FERNANDES, SUELI DE FATIMA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24321/3/D%20-%20FERNANDES%2c%20SUELI%20DE%20FATIMA.pdf.jpg2b03a8daba4f40f84a0fb554cad05c65MD53open access1884/243212020-05-26 11:40:55.339open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24321Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-26T14:40:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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