O educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicas
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/40944 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Dr. Sidney Nilton de Oliveira |
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Leite, Amanda Marilia Seabra PereiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaOliveira, Sidney Nilton de, 1964-2020-05-06T20:07:34Z2020-05-06T20:07:34Z2015https://hdl.handle.net/1884/40944Orientadora: Prof. Dr. Sidney Nilton de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba,20/08/2015Inclui referências : f. 77-81Resumo: Esta pesquisa de mestrado, como um estudo teórico orientado pela psicanálise freudiana, tem por objetivo incidir sobre a singularidade da teoria e do método psicanalítico e seu enlace (im)possível com a educação. No capítulo 1, introduzimos considerações sobre o percurso que orientou essa pesquisadora nessa dissertação. Os capítulos 2 e 3 são resultado de um rastreamento da obra freudiana, culminando em dois posicionamentos desse autor: um primeiro de hostilidade para com a educação de sua época, com a predominância de severas críticas ao modo de compreensão da educação da sexualidade humana e um segundo posicionamento de reconciliação, em que, embora a repressão seja reconhecida como prejudicial, essa mostrou-se necessária para a sobrevivência social. Em seguida, no capítulo 4, com a autora Catherine Millot (1987) e demais psicanalistas que tratam do enlace entre psicanálise e educação, refletimos sobre as contribuições que haveria de ter a psicanálise à educação, já que o impossível freudiano tratado foi sobre uma educação analítica e uma educação de completa obediência. Finalmente, (in)concluiu-se que os pressupostos psicanalíticos freudianos podem transmitir à educação a possibilidade de uma transformação nas práticas pedagógicas a partir do reconhecimento da castração e da singularidade pois se antes o educador agia por determinações pedagógicas, agora enlaçado pelo desejo, reflete sobre a construção de um agir, falando em nome próprio. Palavras-chave: Psicanálise. Educação. Instinto. Inconsciente. Desejo. Transferência.Abstract: This master's research as a theoretical study guided by Freudian psychoanalysis, aims to focus on the uniqueness of the theory and the psychoanalytic method and its link (im) possible with education. In Chapter 1, we introduce considerations about the route that guided this researcher in this dissertation. Chapters 2 and 3 are a result of a trace of Freud's work, culminating in two positions this author: A first hostility towards the education of their time, with the prevalence of severe criticism of the way of understanding the education of human sexuality and second positioning reconciliation that although the suppression is recognized as harmful, it proved necessary for social survival. Then, in Chapter 4, with author Catherine Millot (1987) and other psychoanalysts dealing with the link between psychoanalysis and education, we reflect on the contributions that would have psychoanalysis to education, since the treaty was impossible Freudian on education analytical and a complete obedience education. Finally, (in) it was concluded that the Freudian psychoanalytic assumptions can transmit to education the possibility of a change in pedagogical practices from the recognition of castration and uniqueness for it before the teacher acted by teaching determinations, now ensnared by desire, reflects on the construction of an act, speaking for himself. Keywords: Psychoanalysis. Education. Instinct. Unconscious. Desire. Transfer.81 f.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaPsicanálise - EducaçãoInconsciente (Psicologia)Desejo - PsicologiaO educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - AMANDA MARILIA SEABRA PEREIRA LEITE.pdf.txtExtracted Texttext/plain181635https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40944/1/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20MARILIA%20SEABRA%20PEREIRA%20LEITE.pdf.txt853933c4f31c4feab419f7b47d054171MD51open accessORIGINALR - D - AMANDA MARILIA SEABRA PEREIRA LEITE.pdfapplication/pdf519722https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40944/2/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20MARILIA%20SEABRA%20PEREIRA%20LEITE.pdf346fc96dd2e2d27a848d4dfcdf4a421dMD52open accessTHUMBNAILR - D - AMANDA MARILIA SEABRA PEREIRA LEITE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40944/3/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20MARILIA%20SEABRA%20PEREIRA%20LEITE.pdf.jpg4b575db26d769389d9d4fcf544a05752MD53open access1884/409442020-05-06 17:07:35.016open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40944Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-06T20:07:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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