O educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Amanda Marilia Seabra Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/40944
Resumo: Orientadora: Prof. Dr. Sidney Nilton de Oliveira
id UFPR_de07789a621dcdce58ccd035f13b4b3b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40944
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Leite, Amanda Marilia Seabra PereiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaOliveira, Sidney Nilton de, 1964-2020-05-06T20:07:34Z2020-05-06T20:07:34Z2015https://hdl.handle.net/1884/40944Orientadora: Prof. Dr. Sidney Nilton de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba,20/08/2015Inclui referências : f. 77-81Resumo: Esta pesquisa de mestrado, como um estudo teórico orientado pela psicanálise freudiana, tem por objetivo incidir sobre a singularidade da teoria e do método psicanalítico e seu enlace (im)possível com a educação. No capítulo 1, introduzimos considerações sobre o percurso que orientou essa pesquisadora nessa dissertação. Os capítulos 2 e 3 são resultado de um rastreamento da obra freudiana, culminando em dois posicionamentos desse autor: um primeiro de hostilidade para com a educação de sua época, com a predominância de severas críticas ao modo de compreensão da educação da sexualidade humana e um segundo posicionamento de reconciliação, em que, embora a repressão seja reconhecida como prejudicial, essa mostrou-se necessária para a sobrevivência social. Em seguida, no capítulo 4, com a autora Catherine Millot (1987) e demais psicanalistas que tratam do enlace entre psicanálise e educação, refletimos sobre as contribuições que haveria de ter a psicanálise à educação, já que o impossível freudiano tratado foi sobre uma educação analítica e uma educação de completa obediência. Finalmente, (in)concluiu-se que os pressupostos psicanalíticos freudianos podem transmitir à educação a possibilidade de uma transformação nas práticas pedagógicas a partir do reconhecimento da castração e da singularidade pois se antes o educador agia por determinações pedagógicas, agora enlaçado pelo desejo, reflete sobre a construção de um agir, falando em nome próprio. Palavras-chave: Psicanálise. Educação. Instinto. Inconsciente. Desejo. Transferência.Abstract: This master's research as a theoretical study guided by Freudian psychoanalysis, aims to focus on the uniqueness of the theory and the psychoanalytic method and its link (im) possible with education. In Chapter 1, we introduce considerations about the route that guided this researcher in this dissertation. Chapters 2 and 3 are a result of a trace of Freud's work, culminating in two positions this author: A first hostility towards the education of their time, with the prevalence of severe criticism of the way of understanding the education of human sexuality and second positioning reconciliation that although the suppression is recognized as harmful, it proved necessary for social survival. Then, in Chapter 4, with author Catherine Millot (1987) and other psychoanalysts dealing with the link between psychoanalysis and education, we reflect on the contributions that would have psychoanalysis to education, since the treaty was impossible Freudian on education analytical and a complete obedience education. Finally, (in) it was concluded that the Freudian psychoanalytic assumptions can transmit to education the possibility of a change in pedagogical practices from the recognition of castration and uniqueness for it before the teacher acted by teaching determinations, now ensnared by desire, reflects on the construction of an act, speaking for himself. Keywords: Psychoanalysis. Education. Instinct. Unconscious. Desire. Transfer.81 f.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaPsicanálise - EducaçãoInconsciente (Psicologia)Desejo - PsicologiaO educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - AMANDA MARILIA SEABRA PEREIRA LEITE.pdf.txtExtracted Texttext/plain181635https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40944/1/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20MARILIA%20SEABRA%20PEREIRA%20LEITE.pdf.txt853933c4f31c4feab419f7b47d054171MD51open accessORIGINALR - D - AMANDA MARILIA SEABRA PEREIRA LEITE.pdfapplication/pdf519722https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40944/2/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20MARILIA%20SEABRA%20PEREIRA%20LEITE.pdf346fc96dd2e2d27a848d4dfcdf4a421dMD52open accessTHUMBNAILR - D - AMANDA MARILIA SEABRA PEREIRA LEITE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40944/3/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20MARILIA%20SEABRA%20PEREIRA%20LEITE.pdf.jpg4b575db26d769389d9d4fcf544a05752MD53open access1884/409442020-05-06 17:07:35.016open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40944Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-06T20:07:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicas
title O educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicas
spellingShingle O educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicas
Leite, Amanda Marilia Seabra Pereira
Psicologia
Psicanálise - Educação
Inconsciente (Psicologia)
Desejo - Psicologia
title_short O educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicas
title_full O educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicas
title_fullStr O educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicas
title_full_unstemmed O educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicas
title_sort O educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicas
author Leite, Amanda Marilia Seabra Pereira
author_facet Leite, Amanda Marilia Seabra Pereira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Amanda Marilia Seabra Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Sidney Nilton de, 1964-
contributor_str_mv Oliveira, Sidney Nilton de, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicanálise - Educação
Inconsciente (Psicologia)
Desejo - Psicologia
topic Psicologia
Psicanálise - Educação
Inconsciente (Psicologia)
Desejo - Psicologia
description Orientadora: Prof. Dr. Sidney Nilton de Oliveira
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-06T20:07:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-06T20:07:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/40944
url https://hdl.handle.net/1884/40944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40944/1/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20MARILIA%20SEABRA%20PEREIRA%20LEITE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40944/2/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20MARILIA%20SEABRA%20PEREIRA%20LEITE.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40944/3/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20MARILIA%20SEABRA%20PEREIRA%20LEITE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 853933c4f31c4feab419f7b47d054171
346fc96dd2e2d27a848d4dfcdf4a421d
4b575db26d769389d9d4fcf544a05752
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860751988621312