Formação de professores para contextos de educação bilíngue : uma reflexão a partir das renças de launos-professores do curso de Letras sobre o bilinguismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68283 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça |
id |
UFPR_df919748e403adeed3952d834af054f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68283 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Micheli, Luciana, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFogaça, Francisco Carlos, 1957-2020-10-27T21:38:05Z2020-10-27T21:38:05Z2020https://hdl.handle.net/1884/68283Orientador: Prof. Dr. Francisco Carlos FogaçaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/03/2020Inclui referências: p. 183-210Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: A demanda social contemporânea pelo conhecimento de outra(s) língua(s) tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Estamos na era da globalização, em um mundo cada vez mais multilíngue em virtude, especialmente, da facilidade de acesso à diversidade cultural, e consequentemente linguística. Assim sendo, a aprendizagem de uma língua adicional/segunda língua e por meio dela tem aumentado na sociedade, que representa um forte impacto sobre as questões de uso das línguas e, consequentemente, na educação. Sendo que o ensino de outras línguas ocorre dentro de uma realidade situada no tempo e no espaço e está intimamente ligado a essa realidade (LEFFA e IRALA, 2014), e considerando que o acesso a uma ou mais línguas adicionais amplia as possibilidades, os horizontes de comunicação em diversos contextos, e contribui para participação do indivíduo nesse mundo globalizado e tão diversificado, a pesquisa ora relatada insere-se no campo da Linguística Aplicada, pautada em uma perspectiva de investigação de caráter qualitativo e interpretativista, na área de formação de professores para contextos de educação bilíngue. O foco da investigação trouxe algumas das crenças que os alunos de graduação em Letras (Português/Inglês) têm sobre o bilinguismo, e de modo consequente sobre a educação bilíngue, visto que as crenças podem ser também consideradas como um conceito social, e não somente cognitivo, pois nascem de nossas experiências e problemas, da interação com o contexto e da nossa capacidade de refletir e pensar sobre o que nos cerca (BARCELOS, 1995; MILLER e GINSBERG, 1995; RILEY, 1997). A pesquisa apresentou duas etapas, sendo a primeira a aplicação de um questionário semiaberto, com um grupo no período inicial da graduação, outro no meio do curso, e outro em um dos períodos finais. Para a segunda etapa, aplicamos uma entrevista semiestruturada para dois participantes de cada grupo seguindo o interesse na participação. Acreditamos que, através dos resultados apresentados nesse estudo, mesmo trazendo apenas as crenças apresentadas pelos alunos-professores do curso de Letras, poderemos contribuir de alguma forma para a reflexão sobre a necessidade de formação diferenciada durante o período de graduação para todos os profissionais que possam vir a atuar em diferentes contextos de educação bilíngue. Palavras-chave: Globalização. Línguas. Bilinguismo. Educação Bilíngue. Crenças. Formação de professores.Abstract: Contemporary social demands for the knowledge of another language, or other languages, have grown considerably in recent years. We are in the era of globalization, in an increasingly multilingual world, particularly due to the easy access to cultural and, consequently, linguistic diversity. Thus, learning an additional/second language and through it has increased in society, which has a strong impact on language use issues and, consequently, on education. Since the teaching of other languages occurs within a reality located in time and space and is closely linked to that reality (LEFFA and IRALA, 2014), and considering that the access to one or more additional languages expands the possibilities, the horizons of communication in different contexts, and contributes to the individual's participation in this globalized and so diverse world, the research reported here falls within the field of Applied Linguistics, based on a qualitative and interpretive research perspective, in the area of teacher education for bilingual education contexts. The focus of the investigation presented some of the beliefs that undergraduate students of Modern Languages (Portuguese/English) have on bilingualism, and consequently on bilingual education, since the beliefs can also be considered as a social concept, and not only cognitive, as they are born from our experiences and problems, from the interaction with the context and from our ability to reflect and think about what surrounds us (BARCELOS, 1995; MILLER &GINSBERG, 1995; RILEY, 1997). The research had two stages, the first being a semi-open questionnaire, answered by a group of undergraduates in the initial period of the course, another in the middle, and another in one of the final periods. For the second stage, we applied a semi-structured interview to two participants from each group following their interest in being part of this second part of the research. We believe that, through the results presented in this study, even bringing only the beliefs presented by undergraduate students of Modern Languages, we will be able to contribute in some way to the reflection on the need for differentiated education during the graduation period for all professionals who may work in different contexts of bilingual education. Key-words: Globalization. Languages. Bilingualism. Bilingual Education. Beliefs. Teacher education.218 p. : il.application/pdfProfessores de línguas - FormaçãoBilinguismoEducação e globalizaçãoEducação bilingueLínguas - Estudo e ensinoLetrasFormação de professores para contextos de educação bilíngue : uma reflexão a partir das renças de launos-professores do curso de Letras sobre o bilinguismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCIANA MICHELI.pdfapplication/pdf23708127https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68283/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20MICHELI.pdf53198f909b23c71d7c90eaa9b32b79f2MD51open access1884/682832020-10-27 18:38:05.717open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68283Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-27T21:38:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores para contextos de educação bilíngue : uma reflexão a partir das renças de launos-professores do curso de Letras sobre o bilinguismo |
title |
Formação de professores para contextos de educação bilíngue : uma reflexão a partir das renças de launos-professores do curso de Letras sobre o bilinguismo |
spellingShingle |
Formação de professores para contextos de educação bilíngue : uma reflexão a partir das renças de launos-professores do curso de Letras sobre o bilinguismo Micheli, Luciana, 1975- Professores de línguas - Formação Bilinguismo Educação e globalização Educação bilingue Línguas - Estudo e ensino Letras |
title_short |
Formação de professores para contextos de educação bilíngue : uma reflexão a partir das renças de launos-professores do curso de Letras sobre o bilinguismo |
title_full |
Formação de professores para contextos de educação bilíngue : uma reflexão a partir das renças de launos-professores do curso de Letras sobre o bilinguismo |
title_fullStr |
Formação de professores para contextos de educação bilíngue : uma reflexão a partir das renças de launos-professores do curso de Letras sobre o bilinguismo |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para contextos de educação bilíngue : uma reflexão a partir das renças de launos-professores do curso de Letras sobre o bilinguismo |
title_sort |
Formação de professores para contextos de educação bilíngue : uma reflexão a partir das renças de launos-professores do curso de Letras sobre o bilinguismo |
author |
Micheli, Luciana, 1975- |
author_facet |
Micheli, Luciana, 1975- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Micheli, Luciana, 1975- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fogaça, Francisco Carlos, 1957- |
contributor_str_mv |
Fogaça, Francisco Carlos, 1957- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de línguas - Formação Bilinguismo Educação e globalização Educação bilingue Línguas - Estudo e ensino Letras |
topic |
Professores de línguas - Formação Bilinguismo Educação e globalização Educação bilingue Línguas - Estudo e ensino Letras |
description |
Orientador: Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-27T21:38:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-27T21:38:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68283 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
218 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68283/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20MICHELI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
53198f909b23c71d7c90eaa9b32b79f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860720328966144 |