O cancioneiro do Conde Pedro Afonso de Barcelos (1287-1354) : relações culturais e políticas no Portugal tardo-medieval
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Resumo: | Orientadora : Prof.ª Drª Marcella Lopes Guimarães |
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Kawahara, Samuel, 1986-Guimarães, Marcella Lopes, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduaçao em História2019-09-06T17:31:29Z2019-09-06T17:31:29Z2015https://hdl.handle.net/1884/60395Orientadora : Prof.ª Drª Marcella Lopes GuimarãesMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em HistóriaInclui referênciasResumo : Este presente trabalho tem como objetivo analisar a obra de D. Pedro Afonso de Barcelos, conde português que viveu entre 1287-1354. Famoso por seu Livro de Linhagens, pela atribuição da Crónica de 1344 e por seu cancioneiro, em que trata de temas lírico-amorosos e de canções e poesias de escárnio e maldizer, possui uma obra que abrange cerca de 10 poemas preservados pelo tempo. Foi filho bastardo do rei de Portugal D. Dinis, também poeta notório. Esta monografia procura analisar, sobretudo, a lírica amorosa do conde, com um rápido cotejamento com a obra satírica. Analisamos as cantigas no contexto, procurando relações com outras poesias trovadorescas daquele tempo. Procurou-se fazer uma transcrição das poesias, escritas originalmente em galego-português, transcrevendo-as em português contemporâneo, omitidas no texto da monografia, mas utilizadas na compreensão das obras. O texto principal começa com a biografia de D. Pedro de Barcelos. Achamos por bem fazer uma incursão na formação de Portugal ainda na época romana, estabelecendo laços com a monarquia visigoda e a moderna monarquia portuguesa. Depois há uma descrição do nobre, tentando ressaltar a sua personalidade e sua atuação na monarquia da época. Através de livros de linhagem e de suas poesias procura-se estabelecer um "perfil" imagético deste nobre, suas características e aptidões pessoais. Segue-se então, para a análise dos poemas em si, dividida em duas partes, a lírica amorosa e a poesia satírica. Na lírica amorosa foram utilizados todos os poemas preservados pelo tempo, e na satírica apenas dois, por serem mais representativos da obra de D. Pedro. Ressaltamos a fundamental contribuição da historiadora Adriana Mocelim, pesquisadora do NEMED e especialista na obra de nosso autor. As fontes primárias foram transcritas do site: www.cantigas.fcsh.unl.pt , importante e completa base de dados da poesia medieval galego-portuguesa. Palavras-chaves: Pedro Afonso de Barcelos, Trovadores, Cancioneiro Medieval.31 f.application/pdfTrovadoresPoemas em prosaPoesia medievalCanções de trovadoresO cancioneiro do Conde Pedro Afonso de Barcelos (1287-1354) : relações culturais e políticas no Portugal tardo-medievalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALsamuel_kawahara.pdfapplication/pdf632952https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60395/1/samuel_kawahara.pdf295fb66dabf698f975d7bb086befd7d6MD51open access1884/603952019-09-06 14:31:30.077open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60395Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-06T17:31:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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