Os caminhos da educação física no Paraná : do currículo básico às diretrizes curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Rodrigo Tramutolo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/21905
Resumo: Orientadora: Maria Rita de Assis César
id UFPR_ecbcaa181ffbdf202d0a70c8dd2712e4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/21905
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Navarro, Rodrigo TramutoloCésar, Maria Rita de Assis, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-01T18:42:14Z2020-07-01T18:42:14Z2007https://hdl.handle.net/1884/21905Orientadora: Maria Rita de Assis CésarDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosResumo : Esta pesquisa tem como propósito anunciar rupturas e continuidades nos discursos sobre o corpo e práticas educacionais na disciplina de Educação Física. Para tanto, foram analisados dois importantes documentos construídos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), entre os anos 1990 e 2006. Trata-se da leitura do Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (1990) e das Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (2006), respectivamente. Foram entrevistados três professores que estiveram envolvidos na construção destes documentos. Nesta pesquisa identificou-se um hibridismo teórico, isto é, uma sobreposição discursiva das teorizações em Educação Física, o que configurou aquilo que foi descrito no final desta pesquisa, em forma de ‘narrativa de ficção’, como um documento quimérico. Trata-se de uma metáfora, com a qual se estabeleceu uma analogia entre o mito da quimera e o formato final da versão até então editada das Diretrizes Curriculares de Educação Física do estado do Paraná.Abstract : The purpose of this research is to announce ruptures and ongoing in the discourses about the body and the educational practices in Physical Education. This, two important documents elaborated by Secretaria de Estado da Educação do Paraná, from 1990 to 2006, were analised. It is related to the Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (1990) reading to the public schools and to the Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (2006), respectively. Three teachers involved with the documents elaboration were interviewed. On this research, it has been identified a theoric hybridism, that means, a discursive overlapping of the Physical Education’s theories. This configurated what was described in the end of this research, in the shape of "fiction narrative", as a chimerical document. It is a metaphor, in which, it was established a analogy between the myth of chimera and the final version until then edited by Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná.179 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação física - Curriculo - Estudo e ensino - ParanáDissertações - EducaçãoEducaçãoOs caminhos da educação física no Paraná : do currículo básico às diretrizes curricularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO_RODRIGO_NAVARRO.pdfapplication/pdf1633436https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21905/1/DISSERTACAO_RODRIGO_NAVARRO.pdf51a6fd7d4a6228277022058f568e5cd4MD51open accessTEXTDISSERTACAO_RODRIGO_NAVARRO.pdf.txtExtracted Texttext/plain435409https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21905/2/DISSERTACAO_RODRIGO_NAVARRO.pdf.txt0b88e65ba11690bf17cfc2f83fd11620MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO_RODRIGO_NAVARRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21905/3/DISSERTACAO_RODRIGO_NAVARRO.pdf.jpg87ba639de5823825db43b07286edd472MD53open access1884/219052020-07-01 15:42:14.46open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/21905Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-01T18:42:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os caminhos da educação física no Paraná : do currículo básico às diretrizes curriculares
title Os caminhos da educação física no Paraná : do currículo básico às diretrizes curriculares
spellingShingle Os caminhos da educação física no Paraná : do currículo básico às diretrizes curriculares
Navarro, Rodrigo Tramutolo
Educação física - Curriculo - Estudo e ensino - Paraná
Dissertações - Educação
Educação
title_short Os caminhos da educação física no Paraná : do currículo básico às diretrizes curriculares
title_full Os caminhos da educação física no Paraná : do currículo básico às diretrizes curriculares
title_fullStr Os caminhos da educação física no Paraná : do currículo básico às diretrizes curriculares
title_full_unstemmed Os caminhos da educação física no Paraná : do currículo básico às diretrizes curriculares
title_sort Os caminhos da educação física no Paraná : do currículo básico às diretrizes curriculares
author Navarro, Rodrigo Tramutolo
author_facet Navarro, Rodrigo Tramutolo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Navarro, Rodrigo Tramutolo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Curriculo - Estudo e ensino - Paraná
Dissertações - Educação
Educação
topic Educação física - Curriculo - Estudo e ensino - Paraná
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Maria Rita de Assis César
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-01T18:42:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-01T18:42:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/21905
url https://hdl.handle.net/1884/21905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 179 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21905/1/DISSERTACAO_RODRIGO_NAVARRO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21905/2/DISSERTACAO_RODRIGO_NAVARRO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21905/3/DISSERTACAO_RODRIGO_NAVARRO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51a6fd7d4a6228277022058f568e5cd4
0b88e65ba11690bf17cfc2f83fd11620
87ba639de5823825db43b07286edd472
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860508591063040