Telenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Adriane Ferrari, 1996-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69511
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Margarete Teles
id UFPR_f19e5663de1ff758df901088b231c8c0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69511
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cardoso, Adriane Ferrari, 1996-Teles, Margarete Araújo, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo2021-02-26T14:53:06Z2021-02-26T14:53:06Z2019https://hdl.handle.net/1884/69511Orientadora : Profa. Dra. Margarete TelesProjeto de Planejamento e Gestão em Turismo II - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em TurismoInclui referênciasResumo : O trabalho em questão teve como objetivo principal analisar como marketing realizado por meio da mídia televisiva impactou na percepção do destino Tocantins e como objetivos específicos identificar a utilização de telenovelas como estratégia de marketing, verificar como a telenovela pode alterar a percepção do telespectador a respeito de um destino, analisar se o aumento da atividade turística no estado do Tocantins deu-se mediante a transmissão da telenovela "O Outro Lado do Paraíso" e propor um mapa interativo, onde serão marcados os atrativos do destino que foram cenários para as gravações da telenovela, podendo ser acessado por meio de um aplicativo. A metodologia utilizada no trabalho foi de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. No referencial teórico foram abordados temas, como: marketing no turismo, a relação entre telenovelas e o turismo, alguns dados gerais a respeito do destino Tocantins e a telenovela "O Outro Lado do Paraíso" e o turismo no estado. Buscando cumprir os objetivos propostos, aliado ao estudo teórico, foram utilizados para a coleta de dados um questionário aplicado aos telespectadores da telenovela "O Outro Lado do Paraíso" e um questionário aplicado com representantes do trade turístico do estado do Tocantins; todos com perguntas fechadas, tendo a opção de adicionar uma resposta na opção "outros". Depois de finalizar a pesquisa, os dados foram dispostos em textos e posteriormente foi realizada a análise e discussão das informações teóricas e coletadas na pesquisa de campo. Com isso, o projeto propõe a criação de um aplicativo, que funcionará como um mapa interativo indicando os locais onde as cenas foram gravadas, incluindo informações de infraestrutura, serviços e meios de acesso a esses atrativos, procurando facilitar a experiência desse visitante e auxiliar no desenvolvimento da atividade turística na região.Abstract : The main objective of this work was to analyze how the marketing done through television media impacted on the perception of the destination Tocantins and the specific objectives are to identify the use of soap operas as a marketing strategy, to verify how the soap opera can change the viewer's perception of a destination, to analyze if the increase of tourist activity in the state of Tocantins occurred through the transmission of the soap opera ?O Outro Lado do Paraíso? and propose an interactive map, where will be marked the attractions of the destination that were scenarios for the soap opera recordings, which can be accessed through an application. The methodology used in the study was exploratory, descriptive and qualitative. The theoretical framework covered topics such as: marketing in tourism, the relationship between soap operas and tourism, some general data about the destination Tocantins and the soap opera "O Outro Lado do Paraíso" and tourism in the state. Seeking to fulfill the proposed objectives, together with the theoretical study, a questionnaire was applied to the data collection applied to the viewers of the soap opera "O Outro Lado do Paraíso" and a questionnaire applied to representatives of the tourist trade of the state of Tocantins; all with closed questions, with the option to add an answer in the "others" option. After finalizing the research, the data were arranged in texts and later the analysis and discussion of the theoretical information and what was collected in the field research was performed. Thus, the project proposes the creation of an interactive map, accessed by an APP that will indicate on the map the locations where the scenes were recorded, including information of infrastructure, services and means of access to these attractions, seeking to facilitate the experience of this visitor and assist in the development of tourist activity in the region. The proposal for the creation of this application has the potential to interest both private companies of the tourist trade of a destination and their respective rulers, considering that both would benefit from the dissemination of this region.70 p. : il., color.application/pdfMarketingTelenovelas - BrasilTurismo - BrasilTelenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALADRIANE FERRARI CARDOSO.pdfapplication/pdf1823161https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69511/1/ADRIANE%20FERRARI%20CARDOSO.pdfae78ee996303cd449bb26745a180626dMD51open access1884/695112021-02-26 11:53:06.882open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69511Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-02-26T14:53:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Telenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantins
title Telenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantins
spellingShingle Telenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantins
Cardoso, Adriane Ferrari, 1996-
Marketing
Telenovelas - Brasil
Turismo - Brasil
title_short Telenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantins
title_full Telenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantins
title_fullStr Telenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantins
title_full_unstemmed Telenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantins
title_sort Telenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantins
author Cardoso, Adriane Ferrari, 1996-
author_facet Cardoso, Adriane Ferrari, 1996-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Teles, Margarete Araújo, 1960-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Adriane Ferrari, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Telenovelas - Brasil
Turismo - Brasil
topic Marketing
Telenovelas - Brasil
Turismo - Brasil
description Orientadora : Profa. Dra. Margarete Teles
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-26T14:53:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-26T14:53:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69511
url https://hdl.handle.net/1884/69511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 p. : il., color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69511/1/ADRIANE%20FERRARI%20CARDOSO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae78ee996303cd449bb26745a180626d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860784649666560