Design de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marcia Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/46362
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André L. Battaiola
id UFPR_f30eac4e531b1a9c52164b54d5ab42eb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/46362
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Heemann, Adriano, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignBattaiola, André Luiz, 1956-Alves, Marcia Maria2023-06-07T14:25:05Z2023-06-07T14:25:05Z2017https://hdl.handle.net/1884/46362Orientador: Prof. Dr. André L. BattaiolaCoorientador: Prof. Dr. Adriano HeemannTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 20/02/2017Inclui referências : f. 251-260Área de concentração : Sistemas de informaçãoResumo: O uso de animações gráficas para a educação tem se popularizado devido a vários fatores que contribuíram para facilitar a sua confecção e a sua utilização em sala de aula. A animação pode auxiliar no aprendizado tanto no âmbito lúdico quanto no cognitivo. Isso depende das funções e dos objetivos com que esse recurso é construído e do processo de design empregado pelos seus desenvolvedores. Neste ponto, surge um problema: o processo de design dessas animações pode ser realizado de diversas formas e pode envolver diversos elementos, variáveis e profissionais necessários para viabilizar uma animação que se comporte como um objeto de aprendizagem dotado de significados e inserido no ambiente educacional. No entanto, não foi encontrado um processo de design que trabalhe de forma integrada com grande parte dos elementos necessários para a confecção deste tipo de animação, bem como tenha orientação centrada no aprendiz e que, ainda, promova processos de trabalho colaborativo. Note-se que, normalmente, os modelos são pontuais, lineares, não incluem o usuário e não são integrados. Assim, todas estas lacunas no processo de design de uma animação educacional motivaram a realização desta pesquisa. Neste contexto, esta pesquisa propõe uma solução para o seguinte problema: Como conceber colaborativamente uma animação educacional para o ensino fundamental? Assim, seu objetivo geral é propor um modelo para a concepção colaborativa de animações educacionais para o ensino fundamental a partir da literatura, da prática e dos stakeholders. As principais motivações para esta pesquisa são: a necessidade de melhorias na produção de animações enquanto objetos de aprendizagem; a demanda por objetos ligados às teorias de aprendizagem emergentes e de tecnologias educacionais; a necessidade de ampliar a motivação nas tarefas escolares; a necessidade de diálogo interdisciplinar entre educação e design; a necessidade de colaboração entre os desenvolvedores e, entre os desenvolvedores e os usuários; e, por fim, a necessidade de direcionamento do objeto de aprendizagem para atender as necessidades do usuário final, os aprendizes. Esta pesquisa é classificada como uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e exploratória. Em termos de técnicas, ela utiliza a pesquisa bibliográfica, o estudo analítico e as consultas (entrevistas, workshops e avaliações) com os stakeholders do processo. A sua base teórica compreende o design centrado no ser humano, o design participativo, colaborativo, a teoria da complexidade e as linhas progressistas da educação. A pesquisa resultou em um modelo estruturado e colaborativo para a concepção de animações educacionais. Esse modelo promove a participação planejada e colaborativa dos desenvolvedores envolvidos no processo de design de uma animação educacional (professores, conteudistas, designers e etc.) com foco no aprendiz e indica a participação destes nesse processo. Espera-se que este modelo aproxime a Educação e o Design em um trabalho conjunto para ampliar a motivação em sala de aula e melhorar a prática do design direcionada a educação. Palavras-chave: Animação educacional. Processo de concepção. Modelo colaborativo.Abstract: The use of graphic animations for education has become popular due to several factors that have contributed to facilitate its use and its use in the classroom. Animation can aid in learning both in the playful context and in the cognitive field. This depends on the functions and goals with which this feature is built and the design process employed by its developers. At this point, a problem arises: the design process of these animations can be carried out in several ways and can involve several elements, variables and professionals necessary to construct an animation that behaves with a learning object endowed with meanings and inserted in the educational environment. However, we did not find a design process that works in an integrated way with most of the elements needed to make this kind of animation, as well as having a learner-centered orientation and also promoting collaborative work processes. It should be noted that, typically, the models are punctual, linear, do not include the user and are not integrated. Thus, all these gaps in the process of designing an educational animation motivated this research. In this context, this research proposes a solution to the following problem: How to collaboratively design an educational animation for elementary school? Thus, its general objective is to propose a model for the collaborative conception of educational animations for elementary education from literature, practice and stakeholders. The main motivations for this research are: the need for improvements in the production of animations as learning objects; the demand for objects linked to emerging learning theories and educational technologies; the need to increase motivation in school tasks; the need for interdisciplinary dialogue between education and design; the need for collaboration between developers and between developers and users; and, finally, the need to target the learning object to meet the needs of the end-user learners. This research is classified as an applied, qualitative, descriptive and exploratory research. In terms of techniques, it uses bibliographic research, analytical study and consultations (interviews, workshops and evaluations) with stakeholders. Its theoretical basis includes human-centered design, participatory and collaborative design, complexity theory and progressive education lines. The research results in a structured and collaborative model for design of educational animations. This model promotes the planned and collaborative participation of the developers involved in the process of designing an educational animation (teachers, content designers, designers, etc.) focusing on the learner and indicates their participation in this process. It is hoped that this model will closer together the developers of education and design in order to broaden classroom motivation and improve the design practice of education. Keywords: Educational Animation. Conceptual model. Collaborative model.410 f. : il. algumas color., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDesignAnimação por computador - DesignComputação graficaProjeto de sistema centrado no usuárioDesenho por computadorDesign de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARCIA MARIA ALVES.pdfapplication/pdf168035270https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46362/1/R%20-%20T%20-%20MARCIA%20MARIA%20ALVES.pdf7fb750645ac9515026cc35bffe4e6457MD51open access1884/463622023-06-07 11:25:05.386open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46362Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-07T14:25:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamental
title Design de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamental
spellingShingle Design de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamental
Alves, Marcia Maria
Design
Animação por computador - Design
Computação grafica
Projeto de sistema centrado no usuário
Desenho por computador
title_short Design de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamental
title_full Design de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamental
title_fullStr Design de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Design de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamental
title_sort Design de animações educacionais : modelo para concpeção colaborativa de animações educacionais para o Ensino Fundamental
author Alves, Marcia Maria
author_facet Alves, Marcia Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Heemann, Adriano, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Battaiola, André Luiz, 1956-
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marcia Maria
contributor_str_mv Battaiola, André Luiz, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Animação por computador - Design
Computação grafica
Projeto de sistema centrado no usuário
Desenho por computador
topic Design
Animação por computador - Design
Computação grafica
Projeto de sistema centrado no usuário
Desenho por computador
description Orientador: Prof. Dr. André L. Battaiola
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T14:25:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T14:25:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/46362
url https://hdl.handle.net/1884/46362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 410 f. : il. algumas color., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46362/1/R%20-%20T%20-%20MARCIA%20MARIA%20ALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7fb750645ac9515026cc35bffe4e6457
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860650444521472