Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Solidalva de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87393
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Ivanilda Higa
id UFPR_fc7d4b04cc71c5e34cdc16435df7e9d7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87393
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHiga, Ivanilda, 1970-Sousa, Solidalva de2024-04-10T14:41:16Z2024-04-10T14:41:16Z2023https://hdl.handle.net/1884/87393Orientadora: Profa. Dra. Ivanilda HigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/09/2023Inclui referênciasResumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo principal investigar a percepção dos licenciandos sobre o processo de formação de professores (as) de Física do Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Oeiras à luz das perspectivas de racionalidades formativas. Dessa forma temos como objetivos específicos: i) Analisar a percepção dos licenciandos sobre a formação para docência do Curso de Licenciatura em Física do IFPI; ii) Identificar elementos das perspectivas de racionalidades formativas na formação de professores de Física no IFPI - Oeiras, a partir da percepção dos licenciandos sobre o curso e sobre sua formação; iii) Conhecer os aspectos que influenciaram a escolha do curso de Licenciatura em Física pelos licenciandos. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do Curso de Licenciatura em Física do IFPI - Campus - Oeiras, com oito licenciandos do Módulo VIII, a partir de entrevistas semiestruturadas. O método utilizado nas análises das entrevistas foi a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Foram organizados seis eixos de análise: a) perfil dos Licenciandos: trajetória pessoal e escolar e processo de escolha pela licenciatura; b) experiência com a docência no contexto formativo; c) percepções dos licenciandos acerca do curso; d) a perspectiva dos licenciandos sobre a formação do professor de física; e) perspectivas sobre o papel da escola, da disciplina e do professor de física; f) docência no ensino de física a partir da percepção dos Licenciandos. Observamos que a perspectiva de racionalidade formativa com mais elementos e características apontadas pelos licenciandos entrevistados sobre seu processo de formação baseia-se na perspectiva da racionalidade prática. Acreditamos que a pesquisa realizada apresenta contribuições para o campo da formação de professores, mais especificamente sobre formação de professores de Física, por trazer reflexões voltadas para diversos aspectos da formação docente e sobre as perspectivas formativas que se encontram presentes nessa formação. Tendo em vista as contribuições que as reflexões sobre as racionalidades têm na formação docente, defendemos que se faz necessário cada vez mais uma formação docente que contribua para o desenvolvimento de sujeitos mais críticos que possam agir em meio à sociedade a fim de promover melhorias entre seus pares, pois acreditamos que a educação/formação tenha esse papel transformador para e com a sociedade.Abstract: The present research, of a qualitative nature, has the main objective of investigating the perception of undergraduate students about the process of training Physics teachers at the Federal Institute of Piauí (IFPI) - Campus Oeiras in light of the perspectives of training rationalities. In this way, we have the following specific objectives: i) Analyze the perception of undergraduate students about training for teaching the Physics Degree Course at IFPI; ii) Identify elements of the perspectives of training rationalities in the training of Physics teachers at IFPI - Oeiras, based on the perception of undergraduate students about the course and their training; iii) Know the aspects that influenced the choice of the Physics degree course by undergraduate students. The research was developed in a class of the Physics Degree Course at IFPI - Campus - Oeiras, with eight Module VIII graduates, based on semi-structured interviews. The method used in the analysis of the interviews was content analysis (Bardin, 2011). Six axes of analysis were organized: a) profile of graduates: personal and academic trajectory and process of choosing the degree; b) experience with teaching in the training context; c) undergraduate students’ perceptions about the course; d) the perspective of undergraduate students on physics teacher training; e) perspectives on the role of the school, the subject and the physics teacher; f) teaching in physics teaching from the perception of Undergraduates. We observed that the perspective of training rationality with more elements and characteristics pointed out by the graduate students interviewed about their training process is based on the perspective of practical rationality. We believe that the research carried out presents contributions to the field of teacher training, more specifically on the training of Physics teachers, by bringing reflections focused on different aspects of teacher training and on the training perspectives that are present in this training. In view of the contributions that reflections on rationalities have in teacher training, we argue that it is increasingly necessary to provide teacher training that contributes to the development of more critical subjects who can act within society in order to promote improvements among their peers. peers, as we believe that education/training has this transformative role for and with society.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoFísica - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoProfessores de fisicaLicenciaturaEducaçãoFormação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SOLIDALVA DE SOUSA.pdfapplication/pdf2483656https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87393/1/R%20-%20D%20-%20SOLIDALVA%20DE%20SOUSA.pdf3fbf02781a22ff2ab53a582a505cafd0MD51open access1884/873932024-04-10 11:41:16.903open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87393Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-10T14:41:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras
title Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras
spellingShingle Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras
Sousa, Solidalva de
Educação - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de fisica
Licenciatura
Educação
title_short Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras
title_full Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras
title_fullStr Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras
title_full_unstemmed Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras
title_sort Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras
author Sousa, Solidalva de
author_facet Sousa, Solidalva de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Higa, Ivanilda, 1970-
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Solidalva de
contributor_str_mv Higa, Ivanilda, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de fisica
Licenciatura
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de fisica
Licenciatura
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Ivanilda Higa
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-10T14:41:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-10T14:41:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87393
url https://hdl.handle.net/1884/87393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87393/1/R%20-%20D%20-%20SOLIDALVA%20DE%20SOUSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fbf02781a22ff2ab53a582a505cafd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860231419920384