Importância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53248 |
Resumo: | Orientadora : Jokasta Pires Vieira Ferraz |
id |
UFPR_fe859d6a2bcbbf7f06b5edf9bf04dac5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53248 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Moraes, Fabiana Arlete Reis deFerraz, Jokasta Pires VieiraUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-12T17:29:00Z2019-12-12T17:29:00Z2016https://hdl.handle.net/1884/53248Orientadora : Jokasta Pires Vieira FerrazMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo propõe uma reflexão sobre como é organizado o Conselho de Classe nas escolas estaduais do Estado do Paraná, com vistas a apreender quais são os limites e possibilidades para uma melhoria no desenvolvimento deste órgão colegiado. Pois, ainda que a legislação assegure que o Conselho de Classe deva ser um momento de avaliação tanto do aluno quanto dos outros sujeitos que participam do processo de aprendizagem, como os professores, a equipe pedagógica, direção escolar, a família e o meio social no qual o aluno está inserido, têm-se inúmeras dificuldades para sua verdadeira efetivação. Desta forma, este artigo tem como objetivo geral investigar a importância do Conselho de Classe na condução do trabalho pedagógico, seus desafios e possibilidades. Para tanto, será explanado o que os teóricos que discutem gestão democrática definem por Conselho de Classe. E, na tentativa de trazer as vozes do que profissionais que atuam diretamente no ambiente escolar, optou-se por tratar esta temática com maior profundidade através de estudos realizados no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. O PDE é um programa do Estado do Paraná regulamentada pela Lei Complementar n. 130/2010, que visa estabelecer uma articulação entre professores do ensino superior com os da educação básica. A opção metodológica em aprofundar este tema através dos artigos desenvolvidos por professores durante o PDE deve-se, em primeiro plano, ao fato de que a natureza do trabalho desenvolvido no contexto deste programa expressa a investigação da realidade vivenciada pelos professores participantes do referido programa. Ademais, trata-se de produção científica atual e ainda pouco investigada, que permite a elaboração das reflexões necessárias para o entendimento dos limites e possibilidades que a instancia do Conselho de Classe enfrenta.27 p.application/pdfPlanejamento educacionalAvaliação educacionalImportância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - FABIANA ARLETE REIS DE MORAES.pdfapplication/pdf291219https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53248/1/R%20-%20E%20-%20FABIANA%20ARLETE%20REIS%20DE%20MORAES.pdfc9af292622f461a8bc08f0fdd051c04aMD51open access1884/532482019-12-12 14:29:00.597open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53248Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-12T17:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Importância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012 |
title |
Importância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012 |
spellingShingle |
Importância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012 Moraes, Fabiana Arlete Reis de Planejamento educacional Avaliação educacional |
title_short |
Importância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012 |
title_full |
Importância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012 |
title_fullStr |
Importância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012 |
title_full_unstemmed |
Importância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012 |
title_sort |
Importância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012 |
author |
Moraes, Fabiana Arlete Reis de |
author_facet |
Moraes, Fabiana Arlete Reis de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ferraz, Jokasta Pires Vieira Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Fabiana Arlete Reis de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento educacional Avaliação educacional |
topic |
Planejamento educacional Avaliação educacional |
description |
Orientadora : Jokasta Pires Vieira Ferraz |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-12T17:29:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-12T17:29:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53248 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
27 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53248/1/R%20-%20E%20-%20FABIANA%20ARLETE%20REIS%20DE%20MORAES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9af292622f461a8bc08f0fdd051c04a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860610483290112 |