Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284 |
Resumo: | o artigo "Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias", foi apresentado e premiado no Seminário Nacional de Biblitoecas Universitárias (SNBU 2023), publicado no volume 20 da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
id |
UFRA-1_8a3b812a4ebea67386f6cdf2c4518594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/2284 |
network_acronym_str |
UFRA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégiasOpen Science in educational institutions: approaches and strategiesCiência abertaRepositório de dadosComunicação científicaGestão de dados de pesquisao artigo "Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias", foi apresentado e premiado no Seminário Nacional de Biblitoecas Universitárias (SNBU 2023), publicado no volume 20 da Revista Brasileira de Biblioteconomia e DocumentaçãoApresenta elementos da percepção de líderes de pesquisa para identificar necessidades de ação de informação para implementação de um plano de gestão de dados científicos abertos em uma universidade pública. Foram aplicados questionários semiestruturados via Google forms para pesquisadores líderes de grupos de pesquisa. O resultado apontou que uma parcela considerável dos pesquisadores reconhece os benefícios da partilha de dados de pesquisa, que há posições otimistas, contudo, estas posições devem ser vistas como oportunidades extraordinárias de interlocução com outrasações para ampliar o conhecimento e envolvimento dos pesquisadores com o tema. Conclui-se que há necessidade de implementação de política de formação interna para adoção das novas práticas da comunicação científicaIt presents elements of the perception of research leaders to identify information action needs to implement an open scientific data management plan at a public university. Semi-structured questionnaires were administered via Google forms to researchers leading research groups. The result showed that a considerable portion of researchers recognize the benefits of sharing research data, that there are optimistic positions, however, these positions should be seen as extraordinary opportunities for dialogue with other actions to expand researchers' knowledge and involvement with the topic. It is concluded that there is a need to build an internal training policy to adopt new scientific communication practices.Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024http://lattes.cnpq.br/4996455930908890SANTOS, Ana Cristina Gomes2024-08-02T12:32:39Z2024-08-02T12:32:39Z2024-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Ana Cristina Gomes. Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284Acesso em:1980-6949DOI 10.58876/rbbd.2024.2012042http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284CC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2024-08-02T12:36:53Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/2284Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2024-08-02T12:36:53Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias Open Science in educational institutions: approaches and strategies |
title |
Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias |
spellingShingle |
Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias SANTOS, Ana Cristina Gomes Ciência aberta Repositório de dados Comunicação científica Gestão de dados de pesquisa |
title_short |
Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias |
title_full |
Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias |
title_fullStr |
Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias |
title_full_unstemmed |
Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias |
title_sort |
Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias |
author |
SANTOS, Ana Cristina Gomes |
author_facet |
SANTOS, Ana Cristina Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4996455930908890 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Ana Cristina Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência aberta Repositório de dados Comunicação científica Gestão de dados de pesquisa |
topic |
Ciência aberta Repositório de dados Comunicação científica Gestão de dados de pesquisa |
description |
o artigo "Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias", foi apresentado e premiado no Seminário Nacional de Biblitoecas Universitárias (SNBU 2023), publicado no volume 20 da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-02T12:32:39Z 2024-08-02T12:32:39Z 2024-08-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Ana Cristina Gomes. Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284Acesso em: 1980-6949 DOI 10.58876/rbbd.2024.2012042 http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ana Cristina Gomes. Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284Acesso em: 1980-6949 DOI 10.58876/rbbd.2024.2012042 |
url |
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024 |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRA instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) instacron:UFRA |
instname_str |
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
instacron_str |
UFRA |
institution |
UFRA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRA |
collection |
Repositório Institucional da UFRA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com |
_version_ |
1813895237963087872 |