Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Ana Cristina Gomes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284
Resumo: o artigo "Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias", foi apresentado e premiado no Seminário Nacional de Biblitoecas Universitárias (SNBU 2023), publicado no volume 20 da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
id UFRA-1_8a3b812a4ebea67386f6cdf2c4518594
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/2284
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégiasOpen Science in educational institutions: approaches and strategiesCiência abertaRepositório de dadosComunicação científicaGestão de dados de pesquisao artigo "Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias", foi apresentado e premiado no Seminário Nacional de Biblitoecas Universitárias (SNBU 2023), publicado no volume 20 da Revista Brasileira de Biblioteconomia e DocumentaçãoApresenta elementos da percepção de líderes de pesquisa para identificar necessidades de ação de informação para implementação de um plano de gestão de dados científicos abertos em uma universidade pública. Foram aplicados questionários semiestruturados via Google forms para pesquisadores líderes de grupos de pesquisa. O resultado apontou que uma parcela considerável dos pesquisadores reconhece os benefícios da partilha de dados de pesquisa, que há posições otimistas, contudo, estas posições devem ser vistas como oportunidades extraordinárias de interlocução com outrasações para ampliar o conhecimento e envolvimento dos pesquisadores com o tema. Conclui-se que há necessidade de implementação de política de formação interna para adoção das novas práticas da comunicação científicaIt presents elements of the perception of research leaders to identify information action needs to implement an open scientific data management plan at a public university. Semi-structured questionnaires were administered via Google forms to researchers leading research groups. The result showed that a considerable portion of researchers recognize the benefits of sharing research data, that there are optimistic positions, however, these positions should be seen as extraordinary opportunities for dialogue with other actions to expand researchers' knowledge and involvement with the topic. It is concluded that there is a need to build an internal training policy to adopt new scientific communication practices.Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024http://lattes.cnpq.br/4996455930908890SANTOS, Ana Cristina Gomes2024-08-02T12:32:39Z2024-08-02T12:32:39Z2024-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Ana Cristina Gomes. Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284Acesso em:1980-6949DOI 10.58876/rbbd.2024.2012042http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284CC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2024-08-02T12:36:53Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/2284Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2024-08-02T12:36:53Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias
Open Science in educational institutions: approaches and strategies
title Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias
spellingShingle Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias
SANTOS, Ana Cristina Gomes
Ciência aberta
Repositório de dados
Comunicação científica
Gestão de dados de pesquisa
title_short Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias
title_full Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias
title_fullStr Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias
title_full_unstemmed Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias
title_sort Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias
author SANTOS, Ana Cristina Gomes
author_facet SANTOS, Ana Cristina Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4996455930908890
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Ana Cristina Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência aberta
Repositório de dados
Comunicação científica
Gestão de dados de pesquisa
topic Ciência aberta
Repositório de dados
Comunicação científica
Gestão de dados de pesquisa
description o artigo "Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias", foi apresentado e premiado no Seminário Nacional de Biblitoecas Universitárias (SNBU 2023), publicado no volume 20 da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-02T12:32:39Z
2024-08-02T12:32:39Z
2024-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ana Cristina Gomes. Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284Acesso em:
1980-6949
DOI 10.58876/rbbd.2024.2012042
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284
identifier_str_mv SANTOS, Ana Cristina Gomes. Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284Acesso em:
1980-6949
DOI 10.58876/rbbd.2024.2012042
url http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1813895237963087872