Percepção dos professores do Curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade: obstáculos e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Patrícia Figueredo de Jesus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRB
Texto Completo: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2527
Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo a interdisciplinaridade. Neste sentido, o objetivo geral foi analisar a percepção dos docentes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade tendo em vista os obstáculos e possibilidades por eles enfrentados para a efetivação da mesma. Os objetivos específicos eleitos foram: Identificar os referenciais teóricos presentes no dia a dia dos professores sobre interdisciplinaridade; Conhecer como o docente compreende a interdisciplinaridade no ensino superior; Reconhecer os obstáculos e as possibilidades do movimento interdisciplinar do ponto de vista dos professores. Então questionamos: Quais percepções dos docentes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade relativa aos obstáculos e possibilidades enfrentados numa graduação de licenciatura para que efetive um ensino interdisciplinar? Para isso, elegemos nesta pesquisa os professores do curso de Licenciatura em Biologia dos quais 57,6% correspondendo um total de 15 professores participaram. Numa abordagem qualitativa, e de natureza exploratória- descritiva os dados foram coletados por meio da plataforma Google Form (2018, 2019). O link foi enviado pelo whatsapp como também via e-mail dos professores juntamente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O questionário de natureza mista foi organizado com 38 questões (abertas e fechadas). De posse das respostas, a análise ocorreu pautando-se na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os fundamentos teóricos se destacam em Fazenda, (1994), (2002), (2008); (2011), Morin (2000), (2003) (2006); Santomé (1998); Frigotto (2008); Pombo (2008) e Ramos (2004), (2016), dentre outros que defendem a interdisciplinaridade como meio de evitar a fragmentação compartimentalização do conhecimento. Após análise, pudemos nos aproximar de pistas sobre a interdisciplinaridade no ensino superior evidenciando os possíveis obstáculos metodológicas para superar as barreiras contra o ensino fragmentado e compartimentalizado.
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spelling 2023-07-19T21:35:25Z2023-07-19T21:35:25Z2019-02-28http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2527A presente pesquisa teve como objeto de estudo a interdisciplinaridade. Neste sentido, o objetivo geral foi analisar a percepção dos docentes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade tendo em vista os obstáculos e possibilidades por eles enfrentados para a efetivação da mesma. Os objetivos específicos eleitos foram: Identificar os referenciais teóricos presentes no dia a dia dos professores sobre interdisciplinaridade; Conhecer como o docente compreende a interdisciplinaridade no ensino superior; Reconhecer os obstáculos e as possibilidades do movimento interdisciplinar do ponto de vista dos professores. Então questionamos: Quais percepções dos docentes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade relativa aos obstáculos e possibilidades enfrentados numa graduação de licenciatura para que efetive um ensino interdisciplinar? Para isso, elegemos nesta pesquisa os professores do curso de Licenciatura em Biologia dos quais 57,6% correspondendo um total de 15 professores participaram. Numa abordagem qualitativa, e de natureza exploratória- descritiva os dados foram coletados por meio da plataforma Google Form (2018, 2019). O link foi enviado pelo whatsapp como também via e-mail dos professores juntamente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O questionário de natureza mista foi organizado com 38 questões (abertas e fechadas). De posse das respostas, a análise ocorreu pautando-se na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os fundamentos teóricos se destacam em Fazenda, (1994), (2002), (2008); (2011), Morin (2000), (2003) (2006); Santomé (1998); Frigotto (2008); Pombo (2008) e Ramos (2004), (2016), dentre outros que defendem a interdisciplinaridade como meio de evitar a fragmentação compartimentalização do conhecimento. Após análise, pudemos nos aproximar de pistas sobre a interdisciplinaridade no ensino superior evidenciando os possíveis obstáculos metodológicas para superar as barreiras contra o ensino fragmentado e compartimentalizado.The present study had as object of study the interdisciplinarity. In this sense, the general objective was to analyze the teachers' perception of the undergraduate course in Biology at UFRB on interdisciplinarity in view of the obstacles and possibilities faced by them for its effectiveness. The specific objectives chosen were: To identify the theoretical references present in the daily life of teachers on interdisciplinarity; To know how the teacher understands interdisciplinarity in higher education; Recognize the obstacles and possibilities of the interdisciplinary movement from the point of view of teachers. So we asked: What perceptions of the professors of the undergraduate course in Biology at UFRB on interdisciplinarity related to the obstacles and possibilities faced in a undergraduate degree for effective interdisciplinary teaching? For this, we chose in this research the professors of the course of Degree in Biology of which 57,6% corresponding a total of 15 teachers participated. In a qualitative and exploratory-descriptive approach the data were collected through the Google Form platform (2018, 2019). The link was sent by whatsapp as well as via e-mail from the teachers along with the Informed Consent Term (TCLE). The mixed questionnaire was organized with 38 questions (open and closed). Given the answers, the analysis was based on the content analysis proposed by Bardin (1977). The theoretical foundations are highlighted in Fazenda, (1994), (2002) (2008), (2011); Morin (2000), (2003) (2006); Santomé (1998); Frigotto (2008); Pombo (2008) and Ramos (2004), (2016), among others who defend interdisciplinarity as a means of avoiding fragmentation and compartmentalization of knowledge. After analysis, we were able to approach clues about interdisciplinarity in higher education, highlighting the possible methodological obstacles to overcome the barriers against fragmented and compartmentalized education.porUniversidade Federal do Recôncavo da BahiaUFRBBrasilCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e BiológicasCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASInterdisciplinarityHigher education - BiologyTeacher trainingInterdisciplinaridadeEnsino superior - BiologiaFormação de professoresPercepção dos professores do Curso de Licenciatura em Biologia da UFRB sobre interdisciplinaridade: obstáculos e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLicenciaturaRamos, Luiza Olívia LacerdaNascimento, Tania Maria NunesOliveira, Denise Pimenta da SilvaSantos, Neide Moura dosMaia, Patrícia Figueredo de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRBinstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)instacron:UFRBORIGINALPercepçãoProfessoresCurso_TCC_2019.pdfPercepçãoProfessoresCurso_TCC_2019.pdfapplication/pdf2158783http://ri.ufrb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2527/1/Percep%c3%a7%c3%a3oProfessoresCurso_TCC_2019.pdf801d7ae84753bac336ac1916a03de8b5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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