Ensino de História na Educação Básica: o uso da literatura de Cordel como ferramenta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, José Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Discente História.com
Texto Completo: http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/1740
Resumo: Este texto discute o uso da literatura de cordel no ensino de história. Mostra a diferença de conteúdo que o conceito de literatura de cordel porta em si, quando se leva em consideração Portugal, de onde provém, e o Brasil, onde foi divulgado. Problematiza acerca de ser ou não o cordel uma narrativa histórica, bem como o fato de o poeta cordelista exercer a função de historiador. Conclui mostrando a possibilidade e a utilidade do uso do cordel como ferramenta didática, expondo as benesses desse uso.
id UFRB-2_26255641d9f3c8623d39b40080d853d6
oai_identifier_str oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/1740
network_acronym_str UFRB-2
network_name_str Revista Eletrônica Discente História.com
repository_id_str
spelling Ensino de História na Educação Básica: o uso da literatura de Cordel como ferramenta didáticaEnsino de História, Literatura de Cordel, Ferramenta Didática.Este texto discute o uso da literatura de cordel no ensino de história. Mostra a diferença de conteúdo que o conceito de literatura de cordel porta em si, quando se leva em consideração Portugal, de onde provém, e o Brasil, onde foi divulgado. Problematiza acerca de ser ou não o cordel uma narrativa histórica, bem como o fato de o poeta cordelista exercer a função de historiador. Conclui mostrando a possibilidade e a utilidade do uso do cordel como ferramenta didática, expondo as benesses desse uso.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2021-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/1740Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 13 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 108-1232317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/1740/1273Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, José Ferreira2021-08-18T15:02:14Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/1740Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2021-08-18T15:02:14Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História na Educação Básica: o uso da literatura de Cordel como ferramenta didática
title Ensino de História na Educação Básica: o uso da literatura de Cordel como ferramenta didática
spellingShingle Ensino de História na Educação Básica: o uso da literatura de Cordel como ferramenta didática
Júnior, José Ferreira
Ensino de História, Literatura de Cordel, Ferramenta Didática.
title_short Ensino de História na Educação Básica: o uso da literatura de Cordel como ferramenta didática
title_full Ensino de História na Educação Básica: o uso da literatura de Cordel como ferramenta didática
title_fullStr Ensino de História na Educação Básica: o uso da literatura de Cordel como ferramenta didática
title_full_unstemmed Ensino de História na Educação Básica: o uso da literatura de Cordel como ferramenta didática
title_sort Ensino de História na Educação Básica: o uso da literatura de Cordel como ferramenta didática
author Júnior, José Ferreira
author_facet Júnior, José Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, José Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História, Literatura de Cordel, Ferramenta Didática.
topic Ensino de História, Literatura de Cordel, Ferramenta Didática.
description Este texto discute o uso da literatura de cordel no ensino de história. Mostra a diferença de conteúdo que o conceito de literatura de cordel porta em si, quando se leva em consideração Portugal, de onde provém, e o Brasil, onde foi divulgado. Problematiza acerca de ser ou não o cordel uma narrativa histórica, bem como o fato de o poeta cordelista exercer a função de historiador. Conclui mostrando a possibilidade e a utilidade do uso do cordel como ferramenta didática, expondo as benesses desse uso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/1740
url http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/1740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/1740/1273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 13 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 108-123
2317-6989
reponame:Revista Eletrônica Discente História.com
instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron:UFRB
instname_str Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron_str UFRB
institution UFRB
reponame_str Revista Eletrônica Discente História.com
collection Revista Eletrônica Discente História.com
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
repository.mail.fl_str_mv revistaeletronicahistoria.com@gmail.com
_version_ 1754643308009750528