Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto França Junior, Edevard
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Discente História.com
Texto Completo: http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958
Resumo: O objetivo deste texto é analisar as formas como Agnaldo “Siri” Azevedo constrói a narrativa fílmica (articulação entre forma e conteúdo), elaborando um quadro analítico de sua produção, apropriação, circulação, destacando os temas recorrentes e as linguagens artísticas apropriadas. Para tal, vamos analisar sua trajetória social e artística para o conjunto de sua obra (curtas-metragens), em suas regularidades (permanências) e transformações (mudanças) destacando o período entre o final da década de 1960 e 1974, momento de lançamento do curta. Este texto está divido em duas partes. Na primeira vamos apresentar “Siri” e o contexto cultural da cidade do Salvador. Na segunda, analisaremos a forma como as linguagens artísticas são apropriadas pelo documentário O Boca do Inferno. Trata-se das analises iniciais desenvolvidas a partir de nossa pesquisa de mestrado.
id UFRB-2_69697f12f46455ec1d491c166613d556
oai_identifier_str oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/958
network_acronym_str UFRB-2
network_name_str Revista Eletrônica Discente História.com
repository_id_str
spelling Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)DocumentárioAgnaldoGregório do MatosO objetivo deste texto é analisar as formas como Agnaldo “Siri” Azevedo constrói a narrativa fílmica (articulação entre forma e conteúdo), elaborando um quadro analítico de sua produção, apropriação, circulação, destacando os temas recorrentes e as linguagens artísticas apropriadas. Para tal, vamos analisar sua trajetória social e artística para o conjunto de sua obra (curtas-metragens), em suas regularidades (permanências) e transformações (mudanças) destacando o período entre o final da década de 1960 e 1974, momento de lançamento do curta. Este texto está divido em duas partes. Na primeira vamos apresentar “Siri” e o contexto cultural da cidade do Salvador. Na segunda, analisaremos a forma como as linguagens artísticas são apropriadas pelo documentário O Boca do Inferno. Trata-se das analises iniciais desenvolvidas a partir de nossa pesquisa de mestrado.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958Revista Eletrônica Discente História.com; v. 6 n. 11 (2019): Revista Eletrônica Discente História.com; 24-372317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958/711Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Discente História.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto França Junior, Edevard2019-03-11T03:03:35Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/958Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2019-03-11T03:03:35Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)
title Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)
spellingShingle Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)
Pinto França Junior, Edevard
Documentário
Agnaldo
Gregório do Matos
title_short Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)
title_full Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)
title_fullStr Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)
title_full_unstemmed Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)
title_sort Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)
author Pinto França Junior, Edevard
author_facet Pinto França Junior, Edevard
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto França Junior, Edevard
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário
Agnaldo
Gregório do Matos
topic Documentário
Agnaldo
Gregório do Matos
description O objetivo deste texto é analisar as formas como Agnaldo “Siri” Azevedo constrói a narrativa fílmica (articulação entre forma e conteúdo), elaborando um quadro analítico de sua produção, apropriação, circulação, destacando os temas recorrentes e as linguagens artísticas apropriadas. Para tal, vamos analisar sua trajetória social e artística para o conjunto de sua obra (curtas-metragens), em suas regularidades (permanências) e transformações (mudanças) destacando o período entre o final da década de 1960 e 1974, momento de lançamento do curta. Este texto está divido em duas partes. Na primeira vamos apresentar “Siri” e o contexto cultural da cidade do Salvador. Na segunda, analisaremos a forma como as linguagens artísticas são apropriadas pelo documentário O Boca do Inferno. Trata-se das analises iniciais desenvolvidas a partir de nossa pesquisa de mestrado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958
url http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958/711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Discente História.com
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Discente História.com
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com; v. 6 n. 11 (2019): Revista Eletrônica Discente História.com; 24-37
2317-6989
reponame:Revista Eletrônica Discente História.com
instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron:UFRB
instname_str Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron_str UFRB
institution UFRB
reponame_str Revista Eletrônica Discente História.com
collection Revista Eletrônica Discente História.com
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
repository.mail.fl_str_mv revistaeletronicahistoria.com@gmail.com
_version_ 1754643307964661760