Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Discente História.com |
Texto Completo: | http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958 |
Resumo: | O objetivo deste texto é analisar as formas como Agnaldo “Siri” Azevedo constrói a narrativa fílmica (articulação entre forma e conteúdo), elaborando um quadro analítico de sua produção, apropriação, circulação, destacando os temas recorrentes e as linguagens artísticas apropriadas. Para tal, vamos analisar sua trajetória social e artística para o conjunto de sua obra (curtas-metragens), em suas regularidades (permanências) e transformações (mudanças) destacando o período entre o final da década de 1960 e 1974, momento de lançamento do curta. Este texto está divido em duas partes. Na primeira vamos apresentar “Siri” e o contexto cultural da cidade do Salvador. Na segunda, analisaremos a forma como as linguagens artísticas são apropriadas pelo documentário O Boca do Inferno. Trata-se das analises iniciais desenvolvidas a partir de nossa pesquisa de mestrado. |
id |
UFRB-2_69697f12f46455ec1d491c166613d556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/958 |
network_acronym_str |
UFRB-2 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Discente História.com |
repository_id_str |
|
spelling |
Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974)DocumentárioAgnaldoGregório do MatosO objetivo deste texto é analisar as formas como Agnaldo “Siri” Azevedo constrói a narrativa fílmica (articulação entre forma e conteúdo), elaborando um quadro analítico de sua produção, apropriação, circulação, destacando os temas recorrentes e as linguagens artísticas apropriadas. Para tal, vamos analisar sua trajetória social e artística para o conjunto de sua obra (curtas-metragens), em suas regularidades (permanências) e transformações (mudanças) destacando o período entre o final da década de 1960 e 1974, momento de lançamento do curta. Este texto está divido em duas partes. Na primeira vamos apresentar “Siri” e o contexto cultural da cidade do Salvador. Na segunda, analisaremos a forma como as linguagens artísticas são apropriadas pelo documentário O Boca do Inferno. Trata-se das analises iniciais desenvolvidas a partir de nossa pesquisa de mestrado.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958Revista Eletrônica Discente História.com; v. 6 n. 11 (2019): Revista Eletrônica Discente História.com; 24-372317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958/711Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Discente História.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto França Junior, Edevard2019-03-11T03:03:35Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/958Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2019-03-11T03:03:35Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974) |
title |
Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974) |
spellingShingle |
Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974) Pinto França Junior, Edevard Documentário Agnaldo Gregório do Matos |
title_short |
Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974) |
title_full |
Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974) |
title_fullStr |
Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974) |
title_full_unstemmed |
Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974) |
title_sort |
Agnaldo “Siri” Azevedo entre documentários, histórias e linguagens: a apropriação entre linguagens artísticas no documentário O Boca do Inferno (1974) |
author |
Pinto França Junior, Edevard |
author_facet |
Pinto França Junior, Edevard |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto França Junior, Edevard |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentário Agnaldo Gregório do Matos |
topic |
Documentário Agnaldo Gregório do Matos |
description |
O objetivo deste texto é analisar as formas como Agnaldo “Siri” Azevedo constrói a narrativa fílmica (articulação entre forma e conteúdo), elaborando um quadro analítico de sua produção, apropriação, circulação, destacando os temas recorrentes e as linguagens artísticas apropriadas. Para tal, vamos analisar sua trajetória social e artística para o conjunto de sua obra (curtas-metragens), em suas regularidades (permanências) e transformações (mudanças) destacando o período entre o final da década de 1960 e 1974, momento de lançamento do curta. Este texto está divido em duas partes. Na primeira vamos apresentar “Siri” e o contexto cultural da cidade do Salvador. Na segunda, analisaremos a forma como as linguagens artísticas são apropriadas pelo documentário O Boca do Inferno. Trata-se das analises iniciais desenvolvidas a partir de nossa pesquisa de mestrado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958 |
url |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/958/711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Discente História.com info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Discente História.com |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Discente História.com; v. 6 n. 11 (2019): Revista Eletrônica Discente História.com; 24-37 2317-6989 reponame:Revista Eletrônica Discente História.com instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia instacron:UFRB |
instname_str |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
instacron_str |
UFRB |
institution |
UFRB |
reponame_str |
Revista Eletrônica Discente História.com |
collection |
Revista Eletrônica Discente História.com |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeletronicahistoria.com@gmail.com |
_version_ |
1754643307964661760 |