A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil / The quantification of quality: some considerations on the school failure rates in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Natalia de Lacerda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/109753
Resumo: Neste artigo, apresento análise acerca das relações, observáveis no caso brasileiro, entre os índices de reprovação escolar e a aferição da qualidade do ensino. A opção foi focalizar as discussões sobre a possibilidade de quantificação da qualidade do ensino desde o século XX. Inicialmente, foi preciso considerar a polissemia do termo qualidade e suas implicações para os processos de quantificação. O exame da documentação permitiu ver que coexistiram, no Brasil, por longo período a naturalização do fraco desempenho escolar dos alunos e críticas aos altos índices de reprovação repudiados como mecanismo de seletividade e exclusão. A articulação entre reprovação escolar e qualidade do ensino é, ainda hoje, perceptível no contexto educacional brasileiro, como se observou pela análise do modo de construção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que, desde 2007, busca quantificar a qualidade da escola no Brasil. Nesse índice, a aferição dos saberes escolares que os alunos dominam não é condição suficiente para considerar o ensino de qualidade. Tem-se assumido também como necessário garantir um fluxo escolar normalizado, com baixa incidência de reprovação e abandono.***AbstractThis article presents an analysis of the relations, observable in the Brazilian case, between school failure rates and the measurement of quality of teaching. The focus is put on discussions about the possibility of quantifying the quality of teaching as of the 20th century. Initially, the polysemy of the term quality and its implications for the quantification processes is discussed. The analysis of documentation allows to see that, in Brazil, the naturalization of the students’ poor school performance coexisted with criticism of high rates of grade repetition as a mechanism of selectivity and exclusion. The overlapping of school failure rates and the measurement of the quality of teaching is, still today, perceptible in the Brazilian educational context, as it was observed by the analysis of construction of the IDEB (Basic Educational Development Index) that, since 2007, seek to quantify school quality in Brazil. This index comprises not only the measurement of the knowledge acquired by students, considered not to be a sufficient condition to assess teaching quality, but also the occurrence of a standardised school progression, with a low incidence of failure and dropout.
id UFRGS-10_121c23728d10cc0ebbd702cd0392c81a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/109753
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil / The quantification of quality: some considerations on the school failure rates in BrazileducaçãoestatísticasIDEBqualidade da educaçãoavaliação do ensinoNeste artigo, apresento análise acerca das relações, observáveis no caso brasileiro, entre os índices de reprovação escolar e a aferição da qualidade do ensino. A opção foi focalizar as discussões sobre a possibilidade de quantificação da qualidade do ensino desde o século XX. Inicialmente, foi preciso considerar a polissemia do termo qualidade e suas implicações para os processos de quantificação. O exame da documentação permitiu ver que coexistiram, no Brasil, por longo período a naturalização do fraco desempenho escolar dos alunos e críticas aos altos índices de reprovação repudiados como mecanismo de seletividade e exclusão. A articulação entre reprovação escolar e qualidade do ensino é, ainda hoje, perceptível no contexto educacional brasileiro, como se observou pela análise do modo de construção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que, desde 2007, busca quantificar a qualidade da escola no Brasil. Nesse índice, a aferição dos saberes escolares que os alunos dominam não é condição suficiente para considerar o ensino de qualidade. Tem-se assumido também como necessário garantir um fluxo escolar normalizado, com baixa incidência de reprovação e abandono.***AbstractThis article presents an analysis of the relations, observable in the Brazilian case, between school failure rates and the measurement of quality of teaching. The focus is put on discussions about the possibility of quantifying the quality of teaching as of the 20th century. Initially, the polysemy of the term quality and its implications for the quantification processes is discussed. The analysis of documentation allows to see that, in Brazil, the naturalization of the students’ poor school performance coexisted with criticism of high rates of grade repetition as a mechanism of selectivity and exclusion. The overlapping of school failure rates and the measurement of the quality of teaching is, still today, perceptible in the Brazilian educational context, as it was observed by the analysis of construction of the IDEB (Basic Educational Development Index) that, since 2007, seek to quantify school quality in Brazil. This index comprises not only the measurement of the knowledge acquired by students, considered not to be a sufficient condition to assess teaching quality, but also the occurrence of a standardised school progression, with a low incidence of failure and dropout.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/10975310.1590/15174522-109753SOCIOLOGIAS; Vol. 23 No. 56 (2021): Quantificação, Estado e participação social; 184-209SOCIOLOGIAS; Vol. 23 Núm. 56 (2021): Quantificação, Estado e participação social; 184-209Sociologias; v. 23 n. 56 (2021): Quantificação, Estado e participação social; 184-2091807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/109753/61559https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/109753/61560Copyright (c) 2021 Natalia de Lacerda Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccessGil, Natalia de Lacerda2021-04-29T19:56:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/109753Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2021-04-29T19:56:54Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil / The quantification of quality: some considerations on the school failure rates in Brazil
title A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil / The quantification of quality: some considerations on the school failure rates in Brazil
spellingShingle A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil / The quantification of quality: some considerations on the school failure rates in Brazil
Gil, Natalia de Lacerda
educação
estatísticas
IDEB
qualidade da educação
avaliação do ensino
title_short A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil / The quantification of quality: some considerations on the school failure rates in Brazil
title_full A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil / The quantification of quality: some considerations on the school failure rates in Brazil
title_fullStr A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil / The quantification of quality: some considerations on the school failure rates in Brazil
title_full_unstemmed A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil / The quantification of quality: some considerations on the school failure rates in Brazil
title_sort A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil / The quantification of quality: some considerations on the school failure rates in Brazil
author Gil, Natalia de Lacerda
author_facet Gil, Natalia de Lacerda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Natalia de Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv educação
estatísticas
IDEB
qualidade da educação
avaliação do ensino
topic educação
estatísticas
IDEB
qualidade da educação
avaliação do ensino
description Neste artigo, apresento análise acerca das relações, observáveis no caso brasileiro, entre os índices de reprovação escolar e a aferição da qualidade do ensino. A opção foi focalizar as discussões sobre a possibilidade de quantificação da qualidade do ensino desde o século XX. Inicialmente, foi preciso considerar a polissemia do termo qualidade e suas implicações para os processos de quantificação. O exame da documentação permitiu ver que coexistiram, no Brasil, por longo período a naturalização do fraco desempenho escolar dos alunos e críticas aos altos índices de reprovação repudiados como mecanismo de seletividade e exclusão. A articulação entre reprovação escolar e qualidade do ensino é, ainda hoje, perceptível no contexto educacional brasileiro, como se observou pela análise do modo de construção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que, desde 2007, busca quantificar a qualidade da escola no Brasil. Nesse índice, a aferição dos saberes escolares que os alunos dominam não é condição suficiente para considerar o ensino de qualidade. Tem-se assumido também como necessário garantir um fluxo escolar normalizado, com baixa incidência de reprovação e abandono.***AbstractThis article presents an analysis of the relations, observable in the Brazilian case, between school failure rates and the measurement of quality of teaching. The focus is put on discussions about the possibility of quantifying the quality of teaching as of the 20th century. Initially, the polysemy of the term quality and its implications for the quantification processes is discussed. The analysis of documentation allows to see that, in Brazil, the naturalization of the students’ poor school performance coexisted with criticism of high rates of grade repetition as a mechanism of selectivity and exclusion. The overlapping of school failure rates and the measurement of the quality of teaching is, still today, perceptible in the Brazilian educational context, as it was observed by the analysis of construction of the IDEB (Basic Educational Development Index) that, since 2007, seek to quantify school quality in Brazil. This index comprises not only the measurement of the knowledge acquired by students, considered not to be a sufficient condition to assess teaching quality, but also the occurrence of a standardised school progression, with a low incidence of failure and dropout.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/109753
10.1590/15174522-109753
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/109753
identifier_str_mv 10.1590/15174522-109753
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/109753/61559
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/109753/61560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Natalia de Lacerda Gil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Natalia de Lacerda Gil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 23 No. 56 (2021): Quantificação, Estado e participação social; 184-209
SOCIOLOGIAS; Vol. 23 Núm. 56 (2021): Quantificação, Estado e participação social; 184-209
Sociologias; v. 23 n. 56 (2021): Quantificação, Estado e participação social; 184-209
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766142645960704