“TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knecht, Fernanda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/29113
Resumo: Este trabalho analisa o que acontece durante a co-construção de uma história entre mãe e filho(a) quando a mãe se depara com situações de estranhamento durante a narrativa (como não conseguir identificar um personagem). Observa-se se a criança, nessas situações, ganha espaço para co-narrar a história e ajudar a mãe a resolver o problema. As díades são de duas cidades, com crianças de 3 e 5 anos. Resultados evidenciam que as mães veem os filhos como interlocutores da história, e não apenas como ouvintes que não contribuem para seu direcionamento. É possível relacionar práticas que as mães adotam com os filhos em casa com práticas adotadas por professores na escola, no que se refere à ratificação da fala das crianças.
id UFRGS-12_969edea24e67a6f4666c3c4446a190a8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/29113
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling “TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL Este trabalho analisa o que acontece durante a co-construção de uma história entre mãe e filho(a) quando a mãe se depara com situações de estranhamento durante a narrativa (como não conseguir identificar um personagem). Observa-se se a criança, nessas situações, ganha espaço para co-narrar a história e ajudar a mãe a resolver o problema. As díades são de duas cidades, com crianças de 3 e 5 anos. Resultados evidenciam que as mães veem os filhos como interlocutores da história, e não apenas como ouvintes que não contribuem para seu direcionamento. É possível relacionar práticas que as mães adotam com os filhos em casa com práticas adotadas por professores na escola, no que se refere à ratificação da fala das crianças. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/2911310.22456/2236-6385.29113Cadernos do IL; n. 44 (2012); 005-0262236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/29113/pdfKnecht, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-01T02:42:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/29113Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2012-07-01T02:42:16Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv “TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL
title “TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL
spellingShingle “TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL
Knecht, Fernanda
title_short “TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL
title_full “TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL
title_fullStr “TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL
title_full_unstemmed “TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL
title_sort “TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL
author Knecht, Fernanda
author_facet Knecht, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knecht, Fernanda
description Este trabalho analisa o que acontece durante a co-construção de uma história entre mãe e filho(a) quando a mãe se depara com situações de estranhamento durante a narrativa (como não conseguir identificar um personagem). Observa-se se a criança, nessas situações, ganha espaço para co-narrar a história e ajudar a mãe a resolver o problema. As díades são de duas cidades, com crianças de 3 e 5 anos. Resultados evidenciam que as mães veem os filhos como interlocutores da história, e não apenas como ouvintes que não contribuem para seu direcionamento. É possível relacionar práticas que as mães adotam com os filhos em casa com práticas adotadas por professores na escola, no que se refere à ratificação da fala das crianças.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/29113
10.22456/2236-6385.29113
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/29113
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.29113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/29113/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 44 (2012); 005-026
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223510044672