O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landim, Camila Aparecida Pinheiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Teixeira, Carla Regina de Souza, Citro, Raquel, Travagim, Darlene Suellen Antero, Becker, Tânia Alves Canata, Balaminut, Talita, Carvalho, Emília Campos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447
Resumo: Objetivou-se identificar o significado do acompanhamento por telefone sobre o processo de preparo e aplicação de insulina para pessoas com diabetes Mellitus (DM). Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com 26 pessoas com DM tipo 2 em uso de insulina, participantes de um programa brasileiro de automonitorização da glicemia capilar no domicílio que emprega o uso do telefone como estratégia de enfermagem. Utilizou-se entrevista dirigida, em único contato telefônico, com questões fundamentadas na Teoria Representacional de Significado de Ogden Richards. O significado obtido conteve aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem e à ajuda percebida pela estratégia (símbolo), elementos relacionados ao manuseio da insulina (referente) e o reconhecimento do acompanhamento por telefone como comodidade, tranquilidade, atenção e tempo para o esclarecimento de dúvidas(pensamento). Considera-se esta estratégia adequada para orientação de pessoas com DM em uso de insulina.
id UFRGS-15_00ef70da4fbb37f78ebf571e83e94723
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/17447
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes MellitusEnsinoTelefoneInsulinaDiabetes MellitusEnfermagem.Objetivou-se identificar o significado do acompanhamento por telefone sobre o processo de preparo e aplicação de insulina para pessoas com diabetes Mellitus (DM). Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com 26 pessoas com DM tipo 2 em uso de insulina, participantes de um programa brasileiro de automonitorização da glicemia capilar no domicílio que emprega o uso do telefone como estratégia de enfermagem. Utilizou-se entrevista dirigida, em único contato telefônico, com questões fundamentadas na Teoria Representacional de Significado de Ogden Richards. O significado obtido conteve aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem e à ajuda percebida pela estratégia (símbolo), elementos relacionados ao manuseio da insulina (referente) e o reconhecimento do acompanhamento por telefone como comodidade, tranquilidade, atenção e tempo para o esclarecimento de dúvidas(pensamento). Considera-se esta estratégia adequada para orientação de pessoas com DM em uso de insulina.Escola de Enfermagem da UFRGS2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo do tipo descritivo e transversal, com utilização de estratégias de coleta e análise de dados qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 32 No. 3 (2011); 554Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 32 n. 3 (2011); 5541983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447/13939Landim, Camila Aparecida PinheiroTeixeira, Carla Regina de SouzaCitro, RaquelTravagim, Darlene Suellen AnteroBecker, Tânia Alves CanataBalaminut, TalitaCarvalho, Emília Campos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-01T18:13:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/17447Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2011-11-01T18:13:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus
title O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus
spellingShingle O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus
Landim, Camila Aparecida Pinheiro
Ensino
Telefone
Insulina
Diabetes Mellitus
Enfermagem.
title_short O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus
title_full O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus
title_fullStr O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus
title_full_unstemmed O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus
title_sort O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus
author Landim, Camila Aparecida Pinheiro
author_facet Landim, Camila Aparecida Pinheiro
Teixeira, Carla Regina de Souza
Citro, Raquel
Travagim, Darlene Suellen Antero
Becker, Tânia Alves Canata
Balaminut, Talita
Carvalho, Emília Campos de
author_role author
author2 Teixeira, Carla Regina de Souza
Citro, Raquel
Travagim, Darlene Suellen Antero
Becker, Tânia Alves Canata
Balaminut, Talita
Carvalho, Emília Campos de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Landim, Camila Aparecida Pinheiro
Teixeira, Carla Regina de Souza
Citro, Raquel
Travagim, Darlene Suellen Antero
Becker, Tânia Alves Canata
Balaminut, Talita
Carvalho, Emília Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Telefone
Insulina
Diabetes Mellitus
Enfermagem.
topic Ensino
Telefone
Insulina
Diabetes Mellitus
Enfermagem.
description Objetivou-se identificar o significado do acompanhamento por telefone sobre o processo de preparo e aplicação de insulina para pessoas com diabetes Mellitus (DM). Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com 26 pessoas com DM tipo 2 em uso de insulina, participantes de um programa brasileiro de automonitorização da glicemia capilar no domicílio que emprega o uso do telefone como estratégia de enfermagem. Utilizou-se entrevista dirigida, em único contato telefônico, com questões fundamentadas na Teoria Representacional de Significado de Ogden Richards. O significado obtido conteve aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem e à ajuda percebida pela estratégia (símbolo), elementos relacionados ao manuseio da insulina (referente) e o reconhecimento do acompanhamento por telefone como comodidade, tranquilidade, atenção e tempo para o esclarecimento de dúvidas(pensamento). Considera-se esta estratégia adequada para orientação de pessoas com DM em uso de insulina.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo do tipo descritivo e transversal, com utilização de estratégias de coleta e análise de dados qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447/13939
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 32 No. 3 (2011); 554
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 32 n. 3 (2011); 554
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766333459529728