O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447 |
Resumo: | Objetivou-se identificar o significado do acompanhamento por telefone sobre o processo de preparo e aplicação de insulina para pessoas com diabetes Mellitus (DM). Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com 26 pessoas com DM tipo 2 em uso de insulina, participantes de um programa brasileiro de automonitorização da glicemia capilar no domicílio que emprega o uso do telefone como estratégia de enfermagem. Utilizou-se entrevista dirigida, em único contato telefônico, com questões fundamentadas na Teoria Representacional de Significado de Ogden Richards. O significado obtido conteve aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem e à ajuda percebida pela estratégia (símbolo), elementos relacionados ao manuseio da insulina (referente) e o reconhecimento do acompanhamento por telefone como comodidade, tranquilidade, atenção e tempo para o esclarecimento de dúvidas(pensamento). Considera-se esta estratégia adequada para orientação de pessoas com DM em uso de insulina. |
id |
UFRGS-15_00ef70da4fbb37f78ebf571e83e94723 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/17447 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes MellitusEnsinoTelefoneInsulinaDiabetes MellitusEnfermagem.Objetivou-se identificar o significado do acompanhamento por telefone sobre o processo de preparo e aplicação de insulina para pessoas com diabetes Mellitus (DM). Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com 26 pessoas com DM tipo 2 em uso de insulina, participantes de um programa brasileiro de automonitorização da glicemia capilar no domicílio que emprega o uso do telefone como estratégia de enfermagem. Utilizou-se entrevista dirigida, em único contato telefônico, com questões fundamentadas na Teoria Representacional de Significado de Ogden Richards. O significado obtido conteve aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem e à ajuda percebida pela estratégia (símbolo), elementos relacionados ao manuseio da insulina (referente) e o reconhecimento do acompanhamento por telefone como comodidade, tranquilidade, atenção e tempo para o esclarecimento de dúvidas(pensamento). Considera-se esta estratégia adequada para orientação de pessoas com DM em uso de insulina.Escola de Enfermagem da UFRGS2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo do tipo descritivo e transversal, com utilização de estratégias de coleta e análise de dados qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 32 No. 3 (2011); 554Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 32 n. 3 (2011); 5541983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447/13939Landim, Camila Aparecida PinheiroTeixeira, Carla Regina de SouzaCitro, RaquelTravagim, Darlene Suellen AnteroBecker, Tânia Alves CanataBalaminut, TalitaCarvalho, Emília Campos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-01T18:13:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/17447Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2011-11-01T18:13:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus |
title |
O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus |
spellingShingle |
O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus Landim, Camila Aparecida Pinheiro Ensino Telefone Insulina Diabetes Mellitus Enfermagem. |
title_short |
O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus |
title_full |
O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus |
title_fullStr |
O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus |
title_full_unstemmed |
O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus |
title_sort |
O significado do ensino por telefone sobre a insulina para pessoas com Diabetes Mellitus |
author |
Landim, Camila Aparecida Pinheiro |
author_facet |
Landim, Camila Aparecida Pinheiro Teixeira, Carla Regina de Souza Citro, Raquel Travagim, Darlene Suellen Antero Becker, Tânia Alves Canata Balaminut, Talita Carvalho, Emília Campos de |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Carla Regina de Souza Citro, Raquel Travagim, Darlene Suellen Antero Becker, Tânia Alves Canata Balaminut, Talita Carvalho, Emília Campos de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Landim, Camila Aparecida Pinheiro Teixeira, Carla Regina de Souza Citro, Raquel Travagim, Darlene Suellen Antero Becker, Tânia Alves Canata Balaminut, Talita Carvalho, Emília Campos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Telefone Insulina Diabetes Mellitus Enfermagem. |
topic |
Ensino Telefone Insulina Diabetes Mellitus Enfermagem. |
description |
Objetivou-se identificar o significado do acompanhamento por telefone sobre o processo de preparo e aplicação de insulina para pessoas com diabetes Mellitus (DM). Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com 26 pessoas com DM tipo 2 em uso de insulina, participantes de um programa brasileiro de automonitorização da glicemia capilar no domicílio que emprega o uso do telefone como estratégia de enfermagem. Utilizou-se entrevista dirigida, em único contato telefônico, com questões fundamentadas na Teoria Representacional de Significado de Ogden Richards. O significado obtido conteve aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem e à ajuda percebida pela estratégia (símbolo), elementos relacionados ao manuseio da insulina (referente) e o reconhecimento do acompanhamento por telefone como comodidade, tranquilidade, atenção e tempo para o esclarecimento de dúvidas(pensamento). Considera-se esta estratégia adequada para orientação de pessoas com DM em uso de insulina. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo do tipo descritivo e transversal, com utilização de estratégias de coleta e análise de dados qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/17447/13939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 32 No. 3 (2011); 554 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 32 n. 3 (2011); 554 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766333459529728 |