Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Pavani, Fabiane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ughini Bertoldo Piresa , Ananda, Wetzel, Christine, Olschowsky, Agnes, Custódio Duarte, Maria de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268
Resumo: Objetivo: Discutir o uso da metodologia da Avaliação de Quarta Geração como um percurso teórico-metodológico potente para implementação da Translação do Conhecimento na saúde mental infantojuvenil.Método: Compreende a descrição das etapas e do trabalho de campo de uma pesquisa que avaliou as práticas em saúde mental voltadas aos adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, entre agosto e dezembro de 2018, com a equipe assistencial do serviço.Resultados: A utilização de estratégias para envolver os trabalhadores em todas as etapas, a construção do conhecimento de maneira dialética, a adaptação do percurso ao campo – com a realização de intervenções sugeridas pelos participantes – e o próprio percurso da pesquisa,em sua condição de produto/resultado, viabilizam a interface com a Translação do Conhecimento. Considerações finais: As características discutidas possibilitam sugerir que se utilize a  Avaliação como alternativa à implementação da Translação, sobretudo no campo da saúde mental.Palavras-chave: Avaliação em saúde. Ciência translacional biomédica. Saúde mental
id UFRGS-15_1442f354c5243930c9fdc2cce60fd54c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/133268
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mentalObjetivo: Discutir o uso da metodologia da Avaliação de Quarta Geração como um percurso teórico-metodológico potente para implementação da Translação do Conhecimento na saúde mental infantojuvenil.Método: Compreende a descrição das etapas e do trabalho de campo de uma pesquisa que avaliou as práticas em saúde mental voltadas aos adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, entre agosto e dezembro de 2018, com a equipe assistencial do serviço.Resultados: A utilização de estratégias para envolver os trabalhadores em todas as etapas, a construção do conhecimento de maneira dialética, a adaptação do percurso ao campo – com a realização de intervenções sugeridas pelos participantes – e o próprio percurso da pesquisa,em sua condição de produto/resultado, viabilizam a interface com a Translação do Conhecimento. Considerações finais: As características discutidas possibilitam sugerir que se utilize a  Avaliação como alternativa à implementação da Translação, sobretudo no campo da saúde mental.Palavras-chave: Avaliação em saúde. Ciência translacional biomédica. Saúde mentalEscola de Enfermagem da UFRGS2023-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268/88828https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268/88829Copyright (c) 2023 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado Pavani, FabianeUghini Bertoldo Piresa , AnandaWetzel, ChristineOlschowsky, AgnesCustódio Duarte, Maria de Lourdes2023-12-19T14:52:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/133268Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2023-12-19T14:52:39Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental
title Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental
spellingShingle Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental
Machado Pavani, Fabiane
title_short Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental
title_full Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental
title_fullStr Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental
title_full_unstemmed Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental
title_sort Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental
author Machado Pavani, Fabiane
author_facet Machado Pavani, Fabiane
Ughini Bertoldo Piresa , Ananda
Wetzel, Christine
Olschowsky, Agnes
Custódio Duarte, Maria de Lourdes
author_role author
author2 Ughini Bertoldo Piresa , Ananda
Wetzel, Christine
Olschowsky, Agnes
Custódio Duarte, Maria de Lourdes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Pavani, Fabiane
Ughini Bertoldo Piresa , Ananda
Wetzel, Christine
Olschowsky, Agnes
Custódio Duarte, Maria de Lourdes
description Objetivo: Discutir o uso da metodologia da Avaliação de Quarta Geração como um percurso teórico-metodológico potente para implementação da Translação do Conhecimento na saúde mental infantojuvenil.Método: Compreende a descrição das etapas e do trabalho de campo de uma pesquisa que avaliou as práticas em saúde mental voltadas aos adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, entre agosto e dezembro de 2018, com a equipe assistencial do serviço.Resultados: A utilização de estratégias para envolver os trabalhadores em todas as etapas, a construção do conhecimento de maneira dialética, a adaptação do percurso ao campo – com a realização de intervenções sugeridas pelos participantes – e o próprio percurso da pesquisa,em sua condição de produto/resultado, viabilizam a interface com a Translação do Conhecimento. Considerações finais: As características discutidas possibilitam sugerir que se utilize a  Avaliação como alternativa à implementação da Translação, sobretudo no campo da saúde mental.Palavras-chave: Avaliação em saúde. Ciência translacional biomédica. Saúde mental
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268/88828
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268/88829
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766341770543104